Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do AmazonasManchete

Ações de vigilância ativa de combate à influenza aviária

13/12/2022
WhatsApp Image 2022 12 13 at 12.49.10 1 768x1024 1
Compartilhar

Por Agência Amazonas

Médicos veterinários da autarquia foram deslocados para atuar nos municípios que integram área de fronteira do Brasil com países vizinhos

FOTO: Divulgação/AdafApós a detecção de casos de influenza aviária nos países da América do Sul – Colômbia, Equador, Peru, Venezuela e Chile –, no mês passado, o Governo do Estado, por meio da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf), elevou o nível de atenção para a doença no estado. Técnicos da autarquia vêm acompanhando e reforçando medidas de prevenção em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e com colaboração do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam).

A influenza aviária pode causar prejuízos à economia e à saúde humana e animal. Com a elevação do nível de alerta, ações permanentes de atenção à situação da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) são necessárias. Por isso, uma equipe de fiscais agropecuários médicos veterinários da Adaf foi deslocada para atuar com vigilância ativa em Tonantins, Santo Antônio do Içá, Amaturá, São Paulo de Olivença, Benjamin Constant, Atalaia do Norte e Tabatinga, que integram a área de fronteira do Brasil com os países vizinhos.

O diretor-presidente da Adaf, Alexandre Araújo, ressalta que a autarquia está tomando todas as providências para evitar a entrada da doença no estado. “É uma prioridade do Governo do Estado, por meio da Adaf, proteger o patrimônio agropecuário do Amazonas. Nossas equipes estão mobilizadas em ações de vigilância ativa para prevenir que essa zoonose entre em nosso território”, disse o gestor.

Segundo a médica veterinária e gerente de Defesa Animal da Adaf, Graziele Domingues, a preocupação dos órgãos de defesa agropecuária está relacionada ao início do período migratório de aves silvestres.

“O período de migração de aves para o hemisfério Sul inicia em novembro, estendendo-se até março ou abril. Nesse período, a vigilância deve ser intensificada, assim como as medidas de biosseguridade na produção de aves”, destacou.

A Adaf pede o apoio da população para que colabore com os órgãos de defesa sanitária e agropecuária para evitar a entrada da gripe aviária no Brasil. “Pedimos a colaboração dos produtores, profissionais da área, observadores de pássaros e toda a população de modo geral para a notificação imediata de eventos excepcionais de mortalidade de aves silvestres ou domésticas”, frisou.

FOTOS: Divulgação/AdafInfluenza aviária

A gripe aviária é causada pelo vírus influenza tipo A. Ele evoluiu e é altamente patogênico, ou seja, com alto índice de contágio, com impactos severos no setor da avicultura. Além da necessidade do abatimento das aves, há um retardo no ciclo de produção.

A doença chegou à Colômbia, Peru e Equador, e no dia 2 de dezembro, o vírus foi detectado em pelicanos na região costeira norte do Estado de Anzoátegui, na Venezuela, segundo informações do governo daquele país.

Produção recorde

O Brasil é o segundo maior produtor mundial de frango, com 14,4 milhões de toneladas, mas lidera as exportações mundiais, comercializando 4,9 milhões de toneladas de carne desta ave no exterior. Uma eventual chegada da doença ao Brasil colocaria o produto brasileiro sob suspeição em vários países, e geraria embargos comerciais.

O Brasil detém 35% das exportações mundiais, e deve atingir US$ 10 bilhões neste ano. São aproximadamente R$ 55 bilhões vindos de fora para irrigar a economia nacional. Na eventualidade da gripe aviária atingir o mercado interno, tanto os consumidores brasileiros quanto os estrangeiros serão afetados.

Termos encontrados Amaturá, Amazonas, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Economia, manchete, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, Tabatinga, Tonantins
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

WhatsApp Image 2025 05 09 at 185537 1 300x200 1
Governo do Amazonas

Na 23ª Semana Nacional de Museus, Governo do Amazonas tem programação com foco na valorização da cultura

09/05/2025
SES Maes que ajudam maes Foto Taina Amoedo 300x201 1
Governo do Amazonas

Mães que ajudam outras mães: Doação de leite humano salva 2 mil recém-nascidos no estado

09/05/2025
FVS RCP Estagiarios FVS RCP FOTO Aline Reis FVS RCP 1 300x225 1
Governo do Amazonas

FVS-RCP firma parcerias com instituições de ensino superior e fortalece estágio acadêmico sobre vigilância em saúde

09/05/2025
SES EXTRACAO BEIRA LEITO 1 FOTO GUILHERME FRAGAS 3 300x225 1
Governo do Amazonas

UTI Neonatal do Instituto Dona Lindu adota extração de leite materno à beira do leito para fortalecer vínculo entre mãe e bebê

09/05/2025
DESAPARECIDO BRENDO DOS SANTOS MACHADO 214x300 1
Governo do Amazonas

Polícia Civil divulga imagem de homem que desapareceu no bairro Flores

09/05/2025
Seap penajusta02 300x200 1
Governo do Amazonas

Seap e TJAM iniciam diagnóstico participativo para elaboração do Plano Pena Justa do Amazonas

09/05/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo