Há 17 minutos
Durante a cerimônia, 65 profissionais que atuam na Fhaj foram homenageados pelos serviços prestados

FOTO: Amanda Amorim/Fhaj
A Fundação Hospital Adriano Jorge (Fhaj), unidade vinculada à Secretaria de Saúde do Amazonas (SES-AM), recebeu homenagem antecipada da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) pelos seus 72 anos de existência. A solenidade foi proposta pelos deputados estaduais Dr. Gomes (Podemos), e Roberto Cidade (União Brasil), que prestaram reverências à unidade hospitalar, inaugurada em 30 de junho de 1953, que hoje é referência no atendimento eletivo e de alta complexidade no Amazonas.
Para o diretor-presidente da Fhaj, o médico Ayllon Menezes, é um privilégio receber essa homenagem como reconhecimento pelo trabalho prestado à população amazonense.
“Nós somos imensamente gratos pelo trabalho que todos os servidores realizam em nossa fundação. Há cinco anos e meio à frente da unidade como diretor-presidente, tenho acompanhado a nossa evolução como hospital retaguarda do estado. Tivemos um grande aumento na oferta de serviços desde o início da gestão do governador Wilson Lima”, destacou Menezes.

FOTO: Amanda Amorim/Fhaj
Ainda na tribuna, o diretor ressaltou o aumento expressivo no número de cirurgias realizadas na unidade durante a atual gestão estadual. “Conseguimos, a título de exemplo, ampliar de 3.500 para 8.400 cirurgias em 2023, e realizamos mais de 7.200 cirurgias em 2024. Também resgatamos atendimentos importantes como cirurgias bariátricas, microcirurgias de mão e outros procedimentos. Agradecemos à Secretaria de Estado de Saúde e ao governador Wilson Lima por todo o apoio concedido”, finalizou.
Representando o governador Wilson Lima e a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas, Nayara Maksoud, a secretária executiva de assistência da SES-AM, Liege Menezes, também prestou uma homenagem ao hospital. Em sua fala na tribuna, Liege destacou a relevância dos serviços prestados pela fundação aos pacientes do SUS.
“Como crescemos! De uma simples unidade de clínica médica voltada para o atendimento de pacientes com tuberculose, passamos a oferecer especialidades como urologia, com destaque para a ortopedia, nosso carro-chefe, além de reumatologia e outras áreas. É muito significativo proporcionar dignidade aos nossos pacientes por meio de cirurgias que só são realizadas no Adriano Jorge”, declarou a secretária.
Durante a cerimônia, 65 profissionais que atuam na Fhaj foram homenageados pelos serviços prestados ao longo dos 72 anos de história da unidade, entre eles, a auxiliar de enfermagem Arlene Barroso, que trabalha na unidade há 40 anos. “Sou muita grata ao hospital, que acolhe não só amazonas, mas também outros estados do país. Já passei por muitas direções, mas a atual tem feito excelente trabalho”, agradeceu a funcionária.
“São 72 anos de trabalho! Ao longo dessas décadas, o hospital, que começou com 432 leitos atendendo pacientes com tuberculose, evoluiu significativamente. Hoje, conta com 23 especialidades ambulatoriais, onde nossos profissionais de saúde se dedicam diariamente a salvar vidas. O hospital está de parabéns, assim como toda a sua equipe competente”, destacou o deputado Dr. Gomes sobre a importância do hospital para o Amazonas.


A Fhaj realiza cirurgias eletivas, que são procedimentos programados via Sistema de Regulação. A unidade também realiza retirada de pedras nos rins e na vesícula, microcirurgias de mão e cirurgias bariátricas, indicadas para pessoas com obesidade causada por problemas metabólicos.