Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
SEMED

Escolas municipais desenvolvem ações para incentivar os alunos a acompanharem as aulas remotas

26/02/2021
50981407823 8ed5bea8da c 720x407 1 1
Compartilhar

Há quase um ano, os alunos da rede municipal de ensino enfrentam o desafio de estudar de forma remota, por meio do projeto “Aula em Casa”, já que as atividades presenciais foram suspensas, para evitar a propagação do novo coronavírus. E, para manter o engajamento, gestores e professores, seguindo uma orientação do prefeito David Almeida, desenvolvem diversas ações pedagógicas, para ajudar a manter o fluxo de aprendizagem dos estudantes da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

O ano letivo de 2021 iniciou no dia 18 de fevereiro e, desde então, muitas escolas, mesmo a distância, conseguiram mobilizar os alunos e incentivá-los a acompanhar as atividades transmitidas pela TV Aberta e pela internet. Para isso, as unidades de ensino contam com o apoio de pais e professores.

50981407823 8ed5bea8da c 720x407 1 1

A gestora Ivete Ribeiro Rubim Fernandes, da escola municipal Irmã Zenir de Castro Alves, bairro Cidade Nova, zona Norte, destacou o trabalho da equipe pedagógica no atendimento aos pais e alunos diariamente. A unidade tem um total de 475 alunos, entre educação infantil e 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

“Nosso principal meio de comunicação com os alunos e a família é o WhatsApp. Sendo o acompanhamento de participação e engajamento de pais e alunos realizado diariamente, utilizando a busca via WhatsApp, ligação telefônica realizada por professores e direção da escola. Caso ocorram dificuldades de participação do aluno, atividades impressas, como apostilas, são encaminhadas aos mesmos. Em todos os trabalhos pedagógicos realizados com os alunos é solicitado o envio de fotos da atividade para correção e, eventualmente, fotos e/ou vídeos dos alunos realizando suas atividades”, concluiu a gestora.

A dona de casa Andressa Laudelina Mendonça, 33, mãe de Davi Mendonça, aluno do 3º ano da escola municipal Alberto Makaren, bairro Compensa, zona Oeste, afirmou que ajuda o filho, mas  que também conta com orientações e com o monitoramento pedagógico da escola nesse sentido.

“Os professores criam grupos de WhatsApp, para repassar as atividades diárias. Nós enviamos áudio ou vídeo das atividades, de acordo com a disciplina. Acompanho meu filho para registrar as atividades e postar no grupo para confirmação da atividade. Fora isso, temos outra responsabilidade da frequência diária, feita por um link, que o professor manda no grupo. Os professores ficam à disposição, para atender durante as aulas para qualquer dúvida”, explicou Andressa.

Apoio
Com um total de 74 unidades de ensino, a gerente pedagógica Keila Martins, da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Leste 1, destacou o apoio da divisão aos educadores das escolas.

“Procuramos identificar as tarefas que podem ser transpostas, facilitadas ou repensadas para o meio digital. O objetivo é incentivar o professor a utilizar um ambiente virtual de aprendizagem, com o auxílio da plataforma criada pelo assessor de mídia da divisão. A proposta também é deixar claro para o professor que ele não está só nesse novo processo de ensino-aprendizagem remoto.  Estamos todos juntos para fazer o melhor para os nossos alunos”, assegurou.

Sobre o ‘Aula em Casa’

O “Aula em Casa” disponibiliza atividades pedagógicas programadas para o ano letivo de 2021. O conteúdo curricular foi reorganizado para atender as necessidades dos alunos em cada nível, etapa e modalidade da educação básica. A transmissão das aulas é realizada pelo YouTube (https://bit.ly/3qu3E6h)  e pela TV Encontro das Águas, no canal 2.2 para educação infantil, ensino fundamental – anos iniciais (1º ao 5º); e no canal 2.3, para o fundamental – anos finais (6º ao 9º) e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Além disso, os alunos também podem acessar a plataforma Saber+ (https://www.sabermais.am.gov.br/) e o aplicativo “Aula em Casa”, disponível no Google Play e no App Store.

— — —

Texto – Paulo Rogério/Semed

Fotos – Eliton Santos/Semed e Divulgação/Semed

Termos encontrados Educação, Estado do Amazonas, Prefeitura de Manaus, SEMED
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

WhatsApp Image 2021 08 09 at 19.18.14
Portal Prefeitura de ManausSEMEDTribunal de Contas do Estado do Amazonas

Prefeitura de Manaus se reúne com TCE-AM para tratar sobre a contratação de estagiários para a Semed

09/08/2021
IMG 8436 720x407 1
Portal Prefeitura de ManausSEMED

Prefeitura oferece capacitação técnico administrativa para servidores da Semed

25/05/2021

Semed reforça o cuidado de prevenção ao combate a Covid-19 aos servidores da sede

02/03/2021
50993566193 934a365275 c
SEMED

Projeto ‘Protetores do Amanhã’ 2021 inicia por meio on-line

01/03/2021
1.3 Merenda 2 scaled e1614630613625 1
SEMED

Mais de 13 mil estudantes da rede municipal devem receber ‘kit merenda escolar’

01/03/2021
50979551547 6c0b8278c9 k 300x225 1
SEMED

Prefeitura faz novo ciclo de vistorias em unidades da rede de ensino

25/02/2021
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo