Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Política

Direitos das mulheres são pauta constante na Aleam

01/05/2021
07 ALEAM PAUTAS DIREITOS DAS MULHERES Foto Laercio Sousa Aleam 640x380 1
Compartilhar

No Dia Nacional da Mulher, comemorado nesta sexta-feira, 30 de abril, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) reafirma seu engajamento com pautas voltadas para os direitos, saúde, trabalho e proteção das mulheres. Apenas no primeiro trimestre de atuação da atual Mesa Diretora, eleita para o biênio 2021/2022, os deputados apresentaram mais de dez Projetos de Lei (PLs) voltados exclusivamente para o público feminino.

O PL nº 192/2021, de autoria do presidente da Casa, deputado Roberto Cidade (PV), pretende regulamentar tratamento fisioterápico pós-operatório para mulheres submetidas a procedimento de mastectomia. Segundo Cidade o objetivo é ajudar na recuperação cirúrgica e prevenir complicações que possam surgir após o procedimento cirúrgico. “A fisioterapia será utilizada para reabilitação, resultando em ganhos de movimentação e prevenção de aderências e disfunções”, detalhou o presidente.

O combate à violência sofrida pelas mulheres também pauta projetos de apoio as vítimas de violência doméstica, como os PLs nº 99/2021 e 157/2021, de iniciativa dos deputados Dra. Mayara Pinheiro (Progressistas) e João Luiz (Republicanos), respectivamente.

A prioridade de inclusão da mulher vítima de violência doméstica nos programas de geração de emprego e renda gerenciados ou financiados pelo Poder Executivo Estadual é o objeto do projeto do deputado João Luiz. “A violência doméstica e familiar contra a mulher é uma questão não apenas social, mas também de saúde pública”, diz o parlamentar, afirmando ainda que as agressões restringem o desenvolvimento das potencialidades da mulher, inclusive a sua inserção e produtividade no mercado de trabalho.

É preciso fazer uma ressalva de que, segundo dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), apenas nos dois primeiros meses deste ano de 2021 foram registrados 1.023 casos de violência doméstica sofridas por mulheres em Manaus e 73 casos registrados no interior do estado. Esses números representam um aumento de 34% de registros em comparação ao mesmo período em 2020.

Visando combater esse cenário, a deputada Dra. Mayara Pinheiro apresentou o PL 99/2021 propondo a criação do selo “Práticas inovadoras no enfrentamento à violência contra a mulher”. Pela proposta as empresas que implementarem práticas de educação e prevenção à violência contra a mulher e que contratarem para seu quadro de funcionários mulheres vítimas de violência receberão o selo.

Dra. Mayara explica que o projeto engloba a violência sofrida pelas mulheres em suas diferentes formas, como doméstica, sexual, psicológica e cibernética. E o selo terá validade de 2 anos e a empresa que o obtiver poderá utilizá-lo na promoção de seus serviços ou produtos.

Recorde

Pinheiro é uma das cinco deputadas que compõem a atual Legislatura do Parlamento Estadual. Esse número é uma marca histórica, visto que é a primeira vez que a Aleam possui esse quantitativo de mulheres ocupando uma cadeira na Casa.

A deputada, eleita como a mais votada dentre todos os 24 parlamentares, fala que nesta data e em todos os outros dias, as mulheres querem mais que homenagens, mas também “cuidados e oportunidades”.

As deputadas Therezinha Ruiz (PSDB), Nejmi Aziz (PSD), Joana Darc (PL) reforçam esse desejo, e ratificam o sentimento de que esta data deve ser usada como um momento de reflexão sobre os espaços ocupados e que deixam de ser ocupados por ser mulher. “Devemos refletir sobre oportunidades, desafios, conquistas e desafios”, disse a deputada Joana Darc, que vive um momento especial, com o nascimento de seu primeiro filho, Joaquim.

A deputada Alessandra Campêlo (MDB) completa o time de mulheres da 19ª Legislatura. Porém, Campêlo se licenciou do cargo há cerca de um mês para assumir a Secretaria de Assistência Social (Seas). No entanto, a deputada faz questão de frisar de que as mulheres devem sempre lembrar de que juntas são mais fortes, e que assim juntas, devem seguir lutando por seus direitos, por igualdade e por um país sem violência. “Que sejamos mulheres que levantam as outras”, declarou.

“Somos cinco mulheres deputadas. Mas é preciso aumentar a representatividade feminina no parlamento”, afirmou a deputada Therezinha Ruiz, que recebe o apoio da deputada Nejmi Aziz, que chegou para reforçar o time de deputadas em dezembro de 2020, assumindo como suplente do deputado Augusto Ferraz (DEM). Aziz destaca que fazer parte da Legislatura com maior número de mulheres deputadas é um orgulho, e que isso transmite uma mensagem da população que há uma necessidade de maior representatividade feminina na política do Amazonas.

Origem da data

Assim como o Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, o Dia Nacional da Mulher tem como objetivo homenagear e reforçar a trajetória de lutas das mulheres por seus direitos e espaço na sociedade.

A data é uma homenagem a Jerônima Mesquita, nascida no dia 30 de abril de 1880, fundadora do Conselho Nacional da Mulher. Ela também lutou pelo direito ao voto das mulheres.

Em 1980 o então presidente da República João Figueiredo sancionou a Lei nº 6.791/1980, estabelecendo o dia 30 de abril como o Dia Nacional da Mulher, com o objetivo de “estimular a integração da mulher no processo de desenvolvimento”.

———

Diretoria de Comunicação da Aleam
Foto: Laércio Sousa

Termos encontrados ALEAM, Amazonas, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo, Augusto Ferraz, Dra. Mayara, Educação, Joana Darc, João Luiz, Manaus, Prof. Therezinha Ruiz, Roberto Cidade
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

03 Dep. Roberto Cidade PL de Roberto Cidade busca rastrear nascimento de criancCCA7as com fissura labiopalatal para agilizar atendimentos de correcCCA7aCC83o
ManchetePolítica

PL de Roberto Cidade busca rastrear nascimento de crianças com fissura labiopalatal para agilizar atendimentos de correção

10/07/2023

Vereadores da CMM deliberaram 13 Projetos de Lei durante a Sessão Plenária desta segunda-feira (10/07)

10/07/2023

Projeto de Caio André que beneficia ex-atletas profissionais avança na CMM

10/07/2023

CMM inicia auditoria interna para recertificação da ISO 9001 e 14001

10/07/2023

No Dia Mundial da Lei, Luis Mitoso destaca suas 30 leis aprovadas em três mandatos como vereador

10/07/2023

Ivo Neto realiza treinão aberto de jiu-jítsu através do Projeto ‘Esporte na Periferia’

10/07/2023
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo