Na manhã desta terça-feira (6), o deputado estadual Sinésio Campos (PT), esteve recebendo no Plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), os vereadores (as), do município de Boa Vista do Ramos (distante 271 km de Manaus em linha reta) Adan Lopes (MDB), Naty Lavareda (PSDB) e Rena Antunes (PSC).
Durante seu pronunciamento, o deputado falou sobre a Audiência Pública de sua autoria juntamente com a Prefeitura do município e Câmara de vereadores, que irá debater o manejo sustentável do babaçu no Amazonas que já está marcada para o dia 27 de agosto às 10h em Boa Vista do Ramos.
Campos destacou ainda, que é possível transformar essa potencialidade em alternativa de renda para o Amazonas e que é uma cultura natural em abundância com grande potencial rentável para as famílias extrativistas que vivem da colheita e também muito utilizado para produção de mais de 65 derivados como; o lenho do babaçu usado na construção de casas, carvão, a farinha do mesocarpo do babaçu que é um complemento alimentar rico em amidos e sais minerais utilizado em bolos, pães e mingau, a palha utilizada por sua vez na produção de artesanato, o óleo de coco popularmente conhecido e considerado um dos produtos mais utilizados dentre os derivados do babaçu podendo ser empregado para fins culinários, lubrificantes, cosméticos além de ser alvo de pesquisas científicas para a fabricação de biocombustíveis.
Além da Audiência, o parlamentar também anunciou que serão realizadas reuniões técnicas para estudos de catalogação do Babaçu, sua potencialidade e viabilidade na região, abrangendo ainda os municípios de Itacoatiara (176 km), Urucurituba (208 km), Maués (276 km) e Barreirinha (399 km).
“Antes mesmo da Audiência Pública realizaremos reuniões técnicas para termos um diagnóstico que revele a real situação do quantitativo de árvores de babaçu por região e quantas estão aptas à produção. Sem dúvida é uma grande oportunidade para uma nova alternativa econômica para o desenvolvimento do Amazonas, com geração de emprego e renda, considerando que o babaçu pode ser utilizado na fabricação de cosméticos, medicamentos, biocombustíveis e outros. Essa é uma pauta do nosso mandato juntamente com a Prefeitura, vereadores e vereadoras do município de Boa Vista do Ramos”, encerrou Campos.
Gabinete do Deputado Sinésio Campos (PT)
Texto: Assessoria do Deputado
Gabinete (92) 3183-4431
Jéssica Trajano (92) 99224-6013
Bergue Nogueira (92) 99156-7285
ascomsinesio@gmail.com