Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Feira Nilton Lins: Adaf promove palestras sobre agrotóxicos, influenza aviária e mosca-da-carambola

09/08/2023
ADAF3 PALESTRA MOSCA DA CARAMBOLA FEIRA NILTON LINS PALESTRANTE CLAUDIO GURGEL DIVULGACAO ADAF 1024x682 1
Compartilhar

 O ciclo de palestras marcou o início da participação da autarquia na 7ª edição do evento, que começou nesta quarta-feira (09/08) e segue até domingo (13/08)

ADAF3 PALESTRA MOSCA DA CARAMBOLA FEIRA NILTON LINS PALESTRANTE CLAUDIO GURGEL DIVULGACAO ADAF 1024x682 1
FOTOS: Divulgação/ Adaf

A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) deu início, nesta quarta-feira (09/08), a um ciclo de palestras durante a 7ª edição da Feira de Agronegócios Nilton Lins, que iniciou hoje e segue até domingo (13/08), no campus da Universidade Nilton Lins, bairro Flores, zona centro-sul de Manaus. Neste primeiro dia de atividades, universitários, profissionais do setor primário e produtores puderam obter conhecimentos sobre uso de agrotóxicos, influenza aviária e a praga quarentenária mosca-da-carambola.

A primeira palestra do dia iniciou às 9h e foi comandada pela engenheira agrônoma da Gerência de Agrotóxicos e Insumos Veterinários (Gaiv), Cristiane da Silva Klehm. Os níveis de toxicidade dos defensivos agrícolas, suas aplicações, venda legalizada e a importância do uso correto deste tipo de produto estiveram entre os pontos destacados por Klehm.

“Costumo dizer que, dependendo do nível de toxicidade do agrotóxico, uma colher de chá é suficiente para levar alguém à morte. Por isso é essencial ter a orientação de um profissional habilitado para manipular estes produtos, assim como seguir a legislação”, destacou.

Durante a explanação, a engenheira agrônoma da Adaf falou também sobre a importância do receituário agronômico no ato da compra deste tipo de produto, do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para prevenir intoxicações de longo e curto prazo, e do descarte correto de embalagens vazias.

“O agrotóxico é um mal necessário. O que diferencia o remédio do veneno é a quantidade. Por isso, o trabalho da Adaf é conscientizar quem lida com estes produtos e garantir a qualidade dos alimentos que chegam à mesa das famílias amazonenses”, disse.

Influenza aviária

Pequenos produtores de aves da região metropolitana de Manaus assistiram à palestra “Influenza Aviária, noções sobre a doença, panorama nacional e medidas de biossegurança”, proferida pela médica veterinária Fernanda Rech, da Adaf. Os criadores tiraram dúvidas e receberam orientações sobre como proteger seus plantéis.

A médica veterinária ressaltou que não há casos confirmados da doença no Amazonas, mas os produtores precisam ficar atentos a sinais como mortalidade repentina de aves, edema na face, diarreia, pescoço torto e sintomas respiratórios, entre outros. “Chame a Adaf porque algo estará errado”, alertou, enfatizando a importância de manter as aves em espaço telado e coberto, para evitar contato com aves silvestres.

Mosca-da-carambola

A terceira e última palestra da Adaf foi ministrada pelo engenheiro agrônomo Cláudio Gurgel, da Gerência de Defesa Vegetal (GDV), e teve como tema a praga quarentenária mosca-da-carambola. A praga, que não oferece risco à saúde humana, é uma das principais ameaças à fruticultura brasileira, e segue sem ocorrência no Amazonas.

Cláudio explicou aos presentes que, no estado, o monitoramento desta praga é realizado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) com o apoio da Adaf, e acontece por meio de armadilhas do tipo Jackson, que utiliza uma base colante e feromônio para atrair os insetos machos.

“O monitoramento é feito pelo Ministério, mas nos municípios de Parintins e Nhamundá a Adaf já realiza o monitoramento. O objetivo é manter o estado livre da praga e zelar pela fruticultura local”, disse.

O público obteve informações também sobre o ciclo de vida e as características da mosca-da-carambola, que vive, em média, 120 dias e pode depositar até 1,5 mil ovos nos frutos, e a importância de não transportar para o Amazonas frutos hospedeiros da praga de locais com ocorrência da praga.

Entre os frutos hospedeiros da Mosca-da-carambola estão manga, goiaba, tomate, acerola e pimenta-de-cheiro, entre outros. “As pessoas devem estar atentas para não transportar frutos e sementes. O homem é o maior dispersor de pragas vegetais e isso ocorre, às vezes, de forma involuntária. Então a conscientização é o nosso maior aliado”, destacou Cláudio.

Para monitorar a entrada desta praga no Amazonas, a Adaf promove fiscalizações por meio das suas Barreiras de Vigilância Agropecuária (BVAs), inspecionando cargas e orientando a população sobre o transporte de frutos, além de realizar ações de educação sanitária.

Termos encontrados Agência Amazonas, Amazonas, Educação, Governo do Amazonas, Manaus, Nhamundá, Parintins, SECOM
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

UGPE REFORMA AMPLIACAO DEPCA 16CICOM FOTO TIAGO CORREA 2 300x200 1
Governo do Amazonas

Governo do Estado avança na construção do novo Centro Integrado de Atendimento à Criança e ao Adolescente

13/05/2025
SEDEL Estadio Carlos Zamith Passa Por Revitalizacao FOTO Fabio Tavares Sedel 300x169 1
Governo do Amazonas

Estádio Carlos Zamith realiza primeiro teste de iluminação em jogo da Série B

13/05/2025
SES Registre ja Foto Evandro Seixasjpe 200x300 1
Governo do Amazonas

Carreta da Saúde inicia atendimentos à população durante a Semana Nacional do Registro Civil

13/05/2025
SECT secretaria da Sect ao lado do tabeliao do Cartorio e as demais representantes de entidades publicas Divulgacao 300x200 1
Governo do Amazonas

Títulos definitivos: Sect avança na regularização fundiária na zona norte de Manaus

13/05/2025
cultura semana nacional dos museus alice foto Gabi Vitim divulgacao 300x200 1
Governo do Amazonas

Semana Nacional de Museus começa no Amazonas com atividades no Museu da Imagem e do Som

13/05/2025
INSS FOTO 300x169 1
Governo do Amazonas

Procon Amazonas identifica descontos indevidos do INSS e alerta consumidores sobre ressarcimento

12/05/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo