Há 1 hora
A cerimônia de abertura do 2º semestre contou com apresentações dos alunos no Sambódromo


O Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro deu início às aulas do 2º semestre de 2025 na segunda-feira (11/08), com um evento que reuniu alunos, professores e autoridades na unidade Sambódromo, localizada na zona centro-sul de Manaus. A programação contou com apresentações em homenagem ao Dia do Estudante, celebrado em 11 de agosto, reforçando a importância da educação artística na formação cultural da população amazonense.
O secretário de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, Caio André, destacou que o momento simboliza a continuidade dos investimentos em políticas públicas voltadas para a arte e para o fortalecimento do setor criativo.
“É fundamental, e hoje é um dia emblemático, que é o Dia do Estudante. Estamos aqui acompanhando todos os cursos que são iniciados e trabalhados no Instituto de Arte, justamente no início do segundo semestre. As políticas públicas precisam e continuarão sendo implementadas para levar à nossa população essa oportunidade nas artes através do Liceu de Arte”, ressaltou o secretário.


O secretário também deixou uma mensagem de incentivo aos alunos: “Quero desejar boas-vindas a todos, dizer que é uma alegria tê-los no Liceu de Arte. O Governo do Estado do Amazonas faz questão de propiciar isso para que possamos continuar produzindo artistas e artes de qualidade. Através dessa formação, temos certeza que o legado futuro será maravilhoso”, destacou.
O diretor do Liceu, Davi Nunes, reforçou que o retorno das aulas não é apenas a retomada das atividades, mas a continuidade de um projeto que transforma vidas por meio da cultura. Segundo ele, o Liceu busca constantemente aprimorar suas metodologias e ampliar a oferta de cursos, abrangendo desde música, dança e teatro até artes visuais e produção cultural.
Entre os novos alunos que chegaram ao Liceu neste semestre está Ana Paula, de 7 anos, que iniciou o curso de teatro. “Meu primeiro dia de aula foi muito divertido. Fizemos poses, esculturas com os coleguinhas e nos conhecemos melhor. Algumas coisas eu já sabia, mas estou aprendendo muito mais sobre teatro. Estou gostando bastante”, contou a estudante.


Para a mãe de Ana Paula, Andreane Teixeira, matricular a filha no Liceu foi uma decisão para desenvolver o talento que ela já havia percebido. “Desde pequena ela é muito ativa e gosta de se comunicar. Notei esse dom e perguntei se ela tinha interesse. Ela disse que sim, então eu a inscrevi”, revelou.
Com uma programação diversificada, o Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro segue como um dos principais polos de formação artística do Estado, com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, fortalecendo a cultura e preparando as novas gerações de artistas.