Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Política

PL de Alfaia pretende promover sustentabilidade ambiental por meio de energia solar nas escolas

22/06/2023
Vereador Eduardo Alfaia 001 1024x683 1
Compartilhar

Desde a década de 1930 a legislação brasileira procura atender as demandas ambientais. Nesta lógica, a Constituição de 1988 institui o dever estatal brasileiro, sendo incumbido de manter o equilíbrio do meio ambiente, protegendo-o e assegurando a sustentabilidade para as atuais e futuras gerações. Neste sentido, profusas políticas têm surgido garantindo a utilização adequada dos recursos naturais, alavancando o desenvolvimento econômico e assegurando a erradicação da degradação.
No município de Manaus, capital do estado com a maior área florestal preservada, atende-se ao senso comum de que exista um esforço coletivo maior do em outras regiões para a salvaguarda do ecossistema. Deste modo, vereador Eduardo Alfaia (PMN), membro-titular da 4ª Comissão de Educação da Câmara Municipal de Manaus (CMM) apresenta de forma pertinente o Projeto de Lei (PL) nº 241/2023, visando instituir a Política Municipal de Estímulo e Incentivo ao Aproveitamento da Energia Solar Fotovoltaica nas escolas municipais de Manaus, com o objetivo de reduzir os gastos públicos com energia, além de fomentar a iminente sustentabilidade ambiental.
“As discussões em torno da temática ambiental estão em voga, e nós como representantes do poder legislativo estamos aqui para contribuir. Precisamos diminuir a dependência energética poluidora ao passo que devemos criar precedentes para a implementação de fontes renováveis. O nosso Projeto engloba diferentes esferas, ambiental, social e econômica, sendo de grande importância para a população, por esta razão nossa expectativa é na sua aprovação por nossos colegas parlamentares”, defendeu Alfaia.
Em defesa do bem comum – No Brasil, a energia elétrica é majoritariamente dependente de hidrelétricas, e especificamente no Amazonas, a principal matriz energética é a termoelétrica. Desta forma, vislumbramos um cenário altamente poluente e de estoque finito, tornando imprescindível a persecução de energia com proveniências renováveis e eficazes, propiciando o desenvolvimento sustentável.
Entre tantas origens alternativas, a radiação solar emerge em um lugar de destaque neste cenário, eliminando a utilização de combustíveis fósseis, convertendo-se à anulação do carbono, sendo uma considerável sociedade contra os efeitos das mudanças climáticas.
Para o engenheiro civil e técnico em eletrotécnica Fabiano Barbosa da Silva, as placas solares sobre o teto deveriam ser acessíveis e viáveis para toda a população, além do poder público.
“Acredito (também) que se o PL for aprovado, levará benefícios para as comunidades mais distantes onde ainda não têm acesso à energia elétrica convencional, (…) e assim proporcionaria às pessoas, adultos, jovens e crianças o direito ao acesso a tecnologias bem como computadores, vídeos aulas por meio de televisores, tablets, celulares e principalmente a internet”, afirmou Fabiano.
O engenheiro ainda inteirou que o Projeto afirmaria um compromisso com a população levando energia limpa, barata, renovável e constante para as escolas públicas municipais, não poluindo o meio ambiente e de fácil manuseio e manutenção.
Sobre o Projeto de Lei – As placas são dispositivos fotovoltaicos conversores de energia solar em energia elétrica, não carecem de grande manutenção, têm longínqua durabilidade sem poluírem o meio ambiente, e são capazes de suprir a demanda de residências, comércios, indústrias e iluminação de espaços externos públicos.
O PL nº 241/2023, disserta sobre a utilização deste mecanismo em escolas da rede municipal de ensino em Manaus, estimulando e incentivando o aproveitamento desta modalidade de energia. O objetivo é suprir as necessidades socioambientais e econômicas, identificando as áreas com dificuldades de abastecimento ou falta de energia, racionalizando o consumo de energia elétrica e outras fontes de energia, além de aumentar a competitividade do município na atração de empresas e no desenvolvimento de empreendimentos que utilizem energia solar.
O PL foi aprovado em deliberação no plenário no dia último dia 19 de junho, e aguarda o parecer da 2ª Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Casa.

Texto: Társis Luz – Assessoria de Comunicação do vereadorFoto: Diego Caja – Dicom 

Termos encontrados Amazonas, Câmara Municipal de Manaus - CMM, Eduardo Alfaia, Educação, Estado do Amazonas, Manaus
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

03 Dep. Roberto Cidade PL de Roberto Cidade busca rastrear nascimento de criancCCA7as com fissura labiopalatal para agilizar atendimentos de correcCCA7aCC83o
ManchetePolítica

PL de Roberto Cidade busca rastrear nascimento de crianças com fissura labiopalatal para agilizar atendimentos de correção

10/07/2023

Vereadores da CMM deliberaram 13 Projetos de Lei durante a Sessão Plenária desta segunda-feira (10/07)

10/07/2023

Projeto de Caio André que beneficia ex-atletas profissionais avança na CMM

10/07/2023

CMM inicia auditoria interna para recertificação da ISO 9001 e 14001

10/07/2023

No Dia Mundial da Lei, Luis Mitoso destaca suas 30 leis aprovadas em três mandatos como vereador

10/07/2023

Ivo Neto realiza treinão aberto de jiu-jítsu através do Projeto ‘Esporte na Periferia’

10/07/2023
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo