Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Política

Crianças são foco de Projetos apresentados na Assembleia do Amazonas

07/04/2021
08 ALEAM DEPUTADO ROBERTO CIDADE PV PROJETO DE LEI CRIANCAS Foto Danilo Mello Aleam 640x380 1
Compartilhar

 Entraram, nesta quarta-feira (7), na pauta de tramitação ordinária de projetos da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) dois Projetos de Lei (PL’s) apresentados pelo presidente da Casa, deputado Roberto Cidade (PV).
Um deles pode representar um avanço na atenção e cuidado de crianças diagnosticadas com câncer, pois autoriza o Poder Executivo a criar o Programa Estadual de Apoio à Oncologia Infantil e Enfermidades relacionadas. Com a criação através do PL nº 160/2021, será possível a prevenção e o combate ao câncer infantil, englobando campanhas de promoção e disseminação da informação, a pesquisa, o rastreamento de casos, o diagnóstico precoce, o tratamento oncológico pediátrico, os cuidados paliativos e a reabilitação referentes às neoplasias e afecções correlatas.
O Projeto visa ainda a celeridade no tratamento assim como facilitar o acompanhamento dos pais ou responsáveis dessas crianças, pois determina o prazo máximo de cinco dias úteis para exames e cirurgias, a contar da solicitação médica e também prevê apoio do Poder Executivo ao acompanhante, no caso de residentes no interior, com hospedagem e alimentação. “A celeridade é um pilar importante deste programa, assim como o treinamento das equipes de saúde que atendem este público, melhorando assim as chances de realização de um tratamento eficaz e pronta recuperação, com conforto para os acompanhantes que encontram muitas dificuldades para suprir suas necessidades básicas”, defendeu o deputado Roberto Cidade.
Outra propositura de destaque do presidente é o PL nº 161/2021, que institui a política de transição e acolhimento de crianças e adolescentes que vivem em abrigos, por exemplo, quando completarem a maioridade.
Cidade destaca que as crianças e jovens vítimas de abuso, violência ou abandono muitas vezes podem se sentir desamparadas no processo de desligamento das instituições acolhedoras quando completam a maioridade. “A intenção desta propositura é preparar os jovens acolhidos para o mercado de trabalho, oportunizando acesso à qualificação profissional e ao trabalho digno por meio do Programa Jovem Aprendiz. São milhares de adolescentes com mais de 15 anos de idade que precisam de orientação e direcionamento visando o mercado de trabalho rumo à vida adulta”, explicou. O projeto prevê parcerias entre órgãos públicos e a sociedade empresarial para oferta de estágio, reserva de percentual de vagas de aprendizagem profissional e em cursos pré-vestibulares sociais.
Sobre programas de geração de emprego e renda, também foi incluído na mesma pauta de tramitação desta quarta o PL nº 157/2021, do deputado estadual João Luiz (Republicanos), sobre a prioridade de inclusão de mulheres vítimas de violência doméstica nos programas de geração e renda gerenciados e/ou financiados pelo Governo do Amazonas. “A cultura de violência contra as mulheres é enraizada principalmente na questão econômica, por isso acreditamos que dar condições de emprego e renda às mulheres pode ser um caminho para a diminuição dos casos, haja vista que a maioria permanece na companhia do agressor, em razão de dependência econômica”, justificou João Luiz.
A atenção às pessoas com grau moderado e severo de Transtorno do Espectro Autista (TEA) mobilizou a deputada estadual Therezinha Ruiz (PSDB) a propor o PL nº 159/2021, que trata sobre o direito de permanência de acompanhantes às crianças, adolescentes e adultos nos referidos graus e que estejam internados com Covid-19 em unidades de terapia intensiva (UTI) dos hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), maternidades e afins. “O acompanhamento por um membro da família consegue transmitir calma e tranquilidade ao paciente com TEA, por isso é imprescindível para a continuidade e sucesso do tratamento”, defendeu a deputada.

Diretoria de Comunicação da Aleam
Foto: Danilo Mello

Termos encontrados ALEAM, Amazonas, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo, João Luiz, Prof. Therezinha Ruiz, Roberto Cidade
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

03 Dep. Roberto Cidade PL de Roberto Cidade busca rastrear nascimento de criancCCA7as com fissura labiopalatal para agilizar atendimentos de correcCCA7aCC83o
ManchetePolítica

PL de Roberto Cidade busca rastrear nascimento de crianças com fissura labiopalatal para agilizar atendimentos de correção

10/07/2023

Vereadores da CMM deliberaram 13 Projetos de Lei durante a Sessão Plenária desta segunda-feira (10/07)

10/07/2023

Projeto de Caio André que beneficia ex-atletas profissionais avança na CMM

10/07/2023

CMM inicia auditoria interna para recertificação da ISO 9001 e 14001

10/07/2023

No Dia Mundial da Lei, Luis Mitoso destaca suas 30 leis aprovadas em três mandatos como vereador

10/07/2023

Ivo Neto realiza treinão aberto de jiu-jítsu através do Projeto ‘Esporte na Periferia’

10/07/2023
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo