Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Bois-bumbás de Manaus da categoria Master B destacam superação e confiança na vitória

29/07/2023
Compartilhar

Três bumbás apresentaram seus itens no intuito de se consagrar campeão e passar para a categoria Master A

Os bumbás Clamor de um Povo, Tira Prosa e Brilhante entraram na arena do Sambódromo, ontem (28/07), para disputar o título de campeão da categoria Master B e, consequentemente, passar a integrar a categoria Master A, em 2024, na série Ouro do Festival Folclórico do Amazonas.

Itens como Apresentador, Levantador de Toadas, Sinhazinha da Fazenda, Rainha do Folclore, Porta-Estandarte, Cunhã-Poranga, Tribo Indígena Coreografada, Lenda, Batucada/Marujada/Ritmada/Tamurada, Amo do Boi, Evolução do Boi, Auto do Boi, Toada, Alegoria, Pajé e Ritual, competiram entre si para levar os bumbás ao primeiro lugar da categoria.

A categoria Ouro do 65º Festival Folclórico do Amazonas é uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Clamor de Um Povo

Caçula da categoria, o boi-bumbá Clamor de um Povo, criado em 1996, foi o primeiro a se apresentar. Com o tema “Etnias: A Força e a Resistência dos Povos Indígenas” e defendendo as cores amarelo e preto, o bumbá encenou o auto do boi na arena, com Pai Francisco que matou o boi em plena apresentação e o feiticeiro de todas as etnias, o pajé, que ressuscitou o boi.

O presidente da agremiação, Wallace Wando Mato das Chagas, afirmou que os percalços enfrentados para levar o boi à arena valeram a pena. Até porque trata-se de um legado de sua falecida mãe, que criou o bumbá em 1996.

“Sempre foi um desejo e uma vontade da minha saudosa mãe colocar uma brincadeira de grandiosidade para o povo. Não sabíamos que existia um desafio tão grande, mas é gostoso. É complicado, mas vale a pena”, disse.

Brincante do Clamor de um Povo, há mais de cinco anos, Michel Barros diz que perdeu a conta de quantas vezes participou da brincadeira do bumbá. “Todo ano que dá, a gente está aqui”, disse.

Participante de uma das tribos do bumbá aurinegro, Michel também evidencia a colaboração existente entre as escolas de samba e as agremiações folclóricas. “É uma alegria. É o nosso folclore, que a gente ama e a gente está na brincadeira. Fazemos parte da [escola de samba] Vila da Barra e fazemos essa parceria com o boi todo ano. Uma brincadeira ajuda a outra”, declarou.

Tira Prosa

Segundo a se apresentar na primeira noite de disputa dos bois-bumbás de Manaus, o Tira Prosa é o mais antigo bumbá da categoria, criado no ano de 1945, representando o bairro de Santa Luzia.

Defendendo o tema “Yebá Beló”, o bumbá contou a história da divindade que, de acordo com a etnia Dessana, fez-se do nada e criou o universo. O Tira Prosa defende as cores vermelho e amarelo e apresentou o auto do boi por meio de uma toada, que contou a história de Pai Francisco, Catirina e da matança e ressurreição do boi.

Presidente do Tira Prosa, Ronaldo Matos, declarou que todas as dificuldades, enfrentadas para colocar o boi na arena, tornam-se pequenas diante da alegria de ver o bumbá e seus brincantes se apresentando felizes e satisfeitos.

“A dificuldade é grande, mas o prazer é isso que você está ouvindo e vendo: um excelente levantador de toadas, o melhor apresentador do festival, o amo do boi, nem se fala. Mas a gente tem que valorizar o artista, que foi o Joba, que fez essa alegoria jamais vista no festival de Manaus”, afirmou o presidente.

Defendendo o pavilhão do bumbá pelo segundo ano, a porta-estandarte Diana Paula se disse confiante no título. “É muita emoção. É maravilhoso. Neste meu segundo ano, vim com tudo para arrastar esse título para o Tira Prosa”, declarou.

Brilhante

O boi-bumbá Brilhante, criado em 1982, no bairro da Praça 14, encerrou a noite de apresentações dos bumbás da categoria Master B. Defendendo as cores azul e branco e trazendo o tema “Fé”, o Brilhante apresentou o auto do boi – morte e ressurreição do boi – logo nos primeiros minutos de sua performance.

O tema do bumbá é considerado um trunfo por sua presidente, Rosa Lemos. “Com muita fé em Deus e em todos os santos que trazemos no nosso tema deste ano, viemos para vencer. Junto com nosso tema, que é ‘Fé’, estamos trazendo várias surpresas”, afirmou a presidente.

Estreante como Rainha do Folclore do Brilhante, Karen Vinente se disse orgulhosa de representar um item tão importante. “Ser Rainha do Folclore significa representar a diversidade e riqueza do nosso folclore. Eu me sinto muito honrada em representar tudo isso, porque sou cirandeira e sou quadrilheira, já dancei em tribo, já fui cunhã-poranga. Então, represento esse folclore e estou muito feliz em ser Rainha do Folclore do meu boi-bumbá Brilhante”, declarou.

Visitantes

Além dos manauaras apaixonados por boi-bumbá, que foram ao Sambódromo conferir as apresentações dos bois, a festa atraiu também turistas, que tiveram o primeiro contato com a cultura bovina.

José Soares, da Paraíba, e Liane Rodrigues, do Rio de Janeiro, ambos turistas, se conheceram em Manaus e decidiram conferir a apresentação dos bois no Sambódromo juntos.

“Achei muito legal e interessante. Muito diferente, porque a gente não tem o boi lá. A gente tem a quadrilha”, disse José. “Eu amei. Achei uma graça. Muito animado e muito fofo”, declarou Liane.

Termos encontrados Agência Amazonas, Amazonas, Economia, Educação, Governo do Amazonas, Manaus, SECOM
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima vistoria avanço da obra de revitalização e ampliação do sistema de abastecimento de água em Codajás

03/08/2025
Governo do Amazonas

Resgate cultural e fortalecimento comunitário marcam terceira edição do Arraial do Museu do Seringal

03/08/2025
Governo do Amazonas

Sine Amazonas divulga 165 vagas de emprego para esta segunda-feira

03/08/2025
Governo do Amazonas

Mototaxistas do interior do Amazonas destacam importância dos investimentos do Governo com a segurança no trânsito

03/08/2025
Governo do Amazonas

Em Coari, governador Wilson Lima entrega viatura de combate a incêndio com capacidade para 10 mil litros de água

02/08/2025
Governo do Amazonas

No aniversário de 93 anos de Coari, governador Wilson Lima anuncia R$ 25 milhões em asfaltamento e nova iluminação pública

02/08/2025
Governo do Amazonas

Sine Amazonas inaugura nova agência para atendimento ao trabalhador e ao empregador

02/08/2025
Governo do Amazonas

Teatro Amazonas recebe espetáculos de jazz que valorizam a cultura brasileira neste fim de semana

02/08/2025
Governo do Amazonas

Amazonas Green Jazz Festival abre temporada com celebração à identidade brasileira e amazônica

02/08/2025
Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima destaca obras da estrada Codajás–Anori e inaugura iluminação pública de LED no município

02/08/2025
Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima leva Telessaúde a Codajás e serviço chega a 72 salas em todo o estado

02/08/2025
Governo do Amazonas

Mutirão do Ipaam, MMA e PNUD realiza 464 atendimentos e 292 inscrições em São Gabriel da Cachoeira

02/08/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo