Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Política

Escola do Legislativo da Aleam promove webinário sobre Segurança Alimentar

06/10/2021
Escola do Legislativo da Aleam promove webinário sobre Segurança Alimentar
Compartilhar

  
A Escola do Legislativo Senador José Lindoso promoveu, na terça-feira (5), o webinário de Direitos Humanos “Segurança Alimentar e a influência da má alimentação para o futuro do Brasil”. O evento foi realizado no Auditório Cônego Azevedo e transmitido pelas mídias sociais da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Youtube, Facebook e Instagram.
A coordenadora e mediadora do webinário, Jacy Braga, explicou que a segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso a alimentos de qualidade e em quantidade suficiente, e que este acesso tem sido limitado por alguns motivos, como o aumento da inflação.  “É uma questão emergencial que existam políticas públicas que garantam o acesso alimentar mínimo para as famílias que estão na linha da miséria e estamos aqui, hoje, para compartilhar com a sociedade em geral a importância desse tema, porque a segurança alimentar tem tudo a ver com os direitos humanos”.
A doutora em Sociedade e Cultura na Amazônia, e pesquisadora do Conselho de Segurança Alimentar do Amazonas, Cinthya Martins, comentou que falar de fome, quer seja no Brasil ou especificamente no Amazonas, é debater sobre os direitos humanos, inclusive no direito ao acesso à comida de qualidade em sua mesa.
“Essa temática nos leva a discutir, de modo mais amplo, o retorno do nosso país ao mapa da fome. Podemos afirmar que há fome nosso país porque a comida virou mercadoria. Quando falamos em comida de verdade, nós nos referimos ao alimento bom e puro, livre de agrotóxicos, e vendido a um preço justo. Um alimento que não está nas prateleiras dos supermercados, repletos de conservantes e corantes, mas do alimento que vem da terra, das mãos e do suor do homem e da mulher que trabalham na agricultura familiar. A fome não é uma invenção política; ela é real e é desesperadora. Gera conflitos de ordem psíquica, biológica, social e política”.
Para o sociólogo Clodoaldo Pontes, membro do Conselho Nacional das Populações Extrativistas, a fome no Amazonas existe e está nas comunidades mais descentralizadas. São famílias formadas por pessoas que estão passando pelo desemprego e que iniciam o dia sem ter qualquer alimento em suas casas. “Já estamos coletando e organizando dados para sabermos pontualmente onde estão as famílias que estão em estado de miséria no Amazonas e como poderemos lutar contra a fome, com a ajuda do governo. Precisamos de políticas e estratégias de combate à fome no Estado. Podemos assessorar o governo nesse sentido. Não podemos deixar que os maus hábitos alimentares e a fome comprometam o futuro de uma geração, que crescerá e permanecerá doente”.
Membro do Conselho Estadual de Segurança Alimentar, a professora e assistente social, Arlete Anchieta, lembrou que a alimentação é um direito da população e que a fome não deve ser vista como um fenômeno natural. “A alimentação, necessidade básica de todo ser humano, inserida na Carta dos Direitos Humanos de 1948.A importância de garantirmos o alimento nas mesas, tem a mesma importância de trabalharmos com os bons hábitos alimentares. Enquanto tiver uma pessoa com fome, todos nós temos que nos envergonhar de estarmos fazendo nossas refeições. A fome precisa ser discutida e precisa ser atacada”.
Arlete Anchieta enfatizou que a fome é um problema político e que a população, sociedade civil e Estado devem se comprometer contra essa realidade.

Termos encontrados ALEAM, Amazonas, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo, Educação
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print

Você pode gostar também

PL de Roberto Cidade busca rastrear nascimento de crianças com fissura labiopalatal para agilizar atendimentos de correção
ManchetePolítica

PL de Roberto Cidade busca rastrear nascimento de crianças com fissura labiopalatal para agilizar atendimentos de correção

10/07/2023

Vereadores da CMM deliberaram 13 Projetos de Lei durante a Sessão Plenária desta segunda-feira (10/07)

10/07/2023

Projeto de Caio André que beneficia ex-atletas profissionais avança na CMM

10/07/2023

CMM inicia auditoria interna para recertificação da ISO 9001 e 14001

10/07/2023

No Dia Mundial da Lei, Luis Mitoso destaca suas 30 leis aprovadas em três mandatos como vereador

10/07/2023

Ivo Neto realiza treinão aberto de jiu-jítsu através do Projeto ‘Esporte na Periferia’

10/07/2023
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo