Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Política

Situação de Wilson Lima se complica no STJ, afirma deputado Dermilson Chagas

30/06/2021
photo5107448995734726944 640x380 1
Compartilhar

O deputado Dermilson Chagas (Podemos) afirmou, na manhã de terça-feira (29), na tribuna do plenário Ruy Araújo, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), que o adiamento do julgamento de recebimento de denúncia em processo penal que tramita no Superior Tribunal de Justiça (STJ) contra o governador do Amazonas, Wilson Lima, piora ainda mais a sua situação.O parlamentar explicou que o julgamento estava agendado para esta quarta-feira (30), mas foi retirado de pauta pelo ministro Francisco Falcão, que também é o relator da Ação Penal nº 993-DF, porque foram apresentadas novas provas pela Polícia Federal e que o ministro determinou a abertura de vista ao Ministério Público Federal (MPF) para manifestação. “Então, isso só piora a vida dele, porque aparece mais materialidade contra o governador e o afunda nesse processo, que terá mais acusações, mais razões para afastá-lo do cargo”, destacou o deputado Dermilson Chagas.
Após a manifestação do MPF, a defesa de Wilson Lima e demais acusados terá o prazo de 15 dias para se manifestar. Dermilson Chagas disse que espera que haja celeridade no julgamento, após essa etapa. “Nós esperamos que esse julgamento não demore tanto, porque é uma mancha para o Amazonas e para o Brasil ter um governador no cargo e que está sendo denunciado todos os dias e sendo responsabilizado por mortes, por pessoas que, infelizmente, faleceram por causa da corrupção, da ganância e por causa de grupos políticos que bancaram a campanha do governador e que querem o seu dinheiro de volta. Então, é uma página negra da história política do nosso estado”.
 
Novas irregularidades em licitações da Seduc

O deputado Dermilson Chagas também criticou a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) por estar mais uma vez envolvida em licitação com indícios de irregularidades. Na última sexta-feira (25), o conselheiro-ouvidor do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Érico Desterro, suspendeu, por meio de medida cautelar,  uma contratação da Seduc realizada por meio de Pregão Eletrônico nº 510/2021, para a aquisição de materiais como livros didáticos, paradidáticos, em braile, literaturas e diversas publicações de áreas do conhecimento humano.
O edital foi suspenso após representação da empresa Comercial Ética Educacional Eireli. A suspensão se deu por diversas irregularidades, entre elas a escolha da empresa vencedora, que deveria acontecer pelo melhor preço de mercado. Além dos valores, seria necessária uma divisão do material fornecido, para garantir o atendimento completo das necessidades da secretaria. No entanto, a empresa vencedora do edital, GM Quality Comercio Ltda., se comprometeu em fornecer todo o material sem que houvesse a divisão por áreas de ensino, abrindo possibilidades de uma ineficiência da licitação. Todas as partes interessadas foram notificadas e deverão prestar esclarecimento em até 15 dias úteis ao relator.
“Deve suspender todas as licitações. Onde é que não tem fraude na Seduc?”, questionou o deputado, que, na semana passada denunciou à imprensa e aos órgãos de controle que a Secretaria comprou kits escolares superfaturados. “O governo é feito por pessoas que têm seus feudos e que tomam decisões próprias. Imagine que o kit comprado com dinheiro do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) não era de conhecimento do governador. O Wilson Lima não sabia que o secretário da Seduc, Luís Fabian, tinha feito essa compra. Ele, por conta própria, com o dinheiro que estava sobrando em caixa, fez a compra e o governador só veio saber depois que eu fiz a denúnciaj”.
 
 
Escândalo na Cosama

O deputado Dermilson Chagas também usou a tribuna para repudiar o comportamento do diretor-presidente da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) Armando Silva do Valle, que tem usado o cargo para ameaçar, coagir e constranger funcionários da empresa estatal a apoiar o governo Wilson Lima, forçando os servidores públicos a seguir, comentar e compartilhar as publicações das redes sociais do governador. O parlamentar ofereceu uma “notitia criminis” ao Ministério Público do Amazonas (MPE), tendo em vista a prática de crimes veiculados nos artigos 136, 146 a 149 do Código Penal.
“Esse é o tipo de pessoa que usa o cargo para ser superior às pessoas e pisar em quem está abaixo dele. Ele usa o cargo para fazer pressão psicológica. É esse tipo de gente que está no Governo, ameaçando quem trabalha e ganha o seu pão honestamente e que tem estudo. Imagine o absurdo dessa situação: pagar 4 mil reais para uma pessoa curtir a página do governador porque ele tem um emprego no Estado, pra distribuir nas suas redes sociais. Isso é vergonhoso, é atitude de canalha”, enfatizou o deputado, que recebeu denúncias de pessoas de diversos funcionários que trabalharam durante 30 anos na Cosama e foram demitidos porque se negaram a obedecer as ordens de Armando do Valle.

Foto: Márcio Gleyson
Assessoria de Comunicação do Deputado Dermilson Chagas: Guilherme Gil E Valéria Ribeiro

Termos encontrados ALEAM, Amazonas, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo, Dermilson Chagas, Educação, Governador Wilson Lima, Polícia, Polícia Federal
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

03 Dep. Roberto Cidade PL de Roberto Cidade busca rastrear nascimento de criancCCA7as com fissura labiopalatal para agilizar atendimentos de correcCCA7aCC83o
ManchetePolítica

PL de Roberto Cidade busca rastrear nascimento de crianças com fissura labiopalatal para agilizar atendimentos de correção

10/07/2023

Vereadores da CMM deliberaram 13 Projetos de Lei durante a Sessão Plenária desta segunda-feira (10/07)

10/07/2023

Projeto de Caio André que beneficia ex-atletas profissionais avança na CMM

10/07/2023

CMM inicia auditoria interna para recertificação da ISO 9001 e 14001

10/07/2023

No Dia Mundial da Lei, Luis Mitoso destaca suas 30 leis aprovadas em três mandatos como vereador

10/07/2023

Ivo Neto realiza treinão aberto de jiu-jítsu através do Projeto ‘Esporte na Periferia’

10/07/2023
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo