Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do AmazonasManchete

Apoiada pela Fapeam, pesquisa estabelece protocolo de saúde para acidentes causados por cobras

10/10/2022
Especies de serpentes envolvidas em acidentes ofidicos na Amazonia brasileira FOTO Acervo de Wuelton Monteiro
Compartilhar

Um dos objetivos do estudo é oferecer atendimento eficaz em unidades de saúde indígenas e ribeirinhas no interior do Amazonas

FOTOS: Acervo pessoal/Wuelton Marcelo Monteiro e Divulgação/FMT-HVDUma pesquisa desenvolvida no Amazonas elaborou um protocolo para diagnóstico e tratamento de acidentes ofídicos para ser aplicado de forma viável e eficaz em unidades de saúde de baixa complexidade em municípios do interior do estado. O estudo, que recebe investimento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), via Programa de Apoio à Ciência, Tecnologia e Inovação em Áreas Prioritárias para o Estado do Amazonas – CT&I Áreas Prioritárias, Edital nº 010/2021.

O estudo, ainda em andamento, envolve o desenvolvimento de um protocolo desde os primeiros socorros, diagnóstico e classificação do envenenamento e o teste de coagulação sanguínea até o preparo para administração do antiveneno, cuidados locais, seguimento do paciente, possibilidade de transferência da vítima, eventuais complicações e critérios clínicos de alta hospitalar.

Também constam, no procedimento padrão do atendimento médico desenvolvido pela pesquisa, o acompanhamento do paciente por parte de um profissional da saúde, a notificação do caso e o recebimento e armazenamento dos antivenenos.

Intitulado “Descentralização do tratamento antiveneno nos acidentes ofídicos na Amazônia Brasileira: um exercício de gestão no SUS”, o trabalho é coordenado pelo pesquisador Wuelton Marcelo Monteiro, da Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD).

“Este protocolo já vem sendo usado pela equipe para o treinamento de profissionais do Amazonas e de Roraima, especialmente os que atuam no interior e em áreas indígenas destes estados, mostrando o impacto social desta proposta”, comemora Wuelton, que é doutor em Medicina Tropical.

FOTO: Acervo pessoal/Wuelton Marcelo Monteiro e Divulgação/FMT-HVDValidação e implementação

Ainda de acordo com o coordenador, o protocolo médico e sanitário formulado no projeto foi validado com a participação de parte dos maiores especialistas em acidentes ofídicos do país e está em implantação em unidades de saúde de baixa complexidade nos municípios do Careiro da Várzea (a 88 quilômetros de Manaus) e Ipixuna (distante 1.367 quilômetros da capital amazonense).

Na atual fase, a pesquisa se concentra em desempenhar com sucesso cada uma das etapas e fases que propõe, conforme destaca Wuelton.

“Neste momento, estamos realizando os demais objetivos específicos do projeto, que são implementar o protocolo validado em ambientes hospitalares e em unidades de menor complexidade; estimar a efetividade da implementação do protocolo usando desfechos clinicamente relevantes; e avaliar as percepções e aumento da segurança dos profissionais treinados”, enfatiza o coordenador.

Impactos sociais e parcerias

Entre as consequências positivas do projeto estará a disponibilidade do antiveneno e demais medicações básicas e necessárias para o rápido tratamento de acidentes com cobras em municípios distantes de grandes centros urbanos, possibilitando assim a redução da ocorrência de sequelas locais, complicações sistêmicas e óbitos.

A pesquisa está sendo desenvolvida em parceria com o Ministério da Saúde, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), os distritos sanitários indígenas (DSEI) e as secretarias municipais de saúde dos municípios envolvidos.

CT&I Áreas Prioritárias

O Programa de Apoio à Ciência, Tecnologia e Inovação em Áreas Prioritárias para o Estado do Amazonas apoia propostas de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, ou de transferência tecnológica, nas diferentes áreas do conhecimento, coordenadas por pesquisadores residentes no Amazonas, vinculados às instituições de pesquisa ou ensino superior ou centros de pesquisa de natureza pública ou privada sem fins lucrativos, para o avanço e o aprofundamento das áreas do conhecimento.
O post Apoiada pela Fapeam, pesquisa estabelece protocolo de saúde para acidentes causados por cobras apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Termos encontrados Amazonas, Careiro, Careiro da Várzea, Ipixuna, Manaus
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Palestras em Humaita Foto 2 09 05 2025 300x169 1
Governo do Amazonas

Ipaam finaliza mutirão de educação ambiental em Humaitá com mais de 890 alunos alcançados

10/05/2025
WhatsApp Image 2025 05 10 at 104750 300x200 1
Governo do Amazonas

Festival de Parintins 2025: A menos de 50 dias da festa dos bumbás, artesãos comemoram aumento das vendas em Manaus

10/05/2025
UGPE GOVERNO INICIA LICITAC807 A771 O PARA CONSTRUC807 A771 O DAS MORADIAS PARA FAMI769 LIAS DO ARTHUR BERNARDES FOTO TIAGO CORREA UGPE 18 300x200 1
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas anuncia licitação para construção do Complexo Habitacional Cachoeira Grande

10/05/2025
WhatsApp Image 2025 05 09 at 185537 1 300x200 1
Governo do Amazonas

Na 23ª Semana Nacional de Museus, Governo do Amazonas tem programação com foco na valorização da cultura

09/05/2025
SES Maes que ajudam maes Foto Taina Amoedo 300x201 1
Governo do Amazonas

Mães que ajudam outras mães: Doação de leite humano salva 2 mil recém-nascidos no estado

09/05/2025
FVS RCP Estagiarios FVS RCP FOTO Aline Reis FVS RCP 1 300x225 1
Governo do Amazonas

FVS-RCP firma parcerias com instituições de ensino superior e fortalece estágio acadêmico sobre vigilância em saúde

09/05/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo