Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Prefeitura de ManausDestaque

David quer incluir professores, profissionais do transporte público, garis, motoboys e atendentes de farmácias no próximo grupo prioritário de vacinação

15/04/2021
Compartilhar

Durante entrevista concedida na manhã desta quarta-feira, 14/4, o prefeito de Manaus, David Almeida, revelou que já solicitou à Procuradoria Geral do Município (PGM) uma autorização junto à Justiça Federal para iniciar a imunização de professores da rede municipal de ensino e dos motoristas e cobradores de ônibus que atuam no transporte público. A medida seria adotada para garantir uma maior segurança aos profissionais que lidam diariamente com um grande número de pessoas.

David Almeida explicou que solicitou à Secretaria Municipal de Educação (Semed), uma nota técnica na qual conste o quantitativo de profissionais da educação que irão retomar as atividades no próximo mês.

“Acabei de falar com a PGM para que, junto à Semed, possamos buscar uma nota técnica para inserir os nossos professores no próximo grupo de vacinação. Preciso de uma autorização da Justiça Federal para que possamos vacinar contra a Covid-19, como foi feito com os profissionais da segurança. Temos em torno de 6 a 7 mil professores que precisam ser imunizados, para que possamos retornar com as aulas em maio. Mas precisamos voltar com segurança”, explicou Almeida.

O prefeito ainda lembrou que aproximadamente 2 mil professores já foram imunizados, pois participaram do programa experimental coordenado pelo Instituto Butantan.

Outros profissionais

Fora essa nota técnica, David Almeida garantiu que um estudo está em andamento para que o Ministério da Saúde (MS) autorize a inclusão dos profissionais do transporte público, entregadores delivery (motoboys), atendentes de farmácias e drogarias, e os servidores municipais responsáveis pela limpeza pública (garis), no grupo que será contemplado com as doses enviadas pelo governo Federal no próximo lote de remessas.

“Eles não pararam nem um minuto durante a pandemia, correndo o risco de serem contaminados com o vírus e levarem essa doença para suas famílias. São profissionais que também estão na linha de frente. Só na Secretaria de Infraestrutura, perdemos 80 servidores para a Covid-19. São profissionais que estão diariamente buscando deixar nossa cidade mais limpa, realizam obras estruturais e mantêm o direito de ir e vir da população. Por isso, vou buscar sensibilizar as autoridades para que possamos, com as próximas remessa, vacinar essas categorias”, enfatizou.

Ritmo de vacinação

Questionado sobre a diminuição no ritmo de vacinação no Estado, David Almeida explicou que o Amazonas, devido à diminuição no número de novos casos da Covid-19 e o agravamento da pandemia no restante do país, passou a receber menos doses que nas primeiras cinco remessas enviadas pelo governo Federal.

Todavia, o prefeito ressaltou que Manaus já utilizou quase 75% de todas as doses recebidas e está no topo do ranking das capitais que mais vacinaram.

“Das doses que Manaus recebeu, já utilizamos 74%. O restante é do lote de segunda dose que temos que aplicar. Da população vacinável, de 18 anos em diante, Manaus já vacinou 19%. Estamos muito além das metas e da média nacional. No Brasil, estamos com 10% de média. Manaus tem quase o dobro. A cidade tem cumprido as metas do MS. Já vacinamos pessoas de 60 anos para cima e Manaus é referência em vacinação. Daquilo que recebemos de doses, estamos utilizando”, afirma o prefeito.

David Almeida, também explicou sobre a dinâmica de distribuição das vacinas em relação aos locais mais impactados atualmente pela pandemia, de acordo com o quantitativo de casos de contaminação.

​“No in​í​cio da pandemia, foi criado um fundo de 5% do total das doses que seriam repassadas para os Estados. Esse fundo é destinado às cidades que estão enfrentando a pior fase da pandemia. No caso, o Amazonas estava mais impactado e recebemos essa quantidade a mais. Por isso que nos destacamos, ficando dois meses na liderança do ranking de vacinação. Hoje, os ​E​stados do Sul que recebem esse percentual a mais, devido o momento pandêmico que vivem lá. Mas ainda sim, a cidade de Manaus, está ​a​ frente de quase todas as capitais. O que tem impactado é a pouca vacinação nas cidades do interior”, salientou.

———

Texto – Thiago Fernando / Semcom
Foto – Ruan Souza / Arquivo Semcom

Termos encontrados Amazonas, Educação, Manaus, Vacinação
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print

Você pode gostar também

DestaqueGeralMancheteNoticias CapaUEAUFAM

Corte nas verbas da Educação

07/12/2022
Canal da JustiçaDestaqueManchete

Câmaras Reunidas deferem pedido de desaforamento de sessão do Tribunal de Júri de Barcelos

15/09/2022
Canal da JustiçaDestaqueManchete

Curso apresenta ferramentas sobre painéis estatísticos do TJAM

15/09/2022

​Com discussões sobre desenvolvimento sustentável, TCE-AM dá início ao I Congresso Ambiental dos Tribunais de Contas

15/09/2022
Canal da JustiçaDestaqueManchete

Eastjam está com inscrições abertas para a palestra do escritor e professor Samer Agi, que acontece n dia 28 deste mês

15/09/2022
Canal da JustiçaDestaqueManchete

Corregedoria notifica cartórios do AM sobre decisão do CNJ que suspende o compartilhamento de dados pessoais pelos Registradores Civis com o Sistema SIRC, do Poder Executivo

15/09/2022
Canal da JustiçaDestaqueManchete

Cejusc Famílias está com inscrições abertas para interessados em participar do “Projeto Grupo Reflexivo de Pais e Filhos”

15/09/2022
DestaqueGeralManchete

Pleno do TRT-11 vai eleger dirigentes do biênio 2022/2024 no dia 23 de setembro

15/09/2022
DestaqueGeralManchete

Estudantes do AM são premiados em concurso sobre trabalho infantil e aprendizagem profissional

15/09/2022
Canal da JustiçaDestaqueManchete

Cejusc Cível realiza este mês o mutirão de audiências de conciliação com processos envolvendo as concessionárias de serviços públicos

14/09/2022
Canal da JustiçaDestaqueManchete

Em evento nacional, cartórios do Amazonas recebem premiação concedida pela Rede Ambiental de Responsabilidade Social dos Notários e Registradores

14/09/2022
Canal da JustiçaDestaqueManchete

TJAM divulga edital de eleição de novos dirigentes para o biênio 2023/2024

14/09/2022
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo