Há 31 minutos
Abacaxi de Novo Remanso tem reconhecimento nacional, oficializado com Selo de Indicação Geográfica (IG)

FOTO: Divulgação/Idam
Os agricultores familiares de Novo Remanso, comunidade localizada em Itacoatiara (distante 176 quilômetros de Manaus), foram beneficiados com o curso Boas Práticas Agrícolas da Cultura do Abacaxi. A programação contou com a participação de 18 trabalhadores rurais e incluiu uma visita à Unidade Demonstrativa (UD) de Abacaxi na comunidade.
A capacitação foi promovida ao longo de três dias, entre 13 e 15 de agosto. Conforme a coordenadora do Projeto Prioritário (PP) do Abacaxi, Silvia Abreu, responsável por ministrar o curso, a programação foi realizada de forma teórica e prática.
“A parte prática foi realizada no escritório da Unidade Local (UnLoc) Idam/Novo Remanso, enquanto que as aulas práticas foram realizadas na propriedade do produtor rural Josiel de Souza Pereira e na UD de Abacaxi, instalada na propriedade do agricultor Mateus Maia. Abordamos temas como nutrição mineral do abacaxi, ciclo da cultura, indução floral e estádios de maturação”, relatou Silvia.
A mobilização e divulgação foi realizada pela equipe da UnLoc, que reuniu os agricultores e auxiliou com a logística.

FOTO: Divulgação/Idam
Abacaxi de Novo Remanso
Em 2020 o abacaxi de Novo Remanso recebeu o Selo de Indicação Geográfica (IG) na categoria Indicação de Procedência, concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi).
O abacaxi de Novo Remanso é reconhecido nacionalmente pelo sabor adocicado, baixa acidez e qualidade no processo de produção. O selo garante a rastreabilidade do produto pelo consumidor e beneficia os agricultores com maior valor de mercado devido à garantia da qualidade.