Há 35 minutos
As atividades são realizadas em Manaus e em municípios do interior

FOTO: Divulgação/ FVS-RCP
Com o objetivo de intensificar a sensibilização da rede de proteção para a notificação dos casos de violência, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), em parceria com o Instituto de Assistência à criança e ao adolescente Santo Antônio (IACAS), realiza programação de Oficinas e Seminário do Projeto Mobilizar e Agir em diferentes municípios do Estado.
Em 2025, os treinamentos já alcançaram os municípios de Marrão, Coari e Tefé com 697 profissionais capacitados. Nos próximos meses, a agenda seguirá com atividades em Manacapuru, Carauari, Coari, Anamã, Anori e Manaus, além de um seminário em Coari com participação do Ministério da Saúde.
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, explica que a notificação não deve ser vista apenas como um processo burocrático, mas sim como uma ferramenta estratégica para transformar a realidade social.
“É uma estratégia decisiva para fortalecer políticas públicas de prevenção e proteção, garantindo amparo às populações mais vulneráveis. Cada notificação representa um instrumento de transformação social, capaz de salvar vidas e assegurar direitos em todo o Amazonas”, destacou.
A coordenadora da Vigilância de Violências e Acidentes (Viva) da FVS-RCP, Cassandra Torres, acrescenta que os treinamentos visam a construção de conhecimentos de forma conjunta, respeitando as especificidades de cada município. A Viva integra a Gerência de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (GVDANT), vinculada ao Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE) da Fundação.
“É necessário ampliar a sensibilidade da rede de proteção. A notificação de violência deve ser realizada pela saúde e pela educação, mas também pode envolver outros atores, como conselhos tutelares e serviços da assistência social. A notificação é uma estratégia de cuidado em saúde pública e as informações alimentam a vigilância epidemiológica e orientam o desenvolvimento de ações mais efetivas”, ressaltou.

FOTO: Divulgação/ FVS-RCP
Sobre o Projeto
O Iacas é o idealizador do Projeto Mobilizar e Agir, financiado pela Petrobras e pelo Ministério Público do Trabalho (MPT-RR/AM), com o objetivo de articular políticas institucionais e fortalecer o Sistema de Garantia de Direitos por meio da formação de agentes da rede de proteção à criança e ao adolescente.
A coordenadora geral do Iacas, Amanda Ferreira, explica que, em parceria com a FVS-RCP, por meio da Vigilância de Violências e Acidentes (VIVA), a instituição atua para reduzir a subnotificação de casos de violência, especialmente entre crianças e adolescentes. “A formação contempla desde a identificação de sinais de violência até o acolhimento das vítimas, ressaltando a importância do registro correto na ficha de notificação de casos interpessoais e autoprovocados neste grupo”, destacou.