Há 33 minutos
Ações de vigilância monitoram riscos a saúde durante evento cultural de massa


A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), instituição da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), atua no 27º Festival de Cirandas, desde sexta-feira (29/08) até domingo (31/08), que acontece no Cirandódromo do Parque do Ingá, em Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus). O evento de massa conta com operação estruturada de vigilância em saúde para a proteção da população local e dos visitantes.
O plano operativo, coordenado pela FVS-RCP, é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Manacapuru e contempla ações antes, durante e após o evento. Uma equipe de 14 profissionais da vigilância em saúde estadual atuará no festival.
A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, destacou que o Governo do Amazonas reforça a estrutura da saúde na festividade para garantir segurança e bem-estar dos moradores e visitantes. “Foi feito planejamento estratégico com o propósito de dar todo o suporte na área da saúde, para que a festa possa ocorrer com tranquilidade. Essa presença reforça nosso compromisso em oferecer saúde pública eficiente, humanizada e próxima da comunidade”, afirmou a secretária.
Entre as atividades da Vigilância em Saúde estadual estão a orientação de estabelecimentos que comercializam alimentos e bebidas, visando o consumo de água e alimentação segura; além do acompanhamento das condições de higiene em pontos estratégicos do evento, como balneários, restaurantes, lanchonetes, embarcações e hospedagens.


Além disso, o plano prevê o monitoramento em saúde durante o evento por meio de equipes de coletas de dados posicionadas em pontos estratégicos de atendimento à saúde, estabelecendo comunicação direta com a identificação de padrões, tendências e possíveis riscos à saúde.
As ações também contemplam a prevenção a violências sexuais contra crianças e adolescentes, de gênero, além da prevenção de acidentes. Outro destaque é a promoção da saúde sexual por meio de distribuição de material educativo com orientações sobre a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e Pós-Exposição (PEP) ao HIV e distribuição de preservativos e unidades de gel lubrificante. As ações de prevenção ao HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) ocorrem em suporte às ações desenvolvidas pela equipe municipal de saúde de Manacapuru.
Voltada às ações de prevenção, a acidentes de trabalho e promoção à saúde do trabalhador, estão sendo repassadas orientações e distribuição de material educativo às agremiações das cirandas, visando o fortalecimento da vigilância na identificação de doenças e agravos relacionados ao trabalho.
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca a importância da atuação articulada entre os diferentes setores da saúde. “É nossa missão atuar para que a tradição e a alegria do Festival de Cirandas caminhem ao lado da saúde pública. A vigilância em saúde atua de forma preventiva, protetiva e educativa, fortalecendo a segurança da população durante eventos de grande porte”, afirmou.
Ao destacar as ações, o diretor de Planejamento, Emergências em Saúde Pública e Ações Estratégicas (Diplae), Augusto Zany, ressaltou a relevância do planejamento e da resposta rápida. “Para um evento de massa, como o Festival de Cirandas, cada detalhe é pensado para prevenir riscos e dar resposta imediata a emergências. Trabalhamos em rede, alinhados com o município e com a SES-AM, para assegurar que a saúde esteja presente em todas as etapas do festival”, destacou.
Evento de massa
A ação da FVS-RCP frente a eventos de massa inclui, ainda, ações pré e pós-evento com atuação coordenada das vigilâncias sanitária, ambiental, epidemiológica, em saúde do trabalhador, hospitalar e de qualidade e laboratorial, com ênfase na prontidão a detecção e resposta a riscos de saúde pública.