Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Geral

Novo boletim de rabdomiólise registra 20 dias sem novos casos suspeitos no Amazonas

04/11/2021
FVS RCP
Compartilhar

FOTO: Divulgação/FVS-RCP A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) divulga, nesta quinta-feira (04/10), o boletim nº 05, do cenário epidemiológico de rabdomiólise no Estado, onde destaca que o Amazonas não registra casos suspeitos há 20 dias. Nesta edição, são 66 casos suspeitos da doença em 10 municípios. O documento pode ser acessado no site da FVS-RCP no link https: https://bit.ly/3CLNRpK.
Há 53 minutos
Por Agência Amazonas

Os últimos cinco casos suspeitos foram do município de Itacoatiara notificados em 16 de outubro

Permanecem 10 municípios que registraram casos suspeitos da doença, liderado por: Itacoatiara (35), Parintins (12), Manaus (6), Urucurituba (4), Silves (3), Maués (2), Autazes (1), Caapiranga (1), Itapiranga (1) e Manacapuru (1).

Os últimos cinco casos suspeitos foram do município de Itacoatiara notificados em 16 de outubro. No documento, consta um número de 120 casos notificados, até quarta-feira (03/11). Destes, 66 foram considerados suspeitos e os outros 54 foram descartados pela equipe do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da FVS-RCP (CIEVS/FVS-RCP).

Investigação 

As investigações dos casos suspeitos são realizadas pelo CIEVS/FVS-RCP, em parceria com equipes de Vigilância Epidemiológicas dos municípios, que colaboram na identificação e descarte de casos de rabdomiólise. Por se tratar de uma doença com diferentes causas, a investigação da rabdomiólise segue padrões criteriosos.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, salienta que a instituição segue investigando os casos da doença. “Dos 66 casos suspeitos, 31 foram registrados em agosto, 23 em setembro e 12 em outubro. As investigações dos casos continuam de forma integrada com as demais instituições envolvidas”, explica.

Força-tarefa 

O grupo de trabalho de investigação é composto pela FVS-RCP; Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM); Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD); Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf); Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Universidade Federal do Amazonas (Ufam); Universidade Estadual do Amazonas (UEA);  Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz-Amazônia); Instituto Nacional de Pesquisas na Amazônia (Inpa); e Superintendência Federal de Agricultura no Amazonas (SFA/AM), do Ministério da Agricultura e Ministério da Saúde.

A FVS-RCP recebeu o resultado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) referente às amostras de soro e de urina de seis pacientes, hospitalizados em Itacoatiara, e uma amostra de peixe consumida por um destes pacientes. Durante a análise do (IFSC) das amostras do peixe não foi detectada nenhuma toxina. Nas amostras de urina e soro foram detectadas as toxinas: Palytoxina e Ovatoxina. Os resultados do exame de urina não são individuais, pois devido ao baixo volume das amostras as mesmas foram analisadas como pool de amostras. Assim, esses resultados ainda são iniciais, necessitando outras amostras para melhor interpretação dos resultados.

A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Contato telefônico da FVS-RCP (92) 2129-2500 e 2129-2502.

Referência 

A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas, que inclui o monitoramento de doenças e a notificação ao Ministério da Saúde, pelo Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (CIEVS).

Termos encontrados Amazonas, Autazes, Caapiranga, Educação, Itacoatiara, Itapiranga, Manacapuru, Manaus, Maués, Parintins, Silves, Urucurituba
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Imagem do WhatsApp de 2023 11 30 as 10.17.17 76fe5427
Geral

Roberto Cidade ultrapassa Menezes e assume a terceira colocação nas intenções de votos para a Prefeitura de Manaus

30/11/2023

PGE-AM divulga resultado definitivo do VIII Exame de Seleção para o Programa de Residência Jurídica 

10/07/2023

PGE-AM divulga resultado definitivo do VIII Exame de Seleção para o Programa de Residência Jurídica 

10/07/2023

PGE-AM divulga resultado definitivo do VIII Exame de Seleção para o Programa de Residência Jurídica 

10/07/2023

PGE-AM assegura o fortalecimento do poder fiscalizatório da administração fazendária

10/07/2023

PGE-AM assegura o fortalecimento do poder fiscalizatório da administração fazendária

10/07/2023
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo