Há 4 minutos
Obra recebeu investimentos federais de R$ 7,39 milhões, garantidos após articulação do Governo do Amazonas


O governador Wilson Lima inaugurou, nesta quinta-feira (24/07), o aeroporto do município de Fonte Boa (a 678 quilômetros de Manaus) totalmente reformado e com capacidade ampliada. A obra foi viabilizada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), junto ao Governo Federal.
“Estamos entregando essa estrutura com recursos do Governo Federal, parte do Estado e execução direta nossa. Tudo isso para dar mais segurança e tranquilidade para quem vai pousar e decolar aqui, e também para trazer uma rota fixa para o município de Fonte Boa e atender a população”, declarou o governador, que ainda participou da inauguração do Conjunto Habitacional Vovó Chiquinha na cidade.
A obra no aeroporto é fruto da parceria firmada entre o Governo do Amazonas e o Ministério da Infraestrutura, executada por um contrato entre a Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC/MInfra) e a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).
O investimento foi de R$ 7,39 milhões e contemplou a execução de serviços de recuperação e pavimentação da Pista de Pouso e Decolagem (PPD); da pista de táxi-aéreo e do pátio de estacionamento de aeronaves; construção de uma nova cerca patrimonial para delimitação das áreas de serviço e de segurança do local; sinalização horizontal da pista; entre outros.


Com a modernização, o aeroporto de Fonte Boa, que antes tinha uma baixa capacidade para receber voos, passa a ter capacidade de moderada a alta. O secretário da Seinfra, Carlos Henrique Lima, destacou os avanços na infraestrutura do município. “É uma pista de 1.300 metros, totalmente reformada e modernizada. Um pátio de aeronaves de mais de 5 mil metros quadrados. Temos muito orgulho de estar hoje entregando para a população essa nova pista do aeroporto de Fonte Boa”, disse.
Compromisso
Desde 2019, o Governo do Amazonas, por meio da Seinfra atuou na articulação de recursos junto à SAC, com propostas para a realização de obras de reforma e construção de aeroportos no Amazonas. Essa foi mais uma alternativa encontrada pelo Estado para desenvolver a malha aérea regional, reduzir as distâncias e levar avanços para o segmento.


Após a confirmação dos recursos articulados pela Seinfra, o interior do estado recebeu investimentos para a execução de obras aeroportuárias. Além de Fonte Boa, outros municípios também recebem obras e serviços de aeroportos, como Lábrea, Novo Aripuanã e Pauini. A ação faz parte do programa Aero Mais Amazonas e tem o objetivo de ampliar a malha aérea do estado.