Há 35 minutos
As atividades incluíram óculos simuladores de embriaguez, conteúdos educativos e a exposição de equipamentos

Foto: Divulgação/Detran-AM
O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), por meio das equipes de Fiscalização e de Educação para o Trânsito, promoveu atividades interativas de conscientização no calçadão da Ponta Negra, zona oeste de Manaus. As ações foram realizadas na noite de quarta-feira (20/08), em prol da segurança no trânsito.
As atividades contaram com óculos simuladores de embriaguez e de uso de drogas, jogo da memória, oficina de pintura e desenho para crianças e entrega de material educativo, como revistas. Além disso, a equipe de Fiscalização do órgão promoveu a exposição de equipamentos, com etilômetro, rádio, impressora, cone luminoso e teste rápido de alcoolemia que são realizados durante as operações de fiscalização.
De acordo com a coordenadora da Gerência de Educação para o Trânsito do Detran-AM, Mitza Brasil, as ações do órgão são estratégicas para a conscientizar a população sobre boas práticas no trânsito, promovendo segurança viária.


“Estamos sempre fazendo as atividades em prol da vida. É uma forma de reduzir os índices de acidentes de trânsito, e também de aproximar toda a comunidade das ações desenvolvidas pelo Detran-AM”, destaca Mitza Brasil.

Foto: Divulgação/Detran-AM
A professora Rosiane Almeida, de 40 anos, percorreu o circuito utilizando óculos que simulam embriaguez e uso de drogas e pôde perceber como essas substâncias afetam os sentidos de um condutor. Ela recebeu a camiseta da ação e material educativo e ressaltou a importância das atividades, especialmente em locais de grande movimentação, como a Ponta Negra.
“A primeira sensação que eu tive foi que o chão estava muito distante de mim e um pouco de tontura. E no segundo óculos, a minha visão embaçou quase que totalmente. Eu tive um pouco de noção, de direita e esquerda, pois a equipe estava do meu lado me orientando, dando suporte, caso acontecesse, de eu cair. O Detran-AM está de parabéns. Que venham mais ações como essa”, afirma a professora.

Foto: Divulgação/Detran-AM
O estudante Victor Silva, 18, também participou da interação com os óculos e recebeu orientações para um trânsito seguro. “É muito importante para conscientizar as pessoas sobre a bebida, sobre o perigo a que você pode expor a sua família e a família dos outros. Na Ponta Negra, aconteceu um acidente desses por embriaguez. Então, é muito importante colocar isso em pauta”, finaliza Victor Silva.