Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Aleam

Cursos de mandarim serão ministrados em Manaus após assinatura de acordo entre Aleam, Ibrachina, Ufam, Unesp e Instituto Confúcio

02/02/2024
Cursos de mandarim serao ministrados em Manaus apos assinatura de acordo entre Aleam Ibrachina Ufam Unesp e Instituto Confucio
Compartilhar

O Núcleo de Relações Internacionais da Assembleia Legislativa do Amazonas (Nuriam/Aleam), coordenado pelo deputado estadual João Luiz (Republicanos), participou nesta sexta-feira (2), da assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre a Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Instituto Sociocultural Brasil China (Ibrachina) e Instituto Confúcio para oferecer cursos de Mandarim, no Campus da Ufam.

A solenidade aconteceu no auditório Belarmino Lins da Aleam, na avenida Mário Ypiranga Monteiro, no bairro Flores, zona Centro-Sul de Manaus.

“Essa ideia surgiu de um diálogo com o presidente do Ibrachina, Doutor Thomas Law, onde começamos a dialogar sobre o avanço, uma vez que as empresas chinesas estão se instalando no Polo Industrial de Manaus (PIM) e precisamos desses profissionais qualificados com a linguagem do mandarim. Isso é muito importante para o nosso Estado, para a nossa educação, para geração de emprego e renda”, disse o deputado João Luiz, que ressaltou que recentemente o governador Wilson Lima esteve na China, onde apresentou projetos e buscou mais investimentos para o Amazonas.

O presidente do Ibrachina, Doutor Thomas Law, destacou que a assinatura do acordo de cooperação é muito importante, pois dá oportunidade de aulas de Mandarim com professoras altamente qualificadas, além da parceria da Universidade de Hubei (China) com a Ufam, Instituto Confúcio, Ibrachina e Unesp.

“Essa é uma oportunidade de empregabilidade para as pessoas, ou seja, quem tiver com o Mandarim em dia vai ter mais opções de outros cenários, principalmente, na geração de emprego, além de fazer uma prova chamada HSK (Exame de Proficiência em Língua Chinesa), onde a pessoa pode estar entrando em uma faculdade, em empresas chinesas, então, é um mar de oportunidades”, afirmou Law.

O reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, em discurso, disse que o deputado João Luiz é um parlamentar visionário e informou que essa é mais uma oportunidade na academia.

“Muitas empresas chinesas estão sediadas no PIM, que necessitam do idioma Mandarim, e agora essa oportunidade será dada, através desse convênio”, pontuou o reitor Sylvio Puga.

Para o reitor da Unesp, professor Pasqual Barretti, a parceria entre universidades, institutos e o Poder Legislativo visa a difusão da língua e cultura chinesa no Brasil.

“Essa é uma expansão das nossas atividades, fazendo uma colaboração e trazendo nossas experiências do Instituto Confúcio para atuar na Universidade Federal do Amazonas”, concluiu.

Autoridades

A solenidade contou com a participação dos secretários de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Serafim Corrêa; de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc), Arlete Mendonça; de Estado do Meio Ambiente (Sema), Eduardo Taveira; presidente da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), Ian Ribeiro; vereador de Manaus, Márcio Tavares; vereador de Presidente Figueiredo, César Amaral; presidente da Organização de Mulheres de Negócios e Profissionais e advogada Grace Benayon; vice-cônsul adjunta do Japão em Manaus, Reiko Nakamura; duas professoras Xing Chen e Ruiyi Li, da Universidade de Hubei (China), que vão ministrar as aulas na Ufam, Ye Dan, diretora pedagógica chinesa do Instituto Confúcio, Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (Arii), professora Artemis de Aráujo Soares e diretora acadêmica da Faculdade La Salle, professora Maria de Fátima Brito Durães.

Participação

Os secretários Serafim Corrêa, Arlete Mendonça, Eduardo Taveira e o presidente Ian Ribeiro assinaram o termo de adesão ao Nuriam durante a solenidade.

Termos encontrados ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Garantia da dignidade protecao integral e promocao social a mulher sao aspectos presentes nas Leis de autoria do presidente Roberto Cidade Foto Rodrigo Brelaz
Aleam

Garantia da dignidade, proteção integral e promoção social à mulher são aspectos presentes nas Leis de autoria do presidente Roberto Cidade

07/03/2025
Para Comandante Dan a desigualdade de Manaus comeca no interior do Estado 1024x576 1
Aleam

Para Comandante Dan, a desigualdade de Manaus começa no interior do Estado

07/03/2025
Procuradora Especial da Mulher da Aleam deputada Alessandra Campelo participa de evento internacional
Aleam

Procuradora Especial da Mulher da Aleam, deputada Alessandra Campelo, participa de evento internacional

07/03/2025
Diretoria de Assistencia Social da Aleam prepara acao para Dia da Mulher Foto Alberto Cesar Araujo 1024x683 1
Aleam

Diretoria de Assistência Social da Aleam prepara ação para Dia da Mulher

07/03/2025
Deputado Mario Cesar Filho conquista atendimento especializado para autistas nos CAICs do Amazonas Foto Leandro Cardoso 1024x774 1
Aleam

Deputado Mário César Filho conquista atendimento especializado para autistas nos CAICs do Amazonas

07/03/2025

Adjuto Afonso reforça apoio ao Carnaval do grupo ‘União dos idosos de Petrópolis’

01/03/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo