Segundo a titular da Gerência de Ações Descentralizadas de Segurança Alimentar e Nutricional (Gadsan) da Seas, Kaliny Alves, a iniciativa de trabalhar a temática da saúde é proveniente das estratégias de ações de educação alimentar e nutricional, que já são preconizadas nos planos de trabalho das sete unidades de restaurantes e cozinhas populares que funcionam na capital amazonense.
A importância de cuidar da saúde é a pauta da campanha do mês de abril nos restaurantes populares e nas cozinhas populares (sopões) mantidos pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas).
Programação
As palestras da campanha do “Projeto Alimentação Adequada” no mês de abril começaram na última segunda-feira (05/04), no restaurante popular do Novo Israel, e vão até o dia 19 deste mês. Nesta sexta (09/04), das 8h ao meio-dia, a sensibilização terá como tema a “Hipertensão”, e acontece no restaurante popular do Jorge Teixeira. A atividade é gratuita para os usuários da unidade.
“Com essa ação, a gente sensibiliza os usuários quanto aos cuidados da saúde, estratégias de higiene e também os cuidados gerais com alimentação, ocorrências de hipertensão, obesidade, diabetes e outras doenças que podemos estar trabalhando, como doenças mentais e outras síndromes metabólicas”, explica Kaliny.
A refeição é subsidiada pela iniciativa privada, por meio de uma parceria público-privada. O cardápio inclui arroz, feijão, macarrão, salada e uma proteína variada (frango, carne, fígado, peixe e outros). Os restaurantes populares funcionam de segunda a sexta-feira, das 11h às 13h.
Garantia à alimentação
Sob os cuidados do Departamento de Proteção Social Básica (DPSB/Seas), via Gadsan, as refeições servidas nos restaurantes populares fazem parte do “Projeto de Fortalecimento da Garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada” e custam o preço simbólico de R$ 1.
Restaurantes Populares
• Restaurante Popular Centro – Rua Joaquim Nabuco, 847 (antigo prédio do Sine)
Já as sopas servidas gratuitamente nas cozinhas populares são custeadas pelo Governo do Estado. Os sabores são variados, como sopa de carne, de mocotó e de feijão, entre outras. A distribuição acontece de segunda-feira até sábado, a partir do meio-dia.
• Restaurante Popular Compensa – Rua Izaurina Braga, 543, Compensa
• Restaurante Popular Novo Israel – Rua Bom Jesus, s/nº, Novo Israel (entre a delegacia e o Caic)
Cozinhas Populares (Sopões)
• Cozinha Popular Alfredo Nascimento – Rua Marcos Cavalcante (esquina com rua 2)
• Restaurante Popular Jorge Teixeira – Rua Cássia Baiana, 340, Jorge Teixeira (próximo à Escola Estadual Vasco Vasques)
• Cozinha Popular Parque São Pedro (Carbrás) – Rua Edwirges, s/nº, Parque Carbrás (antiga rua Plácido, Invasão da Carbrás).
• Cozinha Popular Rio Piorini – Alameda Rio Negro (esquina com a rua Amazonas)
———
Por Agência Amazonas
Foto: Divulgação/Seas