Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Saúde

Municípios do interior melhoram performance na cobertura vacinal contra a Covid-19

26/04/2021
photo 2021 04 25 17 50 14 1024x460 1
Compartilhar

No mesmo período, o número de doses totais aplicadas no estado saiu de 626.240 para 807.270, avanço de 29%, conforme balanço da FVS-AM divulgado neste sábado (24/04). Avanço maior obteve a vacinação de segunda dose, que subiu 52,6%, saindo de 150.161 para 229.233 doses em duas semanas. Já na primeira dose, o aumento foi de 21,4% no período, saindo de 476.079 para 578.037 doses aplicadas.

Novo AripuanãDuas semanas após a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) lançarem o plano de ação para melhorar o desempenho da vacinação contra a Covid-19, com foco principalmente para o interior, o número de municípios com cobertura da primeira dose abaixo de 50% caiu de 37 para 24, entre os dias 9 e 23 de abril. Ao mesmo tempo subiu, de 25 para 31, o número de municípios com cobertura de primeira dose entre 50% e 79%.

Em duas semanas do plano de ação, mais 13 municípios conseguiram ultrapassar 50% de vacinação com primeira dose. Também subiu, de 1 para 7, o número de municípios com cobertura de primeira dose maior que 80%. Além de Manaus, que há duas semanas era o único nessa condição, Urucará, Itamarati, Carauari, Guajará, Fonte Boa e Humaitá já aplicaram mais de 80% da primeira dose em seus grupos prioritários.

O destaque entre os municípios do interior fica para Iranduba que, há duas semanas, ocupava o primeiro lugar no ranking dos que menos vacinavam e agora subiu 11 posições, aparecendo em 12º lugar, embora ainda continue na lista dos que estão abaixo de 50% na cobertura de primeira dose.

As secretarias municipais de saúde são responsáveis pela vacinação em seus territórios. A FVS-AM já faz o monitoramento de rotina, mas, diante das dificuldades apresentadas pelos municípios, vem prestando suporte presencial com as equipes do órgão e da Secretaria Executiva de Atenção Especializada do Interior da SES-AM indo aos municípios, analisando a situação de cada um, verificando quais são as dificuldades e apoiando de forma efetiva para o alcance das metas de vacinação em tempo oportuno.

Na execução do plano de ação, os 20 municípios com as menores coberturas vacinais passaram a ser acompanhados mais de perto.

“Vacinar no interior sempre é um desafio, principalmente para alcançar as comunidades rurais, embora aqui no Amazonas tenhamos expertise para isso. Acontece que a vacinação para a Covid-19 está sendo ainda mais desafiadora, por ser em duas doses e com a entrega fracionada aos estados. Em condições normais, as equipes se programam para seguir nas comunidades, às vezes indo 15 dias de barco para vacinar aquelas populações. Agora, imagina ter que fazer isso várias vezes”, observa o secretário executivo do Interior da SES-AM, Cassio Espírito Santo.

Desafios do interior

O que mais vem dificultando a operacionalização do plano de vacinação dos municípios do interior são as limitações impostas pela baixa oferta do imunizante e o envio fracionado das remessas pelo Ministério da Saúde.

O Governo do Amazonas lançou nesta semana uma campanha publicitária na mídia para incentivar os grupos prioritários já contemplados com a segunda dose a completarem o esquema de vacinação conforme o calendário de cada município.

Incentivo à segunda dose – A estratégia de Governo também visa avançar mais rápido na segunda dose na capital e interior. Com o início da vacinação dos primeiros grupos de idosos, que receberam as doses da vacina da AstraZeneca/Fiocruz entre janeiro e fevereiro e que três meses depois já poderão tomar a segunda dose, o desafio dos municípios é avançar nessa fase da campanha.

A campanha chama atenção sobre a importância da segunda dose para garantir a imunização e evitar a infecção pelo vírus, a internação e o óbito.

———

Por Agência Amazonas
FOTO: Divulgação/Semsa

Termos encontrados Amazonas, Carauari, Fonte Boa, Guajará, Humaitá, Iranduba, Itamarati, Manaus, Novo Aripuanã, Urucará, Vacinação
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

WhatsApp Image 2023 10 02 at 16.23.06 2
AmazonasManausMancheteSaúde

Hospital da Criança Zona Sul receberá apoio financeiro, segundo Deputado Delegado Péricles, para melhorias na Saúde.

02/10/2023
FVS RCP Monkeypox 1 1 600x400 3
Saúde

Saúde atualiza quadro de Monkeypox no Amazonas, nesta segunda-feira, com mais oito casos confirmados da doença

27/09/2022
Agendamento CCZ 3
MancheteSaúde

CCZ divulga calendário de agendamento para castração de cães e gatos entre outubro e dezembro

19/09/2022
FPS Foto Tacio Melo 1 1024x682 1
MancheteSaúde

FPS entrega equipamentos para o Abrigo Monte Salém, em Manaus

10/08/2022
Atividades seguem ate setembro de 2022 FOTO DIVULGACAO FVS RCP 1024x683 1
MancheteSaúde

Saúde monitora ações de controle da tuberculose na capital e no interior do Amazonas

10/08/2022
FOTO Roberto Carlos Secom
MancheteSaúde

Amazonas informa o Boletim Diário da Covid-19 nesta terça-feira (09/08)

09/08/2022
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo