A Prefeitura de Manaus encerrou, nesta segunda-feira, 31/5, a programação do “Dia Mundial sem Tabaco”, com a promoção de diversas ações em unidades de saúde e outras instituições públicas, além de privadas.
A programação foi iniciada no dia 24 de maio, com a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), com objetivo de ampliar a divulgação dos serviços oferecidos nos 14 Ambulatórios de Tratamento de Fumantes e reforçar o trabalho de educação em saúde sobre as doenças relacionadas ao tabagismo e que podem levar à morte.
“A Semsa mantém ativos atualmente 14 Ambulatórios de Tratamento de Fumantes e que atendem a população em 14 unidades de saúde localizadas nas zonas Norte, Sul, Leste, Oeste e rural. E essa divulgação é importante não somente entre os usuários das unidades, mas também em locais de trabalho como empresas e indústrias, até para que os trabalhadores possam multiplicar as informações aos familiares, amigos e colegas”, destacou a chefe do setor de Educação em Saúde e Mobilização Social da Semsa, Lilian Paula Zacarias.
O serviço de tratamento de fumantes funciona com a utilização da abordagem cognitiva-comportamental, sessões individuais e em grupos de apoio. Além da assistência com uma equipe multiprofissional, que envolve médicos, enfermeiros e assistentes sociais, o paciente, quando há necessidade, conta com suporte medicamentoso.
Lilian Zacarias reforçou ainda que as pessoas que querem abandonar o uso do cigarro podem procurar informações nas unidades de saúde ou pelo Disque Saúde (0800 280 8 280), que atende a população de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
“As pessoas devem entender a importância de abandonar o tabagismo, considerando que o uso do tabaco pode levar a várias doenças, principalmente câncer de boca, pulmão e esôfago. Juntamente com outros bons hábitos, como alimentação saudável e prática de atividade física, parar de fumar é uma forma de garantir uma boa qualidade de vida e de evitar doenças”, alertou Lilian.
Durante a programação, realizada na manhã desta segunda-feira, 31/5, na fábrica Liteon, do polo de eletroeletrônicos do Distrito Industrial, localizada no bairro Tarumã, zona Oeste, a Semsa organizou exposição e distribuição de materiais educativos e realizou orientações sobre o funcionamento dos ambulatórios.
O operador de produção Deivison Lopes, funcionário da Liteon, participou da atividade e destacou a importância da divulgação dos serviços para quem quer abandonar o uso do cigarro.
Ambulatórios para tratamento de fumantes
“Eu não sabia que existia essa assistência gratuita à população, o que é muito importante para a pessoa que quer parar de fumar, mas não tem força sozinha. Eu não sou fumante, mas vou indicar para quem fuma”, afirmou Deivison Lopes.
Distrito de Saúde (Disa) Norte
2 – UBS Sálvio Belota – rua das Samambaias, 786, Santa Etelvina
1 – UBS Frei Valério – rua Bom Jesus, s/nº, Novo Israel
4 – Policlínica Anna Barreto – avenida Grande Circular, s/nº, Monte Sião
3 – UBS Armando Mendes – rua 5, s/nº, conjunto Manoa
Disa Sul
6 – UBS Petrópolis – rua Delfim de Souza, s/nº, Petrópolis
5 – USF Dr. Luiz Montenegro – rua Pico das Águas, 527, Nossa Senhora das Graças
Disa Leste
8 – UBS Amazonas Palhano – rua Antonio Matias, s/nº, São José 2
7 – UBS Ivone Lima dos Santos, rua 8, s/nº, Coroado 3
9 – UBS Mauazinho – rua Rio Negro, 113, Mauazinho
10 – Clínica da Família José Raimundo Franco de Sá – Rua V, 150, Nova Esperança I
Disa Oeste
11 – Policlínica Djalma Batista – Rua 23 de Dezembro, s/nº, Compensa III
12 – USFR São Pedro Km 35, AM-010
Disa Rural
14 – UBFR Pau-Rosa Km 21, BR-174, ramal do Pau-Rosa
13 – UBFR Ephigênio Sales, km 41, AM-010
— — —
Foto – Divulgação / Semsa
Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa