FOTOS: Kevyn Sousa/IdamCom o objetivo de apoiar o desenvolvimento e crescimento das associações e cooperativas de produtores familiares do estado do Amazonas, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) está formulando uma parceria com Universidade do Estado do Amazonas (UEA) para proporcionar apoio e acompanhamento com contabilidade rural para as comunidades rurais.
Há 16 minutos
Por Agência Amazonas
Projeto envolve diagnósticos, acompanhamento e cursos de extensão para produtores e estudantes da área
“A contabilidade rural é, para desenvolvimento da produção rural, tão importante quanto o sol. Nós do Idam ficamos muito felizes com esta parceria e já nos colocamos à disposição de apoiar essa iniciativa da UEA”, disse Valdenor.
Para este fim, o diretor-presidente do Idam, Valdenor Cardoso, e a equipe da Gerência de Apoio à Organização de Produtores se reuniram nesta terça-feira (07/12) com as professoras da UEA, Elisângela Leitão e Nyalle Matos.
Segundo Elisângela, professora de Contabilidade Rural do curso de Ciências Contábeis da UEA, o projeto nasceu do interesse de ajudar as famílias rurais.
O diretor-presidente salientou ainda o potencial para produção biológica da região amazônica e a importância de se atender e capacitar os membros associados de organizações de produtores do estado, observando que muitos dirigentes não compreendem seu papel de liderança dentro da organização.
Elisângela e Nyalle comentaram também sobre a dificuldade enfrentada pelos agricultores familiares de encontrar profissionais que tenham interesse em atendê-los e que atuem no interior. Conforme elas, o projeto visa realizar diagnósticos de propriedades rurais, e a partir desses diagnósticos serão produzidos artigos científicos baseados na realidade observada, e oferecidos cursos de extensão para alunos e produtores.
“Nossa ideia surgiu quando eu e meus alunos começamos a fazer visitas técnicas a fazendas da agricultura familiar. Durante essas visitas, eu vi a precariedade dessas comunidades e a necessidade de um apoio e direcionamento no tocante à contabilidade”.
“Nós já detectamos que muitas associações e cooperativas ficam sem acesso aos editais ou às chamadas públicas justamente porque estão desorganizadas na parte contábil, na parte fiscal. Então essa parceria vem para fortalecer o trabalho já feito pelo Idam com as organizações, somando aos nossos esforços de levar conhecimento prático e teórico a essas associações e cooperativas”.
Para a gerente de Apoio à Organização de Produtores do Idam, Joyce Magalhães, esta é uma parceria que vem para somar ao trabalho do Idam junto às comunidades rurais.