Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
SEPLANCTI

Governo do Amazonas reforça parceria com empresa Michelin para incentivo à produção de borracha nativa da região

19/04/2023
WhatsApp Image 2023 04 19 at 08.55.07 300x200 1
Compartilhar

WhatsApp Image 2023 04 19 at 08.55.07 300x200 1

Vice-governador Tadeu de Souza visitou fábrica do grupo em Manaus, onde conheceu projetos de produção sustentáveis

O vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza, esteve na fábrica Michelin, localizada na AM-010, quilômetro 22, onde conheceu o processo de produção dos pneus. Na visita, foram apresentados os trabalhos sustentáveis da empresa e as metas do Governo do Estado, para estimular a produção de borracha nativa da Amazônia.

“Essa é uma visita de cortesia, representando o governador Wilson Lima, e nosso objetivo é fortalecer as relações institucionais e conhecer a finalização de um arranjo produtivo eficiente que resulta na produção de pneus, e repercute para o mundo o efeito transformador da responsabilidade socio ambiental com a floresta do Amazonas”, salientou o vice-governador Tadeu de Souza.

Estiveram presentes na visita, o titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Pauderney Avelino, o secretário de Estado de Produção Rural (Sepror), Petrucio Magalhães Júnior, e gestores da Michelin, da WWF e do Memorial Chico Mendes.

O secretário Pauderney Avelino destacou a produção de commodities como a borracha, o açaí e o pescado, além dos investimentos em Manicoré que estão previstos, para tornar o município um projeto piloto de desenvolvimento neste setor.

“Não tem como avançarmos sem a parceria privada, e de mãos dadas com o Governo do Estado podemos avançar, atrair seringueiros para voltar a produzir e assim desenvolver nosso Estado no interior, com atividades legais e uma alternativa viável de geração de renda”, explicou Pauderney Avelino.

A Michelin emprega mais de 1.100 pessoas na unidade em Manaus, sendo 18% mulheres. O foco do grupo é a sustentabilidade, com a missão de cuidar do planeta, das pessoas e da diversidade.

Dentre os projetos socioambientais da empresa Michelin está a aquisição da borracha da região, a qual promove o engajamento dos consumidores, empresas e o governo, além de ser fonte de renda para as comunidades produtoras.

Entre as empresas parceiras nesta iniciativa, que remonta a 2018, e deu resultados mais robustos em 2022, fazem parte a WWF, o Memorial Chico Mendes, o Governo do Estado e as empresas de micro crédito, os Parceiros pela Amazônia (PPA) e a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid).

Investimentos

De acordo com a direção da Michelin, a partir de 2020 houve um fortalecimento das associações, articulação para destinação e entrega de kits seringueiros com a Sepror, além do adiantamento para as associações fazerem o pagamento para o seringueiro, logística custeada para a sede do município e mobilização das câmaras municipais para subsídios, entre outros.

Em 2020 e 2021, foram entregues 600 kits seringueiros aos municípios de Lábrea, Manicoré, Canutama, Carauari e Itacoatiara. Já em 2023, foram destinados mais 160 kits, para Lábrea, Humaitá, Boca do Acre e Pauini.

Dentro das ações estruturantes do Plano Safra 23/24, serão investidos R$ 800 mil em recursos, para aquisição de materiais e equipamentos necessários para a extração de látex.

Resultado

No Safra de 2022, a produção da borracha nativa do Amazonas foi de 67 toneladas, nos municípios de Pauini, Canutama, Eirunepé, Manicoré e Itacoatiara, garantindo emprego e renda de aproximadamente 290 famílias de seringueiros, sendo 7 associações, gerando aproximadamente R$ 770 mil em recursos.

“Estamos firmando esse compromisso de apoiar as entidades e associações, e que possamos, com essa organização, promover o aumento e ampliação da qualidade da nossa borracha nativa”, finaliza o secretário da Sepror, Petrucio Magalhães Júnior.

Fotos: Ricardo Machado/Vice-governadoria

Contatos para a imprensa: Assessoria de comunicação da Vice-Governadoria (SVGV): Maryane Maia (92)99140-6560


Termos encontrados Amazonas, Boca do Acre, Canutama, Carauari, Eirunepé, Estado do Amazonas, Governador Wilson Lima, Governo do Estado do Amazonas, Humaitá, Itacoatiara, Lábrea, Manaus, Manicoré, Pauini, SEPLANCTI
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

reuniao codam 300x200 3
SEPLANCTI

Codam avaliará 36 projetos industriais que estimam a criação de 1,2 mil postos de trabalho no Amazonas

10/07/2023
reuniao codam 300x200 2
SEPLANCTI

Codam avaliará 36 projetos industriais que estimam a criação de 1,2 mil postos de trabalho no Amazonas

10/07/2023
reuniao codam 300x200 1
SEPLANCTI

Codam avaliará 36 projetos industriais que estimam a criação de 1,2 mil postos de trabalho no Amazonas

10/07/2023
reuniao warabu1 300x225 3
SEPLANCTI

Sedecti recebe representante de empresa amazonense vencedora de prêmio inédito na América Latina

10/07/2023
reuniao warabu1 300x225 2
SEPLANCTI

Sedecti recebe representante de empresa amazonense vencedora de prêmio inédito na América Latina

10/07/2023
reuniao warabu1 300x225 1
SEPLANCTI

Sedecti recebe representante de empresa amazonense vencedora de prêmio inédito na América Latina

10/07/2023
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo