Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
AmazonasGoverno do AmazonasManchete

Escavação mostra ocupação indígena no AM há mais de 2 mil anos

25/01/2023
Compartilhar

Por Agência Amazonas

Trabalho foi realizado na região do Alto do Rio Negro, no município de São Gabriel da Cachoeira, e teve a colaboração de alunos indígenas da UEA

FOTO: DivulgaçãoEscavações realizadas no município de São Gabriel da Cachoeira (distante 852 quilômetros de Manaus) revelaram fragmentos arqueológicos, que apontam a presença de povos indígenas na região há pelo menos 2 mil anos.

O trabalho contou com a participação de alunos do curso de Arqueologia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e foi coordenado pelo Programa Arqueológico Intercultural do Noroeste Amazônico (Parinã).

O material recolhido encontra-se, atualmente, no Museu da Amazônia (Musa), para a identificação das peças. Após a análise do material, será possível traçar um histórico dos povos que habitaram a região do Alto Rio Negro, que hoje abriga a cidade mais indígena do Brasil, onde vivem 23 etnias.

Os vestígios foram encontrados nas escavações feitas em dois locais do município: na praça da diocese de São Gabriel da Cachoeira e no quintal do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Durante a coleta, uma quantidade significativa de objetos foi retirada, especialmente de fragmentos de cerâmica e material lítico.

Vinte e dois alunos indígenas da UEA de São Gabriel da Cachoeira realizaram as coletas dos materiais e acompanharam todo o processo, desde o início até o fim da escavação. Eles fazem parte das etnias Baré, Baniwa, Tukano, Piratapuia e Tariana, e estão na fase de conclusão do curso de Arqueologia no município, iniciado em 2018.

Participaram das escavações profissionais do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG); Museu da Amazônia (Musa); University College London (UCL); Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), além de outros colaboradores.

FOTOS: DivulgaçãoA maioria dos pesquisadores envolvidos possui ampla trajetória de pesquisas na região do Alto Rio Negro que, segundo eles, abriga um vasto sítio arqueológico composto por terra preta e fragmentos.

A diretora do Centro de Estudos Superiores de São Gabriel da Cachoeira (CESSG), Prof.ª Dra. Solange do Nascimento, afirma que as atividades realizadas com a colaboração do curso de Arqueologia ganharam abrangência internacional, fato que evidencia a qualidade do ensino ofertado pela universidade.

“Esse trabalho irá fomentar pesquisas mundo afora. Será importantíssimo para que possamos contar a história desses povos, e a UEA está presente nesse processo, em parceria com o Parinã. É um esforço coletivo muito profícuo para o desenvolvimento da ciência na região Amazônica”, pontuou.

Odanilde Escobar, da etnia Baré, conta que o curso de Arqueologia despertou nela o desejo em adquirir ainda mais conhecimento. Ela foi aprovada no curso de Mestrado para atuar no Museu Emílio Goeldi, no Pará.

“Esse trabalho mexeu muito comigo, porque a cada peça, a cada achado, eu me sentia privilegiada por poder ver e tocar uma herança dos meus ancestrais. Fez com que eu quisesse entender, cada vez mais, o meu passado”, completou.

Parceria

FOTO: DivulgaçãoO Parinã atua em diversas frentes, entre elas a antropológica, histórica e arqueológica, na perspectiva de integração dessas diferentes áreas do conhecimento, junto ao saber tradicional indígena. A primeira escavação do programa em São Gabriel da Cachoeira ocorreu em 2018, de forma exploratória – ou seja, para, inicialmente, conhecer o subsolo do local.

Segundo a pesquisadora do Museu Emílio Goeldi e integrante do Parinã, Prof.ª Dra. Helena Lima, as escavações em parceria com a UEA foram realizadas durante o mês de julho de 2022, como forma de disciplina de campo do curso de Arqueologia.

“Os alunos participaram do mapeamento do sítio, recolha e documentação dos materiais. Fizemos uma escavação de 2 metros de largura por 8 metros de comprimento, com uma profundidade de, aproximadamente, 60 centímetros. Além dos fragmentos, recolhemos terra preta para fazer análises químicas”, disse.

Após o processo de limpeza e remontagem do material que está sendo realizado no Musa, a equipe do Parinã irá levar, ainda no mês de fevereiro, parte dos objetos encontrados a São Gabriel da Cachoeira, com o objetivo de montar uma exposição com os resultados do trabalho para a comunidade local.

Termos encontrados Amazonas, Educação, Manaus, São Gabriel da Cachoeira
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Em Autazes, governador Wilson Lima inaugura nova agência da Cosama para dar mais qualidade no atendimento à população

22/07/2025
Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima destina mais de R$ 530 mil para fortalecer setor primário e social de Autazes

22/07/2025
Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima inaugura Grupamento de Bombeiros em Autazes e reforça resposta a emergências no interior

22/07/2025
Governo do Amazonas

Sejusc leva ações de cidadania e direitos humanos a pacientes em tratamento de dependência química

22/07/2025
Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima entrega telessalas em Autazes e consolida avanço do atendimento digital no interior

22/07/2025
Governo do Amazonas

JEAs 2025: Natação estreia com medalhas para alunos da rede estadual do Amazonas

22/07/2025
Governo do Amazonas

Carteira de Identidade Nacional passa a ser emitida de forma on-line em Manaquiri

22/07/2025
Governo do Amazonas

Novas viaturas e motocicletas da Polícia Militar do Amazonas já operam em Manaus e reforçam policiamento ostensivo

22/07/2025
Governo do Amazonas

Amazonas e Chipre firmam acordo de cooperação técnica para fortalecer relações comerciais

22/07/2025
Governo do Amazonas

Espetáculo ‘Ruína’ traz reflexão sobre as queimadas na Amazônia por meio da dança

22/07/2025
Governo do Amazonas

Amazonastur promove ação integrada de ordenamento e capacitação turística em Presidente Figueiredo

22/07/2025
Governo do Amazonas

Secretaria de Educação apresenta iniciativas inovadoras no 8º Congresso Internacional de Educação Ambiental

22/07/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo