Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Política

Vereadores pedem atenção especial à pessoas diagnosticadas com autismo em tribuna popular

08/04/2021
CMM TRIBUNA POPULAR ROBERVALDO ROCHA 7 1024x580 1
Compartilhar

O plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM) se encheu de azul, cor símbolo do autismo, na manhã desta quarta-feira (07/4), durante a realização da Tribuna Popular de autoria do vereador professor Fransuá (PV), que discutiu políticas públicas e melhorias na atenção às pessoas com o espectro autista.

O evento, que faz parte da celebração do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado em 2 de abril, contou com a presença da advogada Alice Sobral, presidente da Comissão de Proteção aos Direitos das Pessoas com deficiência da OAB-AM.

Segundo Fransuá a cada 35 pessoas no mundo, uma é autista, este é um dado impressionante e que requer maior atenção do poder público para discutir como tratar e conduzir essas crianças no ambiente escolar e na família. “As famílias sofrem muito porque não existe muita informação sobre o tema, e antes tratávamos esta síndrome como loucura, que não ajudava em nada e hoje temos como diagnosticar”, explicou o parlamentar.

Apesar do dado apresentado pelo vereador Fransuá, a doutora Alice Sobral alerta para a falta de estudos mais aprofundados sobre o transtorno no Amazonas, que não possui nenhum levantamento sobre o número de pessoas autistas. “No Brasil não existem informações oficiais sobre o número de autistas no pais, e quando falamos do Amazonas é mais complicado. É preciso avançarmos nessa área para que tenhamos dados concretos e ações que mais efetivas”.

A advogada pediu ainda que a CMM, proponha a criação de um centro de atendimento para adolescentes e adultos com autismo. “O que percebemos é que existe um atendimento para crianças com transtorno do espectro autista, porém essa atenção para adolescentes e adultos é inexistente, e peço que os nobres vereadores possam colaborar com essa ideia”, solicitou durante seu discurso.

A dificuldade de diagnosticar e criar dados oficiais de pessoas com autismo também foi destacada pelo vereador Elissandro Bessa (Solidariedade), que relatou o problema enfrentado pelas famílias em situação de vulnerabilidade social. “Em nossas visitas vemos pais que nem sabem que o filho tem autismo, e muitas dessas crianças apanham por serem diferentes, e esse é o triste cenário que encontramos”, registrou o parlamentar.

O presidente da Comissão de Saúde da CMM, vereador Daniel Vasconcelos (PSC) elogiou os pais de crianças autistas e afirmou que eles são verdadeiros heróis por deixarem suas vidas de lado para dar atenção exclusiva para os filhos. “Eu sei da dificuldade desses pais, o esforço que eles fazem ao se anular para viver a vida de suas crianças, e isso é algo tão lindo, portanto, é preciso criarmos mais políticas públicas para ajudá-los nesse processo”, disse.

Para a vereadora professora Jacqueline (Podemos) é importante criar a cada dia, mais alternativas para ajudar na inclusão de autistas, e que para isso, ela propôs, que seja criado o cargo de acompanhante nas escolas, para alunos com algum tipo de síndrome ou transtorno.

“É uma lei federal, e precisamos criar aqui em Manaus. É algo que mexe com o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração, mas é preciso avançar nesse sentido”, afirmou.

Censo

Em 2019, o presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei 13.861/2019, que obriga a inclusão, nos censos demográficos, de informações específicas sobre pessoas com autismo. Atualmente, não existem dados oficiais sobre as pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) no Brasil.

O Transtorno do Espectro Autista resulta de uma desordem no desenvolvimento cerebral e engloba o autismo e a Síndrome de Asperger, além de outros transtornos, que acarretam modificações na capacidade de comunicação, na interação social e no comportamento. A estimativa é que existam 70 milhões de pessoas no mundo com autismo, sendo 2 milhões delas no Brasil.

———

Texto: Tiago Ferreira – Dircom/CMM
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM

Termos encontrados Amazonas, Bessa, Câmara Municipal de Manaus - CMM, Dr Daniel Vasconcelos, Educação, Estado do Amazonas, Manaus, Professora Jacqueline
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

03 Dep. Roberto Cidade PL de Roberto Cidade busca rastrear nascimento de criancCCA7as com fissura labiopalatal para agilizar atendimentos de correcCCA7aCC83o
ManchetePolítica

PL de Roberto Cidade busca rastrear nascimento de crianças com fissura labiopalatal para agilizar atendimentos de correção

10/07/2023

Vereadores da CMM deliberaram 13 Projetos de Lei durante a Sessão Plenária desta segunda-feira (10/07)

10/07/2023

Projeto de Caio André que beneficia ex-atletas profissionais avança na CMM

10/07/2023

CMM inicia auditoria interna para recertificação da ISO 9001 e 14001

10/07/2023

No Dia Mundial da Lei, Luis Mitoso destaca suas 30 leis aprovadas em três mandatos como vereador

10/07/2023

Ivo Neto realiza treinão aberto de jiu-jítsu através do Projeto ‘Esporte na Periferia’

10/07/2023
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo