Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Dança contemporânea marca primeira noite da programação artística do Festival Música na Estrada

10/08/2023
Compartilhar

Nesta quinta-feira (10/08), o festival traz a música erudita como principal atração no Teatro Amazonas 

FOTOS: Bruno Kelly / Divulgação/ Secretaria de Cultura e Economia Criativa

A primeira noite da programação artística da 9ª edição do Festival Música na Estrada foi dominada pela dança contemporânea. Dois programas tão distintos quanto complementares encantaram o público, que lotou a plateia do Teatro Amazonas na noite de quarta-feira (09/08) para assistir aos espetáculos.

O Corpo de Dança do Amazonas (CDA) abriu a programação com a coreografia “TA | Sobre Ser Grande”, assinada pelo diretor artístico da companhia, Mário Nascimento. A obra é uma reflexão visceral sobre a existência.

Em seguida, a Focus Cia de Dança, do Rio de Janeiro, apresentou uma coreografia mais pop e festiva, dançando sucessos do cantor Roberto Carlos em “As Canções que Você Dançou pra Mim”.

O encontro entre as duas companhias em um mesmo espetáculo foi inédito. Os integrantes de ambas também realizaram vivência artística e oficinas na programação educativa do Festival Música na Estrada, que é apresentado pelo Instituto Vale, e realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, do Governo Federal, e da Kommitment Produções Artísticas. 

Em Manaus, o projeto conta com o apoio institucional do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

O diretor artístico e coreógrafo do CDA, Mário Nascimento, ressaltou a relevância do Festival Música na Estrada. “O projeto em si já é muito importante. E a companhia já teve outras participações nele, já que esta é a nona edição. É um processo muito importante, principalmente para a nossa região”, elogiou.

O coreógrafo também destacou a possibilidade de intercâmbio proporcionada pelo festival. “Para o CDA, essa troca de experiência com a Focus, que é uma companhia muito importante do Rio de Janeiro, é excelente. Dividir a noite com eles é importante para os dois porque existe um intercâmbio entre uma companhia privada e a nossa, que é uma companhia do estado, mantida pelo poder público. As duas têm muito que dialogar e muitos pontos em comum”, opinou.

‘Energia diferente’

Alex Neoral, diretor e coreógrafo da Focus Cia de Dança, lembrou que é a quarta vez que a companhia vem a Manaus e a segunda em que apresenta a coreografia “As Canções que Você Dançou pra Mim” na cidade.

“É sempre muito emocionante pisar nesse palco tão grandioso. Esse lugar aqui é tão mágico, tão brasileiro, ao lado da floresta amazônica. Então, a gente sente uma energia diferente que tem nesse palco, chega no nosso corpo e vai chegar, consequentemente, na plateia”, descreveu o diretor da companhia carioca.

Amazonense, residente em Portugal há 15 anos, Ana Lúcia Quintino se refere ao Teatro Amazonas como sua “casa”. Para ela, assistir a um espetáculo do Festival Música na Estrada foi uma oportunidade privilegiada.

“Para mim está sendo maravilhosa essa experiência de voltar à minha casa. Trouxe meu marido português para conhecer essa Opera House maravilhosa, conhecida no mundo inteiro. E ainda tenho a oportunidade de assistir a esse espetáculo de dança contemporânea, numa conexão entre o Rio de Janeiro e Manaus”, afirmou.

O diretor-geral do festival, Fernando Ramos, se disse feliz em retornar a Manaus após o que classificou como “um longo inverno”. A última vez que o Música na Estrada esteve em Manaus foi em 2019. “Continuamos reforçando a importância do intercâmbio entre os conteúdos culturais que vêm de fora e os conteúdos locais da cidade. Estamos muito contentes de estar de volta a Manaus”, declarou.

A segunda noite da programação artística do Festival Música na Estrada acontece nesta quinta-feira (10/08), às 20h. No palco, a Amazonas Filarmônica, o Coral do Amazonas e os solistas Kismara Pezzati (mezzo-soprano / Zurique) e Luiz-Ottavio Faria (baixo / São Paulo), sob a direção e regência do maestro Marcelo de Jesus, apresentando a monumental obra “Requiem”, do compositor italiano Giuseppe Verdi, também no Teatro Amazonas, com entrada franca e classificação indicativa livre.

Termos encontrados Agência Amazonas, Amazonas, Economia, Governo do Amazonas, Manaus, SECOM
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Em Coari, governador Wilson Lima entrega viatura de combate a incêndio com capacidade para 10 mil litros de água

02/08/2025
Governo do Amazonas

No aniversário de 93 anos de Coari, governador Wilson Lima anuncia R$ 25 milhões em asfaltamento e nova iluminação pública

02/08/2025
Governo do Amazonas

Sine Amazonas inaugura nova agência para atendimento ao trabalhador e ao empregador

02/08/2025
Governo do Amazonas

Teatro Amazonas recebe espetáculos de jazz que valorizam a cultura brasileira neste fim de semana

02/08/2025
Governo do Amazonas

Amazonas Green Jazz Festival abre temporada com celebração à identidade brasileira e amazônica

02/08/2025
Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima destaca obras da estrada Codajás–Anori e inaugura iluminação pública de LED no município

02/08/2025
Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima leva Telessaúde a Codajás e serviço chega a 72 salas em todo o estado

02/08/2025
Governo do Amazonas

Mutirão do Ipaam, MMA e PNUD realiza 464 atendimentos e 292 inscrições em São Gabriel da Cachoeira

02/08/2025
Governo do Amazonas

Manaus reduz em 54% os crimes de homicídio no mês de julho, aponta SSP-AM

02/08/2025
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas, por meio das Forças de Segurança, lança Operação Shamar para intensificar o combate à violência contra a mulher

02/08/2025
Governo do Amazonas

Cinema de Manaus é multado pelo Procon-AM por proibir entrada com alimentos externos

02/08/2025
Governo do Amazonas

Um lugar ‘extraordinário’, diz mãe das duas primeiras crianças atendidas no Caic TEA

02/08/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo