Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Política

Intolerância religiosa é tema de webinário da Assembleia Legislativa do Amazonas

22/06/2021
Compartilhar

  
A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio da Escola do Legislativo Senador José Lindoso, promoveu na tarde desta segunda-feira (21) um webinário sobre a intolerância religiosa e o processo de respeito à diversidade. A atividade faz parte do projeto “Educando pela cultura”, coordenado pela pedagoga e servidora da Aleam, Jacy Braga. O evento foi transmitido pelas plataformas digitais da Aleam.
“Nos últimos anos observamos um aumento significativo de violência e intolerância religiosa por parte de pessoas que não aceitam e não respeitam a crença do outro, sobretudo quando esta crença vem de religião de matriz africana. Precisamos nos reunir e falar sobre isso com nossas famílias, amigos e sociedade em geral”, explicou Jacy.
Para a diretora da Escola do Legislativo, Geanne Valente, promover debates como esse faz parte da missão da Escola, que visa combater o preconceito gerado pela falta de conhecimento sobre o assunto. “Não podemos viver em paz e harmonia em uma sociedade onde as pessoas não aceitam, não respeitam e não toleram aqueles que pensam e vivem de forma diferente da sua. Cada cidadão tem direito de escolher e de viver a sua religião, que por sua vez serve para acolhê-lo e orientá-lo”.
Participaram do webinários o professor de diversidade religiosa, Francisco Palheta; o professor e teólogo Daniel Lima; e o bispo e líder da Fraternidade Amigos do Evangelho, Renato de Sousa.

 
Intolerância religiosa

Intolerância religiosa é o ato de discriminar, ofender, agredir e rechaçar pessoas por conta de suas religiões, crenças e práticas religiosas. Boa parte dos que praticam. Os atos ofensivos e intolerantes é composta por pessoas religiosas, e estes atos intolerantes não incluem apenas agressões verbais e até físicas, mas também a profanação pública de símbolos religiosos, com a finalidade de ofender pessoas daquela religião; a invasão e a destruição de locais de culto; a recusa à prestação de serviços nesses locais; e a restrição ao acesso a locais públicos ou coletivos por conta de fatores religiosos, entre outros.
De acordo com o professor Francisco Palheta, “aquele que discrimina o outro pela sua religião geralmente se vê acima desta pessoa e de sua crença. O intolerante tem uma incapacidade de aceitar o diferente. Ele avalia de forma preconceituosa aquilo que o outro acredita. Há uma dificuldade de dialogar e de conviver com a outra pessoa por causa de sua crença religiosa, mas ninguém nasce com esse preconceito e intolerância. É por meio da nossa educação doméstica e escolar que vamos aprendendo a ser assim, e se aprendemos e construímos um ser preconceituoso, também podemos aprender a desconstruir este ser, por meio da educação, da cultura e do conhecimento. Podemos aprender a amar e aceitar o diferente, e esse é o nosso desafio”.
Para o professor, historiador e teólogo, Daniel Lima, a verdade não existe em uma religião específica e o cristianismo não perde a sua essência quando abre caminhos para o diálogo e o respeito a outras pessoas e suas crenças. “Se Deus está em tudo, não podemos dizer que a verdade está em uma só religião existente. Deus não constrói narrativas e o cristianismo é exatamente respeitar o próximo e suas crenças, estabelecer o diálogo e o acolhimento. O mundo de hoje é diverso e plural, e só por meio da educação e deste diálogo é que poderemos mudá-lo para melhor”, comentou o teólogo.

 
Estado laico

O artigo 5 da Constituição Federal de 1988 garante que todos são iguais perante a lei e que é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida a proteção aos locais de culto e a suas liturgias. O que significa, também, que não há privilégios de uma religião sobre as demais.
“A laicidade do Estado é para garantir os direitos e deveres de todos, incluindo os ateus e os agnósticos. Temos a liberdade de crer e de não crer. Não entendo como pessoas usam o nome de Jesus para destruir espaços de outras religiões e crenças. Jesus jamais faria isso. A religião serve para acolher e estabelecer diálogo. Nós devemos reconhecer aquilo que há de bom e santo em todas nas outras religiões, trabalhando juntos para um mundo melhor. Nós cremos em um evangelho que nos convida a ir ao encontro do outro, que é diferente. É isso que Deus faz conosco. E a verdadeira religião é aquela que faz de você uma pessoa melhor”, concluiu o bispo Renato de Sousa.
A lei de n. 9.459, de 13 de maio de 1997, prevê punição para crimes de discriminação, ofensa e injúria praticados em virtude de raça, cor, etnia, procedência nacional e religião, com pena de um a três anos de reclusão, e aplicação de multa para quem praticar ou incitar qualquer ato discriminatório por motivo de prática religiosa, entre outros.

Foto: Izabela Rebouças

Termos encontrados ALEAM, Amazonas, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo, Educação
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print

Você pode gostar também

ManchetePolítica

PL de Roberto Cidade busca rastrear nascimento de crianças com fissura labiopalatal para agilizar atendimentos de correção

10/07/2023

Vereadores da CMM deliberaram 13 Projetos de Lei durante a Sessão Plenária desta segunda-feira (10/07)

10/07/2023

Projeto de Caio André que beneficia ex-atletas profissionais avança na CMM

10/07/2023

CMM inicia auditoria interna para recertificação da ISO 9001 e 14001

10/07/2023

No Dia Mundial da Lei, Luis Mitoso destaca suas 30 leis aprovadas em três mandatos como vereador

10/07/2023

Ivo Neto realiza treinão aberto de jiu-jítsu através do Projeto ‘Esporte na Periferia’

10/07/2023

Vereadora Glória Carratte apresenta PL que pede valorização da educação ambiental nas escolas

10/07/2023

Sassá da Construção Civil fiscaliza obras de UBS no residencial Viver Melhor 3 no bairro Cidade de Deus

10/07/2023

Lissandro Breval reage às criticas ao PL do ‘Botão do Pânico’ aprovado na Câmara de Manaus

10/07/2023

Jaildo Oliveira afirma que ‘Botão do Pânico’ em transporte coletivo pode ser perigoso para trabalhadores

10/07/2023

Raiff Matos apresenta Moção de Repúdio contra fala do presidente da República no Foro de São Paulo

10/07/2023
ManchetePolítica

Assembleia Legislativa celebra  20 anos do Cetam com uma Cessão de Tempo

10/07/2023
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo