Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Prefeitura de ManausCulturaDestaque

Prefeitura de Manaus e associação de artistas realizam exposição de arte na praça Dom Pedro II

08/05/2021
Compartilhar

No Dia do Artista Plástico, sábado, 8/5, a Prefeitura de Manaus realiza a partir das 9h, uma homenagem na praça Dom Pedro II, no Paço da Liberdade, Centro, onde haverá uma exposição interativa das obras de dez artistas, com quadros, esculturas e peças de antiquários. O evento será coordenado pelo Conselho Municipal de Cultura (Concultura) e Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), em parceria com Associação de Cultura do Estado do Amazonas (Aceam).

Além da exposição de obras prontas, os artistas vão criar novas pinturas ao vivo, para que a população aprecie o momento da criação, podendo também adquirir as peças diretamente das mãos dos pintores e escultores, explicou os objetivos do evento, o presidente do Concultura, Tenório Telles. Ele ressaltou a preocupação do prefeito David Almeida em proporcionar opções aos artistas e suas famílias, de obtenção de renda, para enfrentar as dificuldades de sobrevivência, causadas pela pandemia de Covid 19.

O presidente da Manauscult, Alonso Oliveira, conta que todos os esforços da parceria entre a fundação e o Conselho de Cultura é no sentido de oferecer à classe artística e à população um retorno gradual e seguro das atividades culturais, com exposições e campanhas híbridas onde a forma presencial segue todos os protocolos de distanciamento e não aglomeração.

“Estamos retornando de forma reduzida e controlada nossas atividades artísticas e culturais aqui no espaço da Aldeia da Memória Indígena, nossa memorável e revitalizada praça Dom Pedro II, palco de grandes acontecimentos históricos, oferecendo a força do belo pelas mãos dos artistas”, disse Oliveira, que colocou à disposição dos participantes uma estrutura com sonorização ambiente, água e banheiros.

Sobre a importância do retorno das atividades artísticas nesse momento desafiador de pandemia, Telles justificou que a arte  motiva as pessoas no momento atual em que a humanidade se encontra.

“A arte cura e os artistas são veículos dessa força, que faz com que os apreciadores das artes encontrem no belo a energia que precisam, para ter a motivação necessária para seguir em frente nesses momentos de tanto sofrimento, escuridão e conflitos”, finalizou Telles.

A presidente da Aceam, Rosa dos Anjos, artista plástica, conta que há quatro anos a associação vem realizando eventos e articulando a promoção das artes em Manaus, e teve como um dos mais marcantes uma exposição reunindo 70 artistas no parque da Ponta Negra, por ocasião do aniversário de Manaus de 2015.

“Para evitar aglomeração, convidamos apenas dez artistas, distantes 20 metros um do outro, de categorias diferentes como escultores, pintores, aquarelistas, grafiteiros, desenhistas para mostrar um pouco das técnicas que empregam nas suas criações”, explicou.

Homenagem

O pintor produziu cerca de 300 obras. Entre seus quadros mais famosos estão “O Violeiro” (1899), “Caipira Picando Fumo” (1893), e “Amolação Interrompida” (1894) e “As Lavadeiras” (1875). É frequentemente aclamado pela historiografia como precursor da abordagem de temática regionalista, introduzindo assuntos até então inéditos na produção acadêmica brasileira: o amplo destaque conferido a personagens simples e anônimos e a fidedignidade com que retratou a cultura caipira, suprimindo a monumentalidade em voga no ensino artístico oficial, em favor de um naturalismo. Nasceu em 8 de maio de 1851, na cidade de Itu, Estado de São Paulo.

O Dia do Artista Plástico foi escolhido como uma homenagem ao pintor José Ferraz de Almeida Júnior, um dos mais importantes nomes das artes plásticas do século XIX no Brasil.

Aos 19 anos entrou para a Academia Imperial de Belas Artes, no Rio de Janeiro, onde foi aluno de Jules Lê Chevrel, Victor Meirelles e Pedro Américo. Em 1876, recebeu uma bolsa de estudos do Imperador Dom Pedro II e seguiu para Paris, onde participou da exposição de arte mais badalada da época, o “Salon Offíciel dês Artistes Français”.

— — —

Fotos – Oliveira junior / Manauscult
Texto – Divulgação / Concultur

Termos encontrados Amazonas, Educação, Manaus
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print

Você pode gostar também

DestaqueGeralMancheteNoticias CapaUEAUFAM

Corte nas verbas da Educação

07/12/2022
Cultura

Edital ‘Ruas da Copa’ vai apoiar até dez ruas e espaços públicos para exibição dos jogos da Copa do Mundo FIFA de 2022

06/10/2022
Canal da JustiçaDestaqueManchete

Câmaras Reunidas deferem pedido de desaforamento de sessão do Tribunal de Júri de Barcelos

15/09/2022
Canal da JustiçaDestaqueManchete

Curso apresenta ferramentas sobre painéis estatísticos do TJAM

15/09/2022

​Com discussões sobre desenvolvimento sustentável, TCE-AM dá início ao I Congresso Ambiental dos Tribunais de Contas

15/09/2022
Canal da JustiçaDestaqueManchete

Eastjam está com inscrições abertas para a palestra do escritor e professor Samer Agi, que acontece n dia 28 deste mês

15/09/2022
Canal da JustiçaDestaqueManchete

Corregedoria notifica cartórios do AM sobre decisão do CNJ que suspende o compartilhamento de dados pessoais pelos Registradores Civis com o Sistema SIRC, do Poder Executivo

15/09/2022
Canal da JustiçaDestaqueManchete

Cejusc Famílias está com inscrições abertas para interessados em participar do “Projeto Grupo Reflexivo de Pais e Filhos”

15/09/2022
DestaqueGeralManchete

Pleno do TRT-11 vai eleger dirigentes do biênio 2022/2024 no dia 23 de setembro

15/09/2022
DestaqueGeralManchete

Estudantes do AM são premiados em concurso sobre trabalho infantil e aprendizagem profissional

15/09/2022
Canal da JustiçaDestaqueManchete

Cejusc Cível realiza este mês o mutirão de audiências de conciliação com processos envolvendo as concessionárias de serviços públicos

14/09/2022
Canal da JustiçaDestaqueManchete

Em evento nacional, cartórios do Amazonas recebem premiação concedida pela Rede Ambiental de Responsabilidade Social dos Notários e Registradores

14/09/2022
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo