Há 2 horas
Foram instaladas 1.146 luminárias de LED em hospitais, maternidades, SPAs e policlínicas

FOTO: Divulgação/UGPE
O Governo do Amazonas concluiu a modernização do sistema de iluminação pública em 21 unidades da rede estadual de saúde, na capital, por meio do Programa Ilumina+ Amazonas. Com investimento de R$ 3 milhões, foram instalados 1.146 novos pontos de LED nas áreas externas e de uso público de hospitais, maternidades, Serviços de Pronto Atendimento (SPAs) e policlínicas da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).
Os serviços foram realizados pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb). De acordo com o secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo, o LED é um equipamento mais moderno, econômico, menos poluente e que oferece mais luminosidade, garantindo maior segurança às pessoas que transitam nos locais onde as luminárias são instaladas.
“Há uma economia de 60% no consumo de energia elétrica com a iluminação em LED, além de contribuir com meio ambiente, já que substitui as lâmpadas comuns, feitas de vapor de sódio e de mercúrio, que poluem o lençol freático no aterro sanitário. São inúmeros os benefícios que a iluminação adequada de LED traz”, disse.
Campêlo informou ainda que o Programa Ilumina+ Amazonas também está alcançando outras áreas públicas e institucionais do Estado, além das unidades de saúde.


“É uma nova fase do Ilumina+ Amazonas. Nós estamos quase completando a iluminação dos 61 municípios do interior. E expandimos para iluminar a rede pública de saúde e de segurança. Nós estamos nas delegacias, nos quartéis, dando apoio para as Polícias Militar e Civil e todas as estruturas de segurança”, reforçou.
A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, destaca que a ação está inserida no pacote de investimentos que vem sendo feito pelo Governo do Amazonas, na infraestrutura das unidades. “O Ilumina+ faz parte da transformação da saúde com a modernização da infraestrutura. O governador Wilson Lima quer todas as unidades com iluminação para garantir segurança a quem está na unidade de saúde, seja o paciente, acompanhante ou servidor”, afirmou.
A enfermeira Elisângela Lopes atua há dois anos no Hospital Pronto-Socorro João Lúcio, uma das 21 unidades a receber a modernização das lâmpadas de LED, e conta que já sente a diferença. “Ficou bem melhor, o Ilumina+ veio para somar, porque não tem mais áreas escuras, o que gera segurança para os funcionários, para os pacientes, acompanhantes e equipe em geral”, relatou.
Ilumina+ nas unidades
O Complexo Hospitalar Sul (CHS), formado pelo Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto e o Instituto da Mulher Dona Lindu, foi o primeiro a receber a nova iluminação na área dos estacionamentos e entorno, em dezembro do ano passado. A UGPE implantou 176 pontos de LED, garantindo mais segurança tanto para os usuários quanto para os funcionários e pessoas que circulam pelo local.


Também receberam o novo sistema de iluminação os prontos-socorros João Lúcio Pereira Machado e Platão Araújo, as maternidades Ana Braga e Balbina Mestrinho, Azilda Marreiro e Nazira Daou; os hospitais Geraldo da Rocha, Francisca Mendes, Chapot Prevost, Instituto de Saúde da Criança do Amazonas (Icam); as Policlínicas José Lins, Zeno Lanzini e Codajás; os Centros de Atenção Integral à Melhor Idade (CAIMIs) Dr. Paulo Lima e Ada Rodrigues Viana; os Hospitais e Prontos-Socorros da Criança (HPSC) das zonas Leste, Oeste e Sul; o SPA Eliameme Rodrigues Mady; a Central de Medicamentos do Amazonas (CEMA); e a sede administrativa da SES-AM.
Ação no Interior
O Programa Ilumina+ Amazonas já atendeu 49 municípios e 244 comunidades rurais, ribeirinhas e indígenas do interior, com mais de 91 mil pontos de LED instalados, chegando a mais de 1,6 milhão de pessoas. Os investimentos somam aproximadamente R$ 199 milhões. A meta é alcançar todos os 61 municípios do interior, proporcionando iluminação pública moderna, com maior eficiência energética, menor emissão de carbono, e que gera mais segurança pública, melhorando a qualidade de vida da população.