Há 1 minuto
Apenas nos primeiros três dias, mais de 4 mil pessoas tiveram seus direitos garantidos, mediante o acesso ao novo documento


O Mutirão da Cidadania do Governo do Amazonas vem acelerando o fluxo de emissões da Carteira de Identidade Nacional (CIN) junto à população. Os atendimentos iniciaram, na segunda-feira (25/08) e seguem até dia 5 de setembro, em todos os Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) da capital.
O diretor do Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM), Mahatma Porto, explicou que o Mutirão realizado, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), é uma solução para desafogar a fila de espera dos agendamentos eletrônicos.
“Estamos conseguindo fazer fluir esses atendimentos e esperamos ultrapassar a marca daqueles que foram agendados. Muitas pessoas conseguiram o seu agendamento e estamos dando conta ao longo da semana. Conseguimos desafogar com o agendamento presencial e vamos dosando com o agendamento eletrônico”, declarou.

FOTO: Mauro Neto/Secom
Em três dias de Mutirão, o Governo do Amazonas já realizou mais de 4 mil atendimentos para a emissão da CIN. Esse número representa quase 50% da meta de atendimentos, que é de 10 mil. A ação é voltada para quem já havia realizado o agendamento no dia 20 de agosto.
A condutora escolar Tatiana Costa, 42, foi uma das pessoas atendidas no PAC Via Norte, na zona norte da capital amazonense. Ela atestou a qualidade e celeridade dos atendimentos, tanto no agendamento presencial prévio, quanto na emissão da nova CIN.

FOTO: Mauro Neto/Secom
“Foi um atendimento bem rápido, foi padrão, já deram logo as datas, e chegamos aqui, o atendimento nas datas, nos horários, tudo correto, foi muito proveitoso. Pelo mutirão, eu consegui para mim, meus filhos e para minha irmã, então foi muito proveitoso mesmo”, destacou.
Mais acesso
Além de acelerar o fluxo de emissões da CIN, o Mutirão da Cidadania realizado pelo Governo do Amazonas também viabiliza o acesso de mais pessoas ao novo documento nacional. “Percebemos que havia uma certa dificuldade da população em aderir ao agendamento virtual. Sabemos que demora um pouco essa adaptação à tecnologia. Percebendo isso, estamos dando prioridade para esse agendamento presencial”, afirmou o diretor do IIACM, Mahatma Porto.
Também na zona norte de Manaus, a doméstica Nicéia Costa,44, foi mais uma beneficiada que destacou a eficiência dos agendamentos e atendimentos do Mutirão da Cidadania. Ela conseguiu, em poucos dias, a emissão da CIN da filha.

FOTO: Mauro Neto/Secom
“Cheguei lá, agendei e foi muito rápido. Mais rápido do que eu imaginava. E agora já conseguimos em uma semana. Só tenho a agradecer por esse mutirão. Quero agradecer e dizer que é muito bom”, assinalou.