Há 1 hora
Evento promovido pela Embratur, Amazonastur e Sebrae realizado nesta segunda-feira (04/08), busca promover experiências autênticas e sustentáveis

Foto: Lucas Silva/ Amazonastur
Para impulsionar o turismo internacional no Amazonas, a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), em parceria com o Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Amazonas, realizou nesta segunda-feira (04/08), no auditório senador João Bosco, na Assembleia Legislativa do Amazonas, a apresentação oficial do Plano Brasis 2025-2027, em Manaus.
A proposta visa reposicionar a imagem do estado no mercado global, destacando a biodiversidade da Floresta Amazônica, a riqueza cultural dos povos locais e o potencial das experiências de turismo comunitário e sustentável.
A apresentação do plano faz parte de um roteiro nacional que passará pelas 27 unidades da federação, promovendo o alinhamento entre governos, setor privado e comunidades locais. No Amazonas, o encontro reuniu gestores públicos, empresários, representantes institucionais e de associações do trade turístico para discutir diretrizes e oportunidades de atuação conjunta.

Foto: Lucas Silva/ Amazonastur
O presidente da Amazonastur, Marcel Alexandre, reforçou que o governo do estado está alinhado com as diretrizes nacionais para promover o turismo local e avalia o plano como mais uma ferramenta para impulsionar o setor.
“O governo federal está nos dando uma ferramenta maravilhosa, porque são dados pesquisados, são estatísticas muito importantes e é uma visão macro do que é o turismo e da relevância que o Amazonas já possui em caminhos que podem tornar melhor ainda e nós estamos abraçando todo o coração”, disse.
O diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Bruno Reis explicou que o Plano Brasil é a versão atualizada do Plano Aquarela, mas no formato mais personalizado para cada estado. Ele ressaltou que o Amazonas tem um papel fundamental na promoção do Brasil como destino internacional sustentável.

Foto: Lucas Silva/ Amazonastur
“O Estado do Amazonas tem, de fato, todo o diferencial competitivo necessário para podermos posicionar esse bioma tão importante. Quais são os principais produtos que estão hoje à disposição dos turistas internacionais. O nosso papel vai ser justamente de alinhar a cadeia produtiva hoje do Estado do Amazonas para poder levar essa mensagem de maneira organizada para fora”, ressaltou.
Durante a apresentação do plano, o diretor de Marketing da Embratur apresentou dados consolidados do turismo nacional, onde apontaram que o Brasil recebeu mais de 6,77 milhões de turistas internacionais em 2024, alta de 14,6% frente ao ano anterior, um recorde histórico. Já nos primeiros seis meses de 2025, o país já ultrapassou 5,3 milhões de visitantes estrangeiros, crescimento de 48%.
O Plano Brasis 2025-2027 visa consolidar o turismo como um vetor de desenvolvimento econômico, ampliando a geração de emprego e renda, a conservação ambiental e a valorização da diversidade cultural da região.
A superintendente regional do Sebrae no Amazonas, Ananda Carvalho Pessôa, pontuou a importância do fortalecimento dos pequenos negócios para que estejam preparados para a promoção internacional. Para ela, o plano é o início de um planejamento estratégico considerando a cadeia produtiva do turismo regional.


“É para que todas as instituições consigam entender quais são as nossas oportunidades. Nós vamos juntos traçar um plano de implementação de melhoria e até de 2027 a gente consiga mensurar esse antes e depois, esse impacto na atração de turistas internacionais para essa região que é tão importante para o Brasil”, destacou.
Também estiveram presentes no evento o presidente da Comissão de Turismo, Fomento e Negócios da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Felipe Souza; presidente da Comissão de Turismo da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador João Carlos; vice-presidente da Fecomércio Amazonas, Paulo Rogerio Tadros; presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), Jaime Mendonça entre outras autoridades do trade turístico.