Há 22 segundos
Com estrutura renovada, o espaço garante refeições a R$ 1 e reforça a rede de segurança alimentar do Governo do Amazonas


“É uma delícia, é uma bênção para o povo. Quero agradecer primeiro a Deus e ao governador. Eu fiquei tão emocionada e feliz”. A fala da moradora Lucélia da Silva, 33 anos, que frequenta o restaurante popular do Novo Israel com o filho de 10 anos, resume o sentimento da comunidade com a reinauguração da unidade do Prato Cheio, nesta quarta-feira (10/09), em Manaus, pelo governador Wilson Lima.
Localizado agora na rua dos Caldeus, nº 2, zona norte de Manaus, o restaurante popular passa a funcionar em um prédio novo, com estrutura mais confortável e melhor localizado para atender famílias em situação de vulnerabilidade.

Foto : Alex Pazzuelo/ Secom
Para a autônoma Cristina Garrido, 46, o espaço ficou ainda melhor. Ela destacou a importância de ter uma unidade do Prato Cheio mais perto de casa para diminuir as despesas. “Eu sempre costumo vir. A comida aqui é muito boa. Agora que tem aqui perto de casa, ficou melhor. É muito maravilhoso”, comentou Cristina.

Foto : Alex Pazzuelo/ Secom
Estrutura renovada
O novo espaço recebeu serviços de limpeza, pintura, iluminação e sinalização. Com isso, os usuários ganham mais comodidade e um ambiente adequado para as atividades diárias do restaurante, que já se tornou referência na zona norte da capital.
Desde 2022, a unidade do Novo Israel já serviu 704.575 refeições. Além da alimentação, o espaço promove oficinas, palestras e atividades educativas, como o “Cantinho da Leitura”, que aproxima a comunidade de temas ligados à cidadania, saúde e bem-estar.
Programa Prato Cheio

Foto : Alex Pazzuelo/ Secom
Administrado pela Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), o Prato Cheio se consolidou como um dos principais programas de segurança alimentar do Amazonas. Quando o governador Wilson Lima assumiu o governo, Manaus tinha apenas sete restaurantes populares. Hoje, são 44 unidades em funcionamento, sendo 18 na capital e 26 no interior.
De janeiro de 2019 a setembro de 2025, já foram servidas 17,9 milhões de refeições em todo o Estado, sendo 10,6 milhões na capital e 7,3 milhões no interior.
O serviço funciona em duas frentes: Restaurantes populares, com almoço servido a R$ 1, de segunda a sexta, das 8h às 13h e cozinhas populares, com sopa gratuita distribuída em porções de 1 litro por pessoa, de segunda a sábado, no mesmo horário.