Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
SaúdeDestaque

Hemoam alerta que o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil aumenta chances de cura em 80%

02/09/2021
Compartilhar

“Um simples hemograma pode revelar sinais de uma leucemia”. Esse é o alerta da médica hematologista pediatra, Socorro Sampaio, durante a abertura da programação do Setembro Dourado, realizada nesta quarta-feira (1º/09), pela Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam).

A data foi marcada pela alta de três pacientes que venceram o câncer e tocaram o sino da cura. Na ocasião, os especialistas do Hemoam reforçaram sobre os tipos de câncer infantojuvenil, sinais e tratamento da doença.

Inca

Setembro recebe o tom dourado para conscientizar sobre o câncer em crianças e adolescentes. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca) as leucemias e os linfomas são os tipos de cânceres mais frequentes na faixa etária de 0 a 18 anos. No Amazonas, o Hemoam é responsável pelo diagnóstico e tratamento de pelo menos 50% dos casos de câncer infantojuvenil atendidos pela rede pública de saúde.

“Um simples hemograma já norteia o médico para o diagnóstico da leucemia. Os pais ou tutores da criança devem se atentar para o aparecimento de manchas roxas, parecidas com hematomas, febre constante, sangramentos, dores ósseas, caroços e inchaços visíveis na região do abdômen e pescoço, perda de peso, sonolência e vômito”, pontuou a médica hematologista pediatra e diretora-presidente do Hemoam, Socorro Sampaio.

De acordo com a especialista, essa é a forma mais eficiente de evitar o agravamento da doença. “Ainda não há estudos conclusivos que definem as causas da leucemia e dos linfomas em crianças e adolescentes. No entanto, a identificação da doença ainda na fase inicial pode elevar a cura em até 80%”, alertou. “A atenção com a saúde deve ser redobrada quando se tem a ocorrência de câncer na família”, acrescentou Sampaio.

Miriam Gabriela, 13 anos, foi uma das pacientes a receber alta do tratamento contra a Leucemia Linfoide Aguda (LLA). Após quase três anos de tratamento com quimioterapia, ela não tem mais sinais da doença. “Tudo começou quando eu comecei a sentir muita fraqueza, de não aguentar ficar de pé. Quando eu fiz o primeiro exame de sangue o médico acreditou que haviam errado e recomendou que refizessem novamente. Quando saiu o resultado pela segunda vez, ele confirmou a suspeita de leucemia e me encaminhou para Manaus, para o Hemoam”, relatou a adolescente. Na época do diagnóstico ela tinha 9 anos. Miriam é do município de Maués.

Quem também comemorou a cura do câncer foi a Ana Clara, 22. Ela é do município de Carauari e mora em Manaus desde 2008, ano em que foi diagnosticada com leucemia. O diagnóstico precoce e o início do tratamento imediato foram cruciais para a vitória contra a doença. “Estou muito feliz e grata a Deus e a todos que contribuíram para essa cura”, disse a jovem. Ela relatou que os primeiros sinais da doença foram dores nas costas, fraqueza, sonolência e manchas roxas pelo corpo.

O pequeno José Vicente Lisboa da Silva, 5, foi o terceiro a balançar o sino da cura. O diagnóstico dele foi rápido e após três anos de tratamento a Leucemia Linfoide Aguda (LLA) desapareceu.

Dados

Desde o início deste ano a Fundação já registrou 46 novos casos de câncer entre o público de 0 a 18 anos. Dos quais 76% correspondem às leucemias (câncer que atinge a medula óssea) e 24% aos linfomas (câncer do sistema linfático). A instituição atende pelo menos 50% dos casos de câncer nessa faixa etária, em nível estadual. Os números atuais representam um aumento de 24% em relação ao mesmo período de 2020.

Quimioterapia e Transplante

O tratamento das leucemias e dos linfomas é realizado principalmente com quimioterapia. A administração dos quimioterápicos é a prioridade e apresentam maior taxa de cura na maioria dos casos, de acordo com Socorro Sampaio. As chances de cura com a quimioterapia variam de 50% a 80%, dependendo do caso.

“O transplante de medula é indicado como alternativa quando o organismo do paciente não responde positivamente à quimioterapia. As chances de cura com o transplante de medula óssea chegam a 60%”, informou a hematologista pediatra.

———

Por Agência Amazonas
Foto: Rafael Marques/Hemoam e Tácio Melo/Secom

Termos encontrados Amazonas, Carauari, Manaus, Maués
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print

Você pode gostar também

AmazonasManausMancheteSaúde

Hospital da Criança Zona Sul receberá apoio financeiro, segundo Deputado Delegado Péricles, para melhorias na Saúde.

02/10/2023
DestaqueGeralMancheteNoticias CapaUEAUFAM

Corte nas verbas da Educação

07/12/2022
Saúde

Saúde atualiza quadro de Monkeypox no Amazonas, nesta segunda-feira, com mais oito casos confirmados da doença

27/09/2022
MancheteSaúde

CCZ divulga calendário de agendamento para castração de cães e gatos entre outubro e dezembro

19/09/2022
Canal da JustiçaDestaqueManchete

Câmaras Reunidas deferem pedido de desaforamento de sessão do Tribunal de Júri de Barcelos

15/09/2022
Canal da JustiçaDestaqueManchete

Curso apresenta ferramentas sobre painéis estatísticos do TJAM

15/09/2022

​Com discussões sobre desenvolvimento sustentável, TCE-AM dá início ao I Congresso Ambiental dos Tribunais de Contas

15/09/2022
Canal da JustiçaDestaqueManchete

Eastjam está com inscrições abertas para a palestra do escritor e professor Samer Agi, que acontece n dia 28 deste mês

15/09/2022
Canal da JustiçaDestaqueManchete

Corregedoria notifica cartórios do AM sobre decisão do CNJ que suspende o compartilhamento de dados pessoais pelos Registradores Civis com o Sistema SIRC, do Poder Executivo

15/09/2022
Canal da JustiçaDestaqueManchete

Cejusc Famílias está com inscrições abertas para interessados em participar do “Projeto Grupo Reflexivo de Pais e Filhos”

15/09/2022
DestaqueGeralManchete

Pleno do TRT-11 vai eleger dirigentes do biênio 2022/2024 no dia 23 de setembro

15/09/2022
DestaqueGeralManchete

Estudantes do AM são premiados em concurso sobre trabalho infantil e aprendizagem profissional

15/09/2022
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo