Há 2 minutos
Programa foi lançado, em setembro de 2024, pelo governador Wilson Lima; Em nove meses, 2.338 aparelhos tiveram os donos identificados


A autônoma Vitória Caroline, 22, teve o telefone celular furtado na capital amazonense, há três meses, e ao realizar o boletim de ocorrência, ela teve seu aparelho restituído, nesta quarta-feira (27/08), em mais uma ação do Programa RecuperaFone. Vitória é uma das 1.036 pessoas que teve o nome divulgado no 5º edital da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) para restituição de celulares recuperados pelo Programa, a partir de ações das polícias Civil (PC-AM) e Militar (PMAM).
O procedimento feito por Vitória permitiu que fossem cruzados informações de boletins de ocorrência com o IMEI (código de identificação dos celulares) por meio de um software especializado, possibilitando identificar dispositivos com restrição em operações policiais e estabelecimentos comerciais.

Foto: Victor Levy / SSP-AM
“Eu sou mais uma prova viva de que realmente o programa RecuperaFone funciona; ele realmente é um programa eficaz e vale a pena a gente fazer o boletim de ocorrência quando acontece esses casos; meu sentimento é de gratidão a Deus e felicidade por ter recuperado meu aparelho celular”, disse Vitória.
A advogada Melissa Monteiro, 33, também comemorou a restituição do aparelho celular. “É gratificante ter ele (aparelho celular de novo); Tem mais de um ano que eu fui assaltada, e não tinha nenhuma expectativa de recuperá-lo. O trabalho do Governo está de parabéns. É um trabalho que dá resultado”.

Foto: Victor Levy / SSP-AM
Resultados
O programa RecuperaFone foi lançado, em setembro de 2024, pelo governador Wilson Lima, e é uma iniciativa da SSP-AM. Em nove meses, 2.338 objetos tiveram os donos identificados e mais 1.900 devolvidos aos proprietários. Durante este período, foram recuperados pelas Forças de Segurança do estado 6.500 aparelhos, a partir de 33 operações, 91 fiscalizações em lojas e assistências técnicas, resultando em 94 prisões de pessoas envolvidas em crimes de roubo, furto e receptação qualificada.

Foto: Victor Levy / SSP-AM
“Esse investimento do Governo do Estado resulta na redução dos índices de criminalidade, na quantidade de roubos de celulares; assim como na restituição dos aparelhos aos seus proprietários; e a repressão a essas quadrilhas que vêm cometendo esses crimes de roubos e furtos que tanto incomoda a população”, disse o delegado Bruno Hitotuzi, diretor do Núcleo de Investigação e Recuperação de Celulares (NIRC) da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM).
Divulgação
Todos os nomes estão disponíveis no site da SSP-AM: https://www.ssp.am.gov.br/. Conforme a Secretaria de Segurança, dos nomes que constam no edital, 439 são de donos de aparelhos recuperados durante as últimas ações do RecuperaFone. Os demais são remanescentes.
Os aparelhos estão sendo entregues, das 9h às 16h, na sede do Programa RecuperaFone, localizada na Conjunto Celetramazon, na Rua 7, nº 11, bairro Adrianópolis, zona centro-sul de Manaus.
Reduções
As ações realizadas pelo Programa RecuperaFone foram essenciais para que os crimes de roubos de celulares reduzissem este ano entre os meses de janeiro a julho, em 23% no Amazonas e em 24% na capital amazonense. Após a implantação e com as reduções, Manaus saiu do ranking das cidades com maior número de roubo de celulares, conforme dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) 2025, divulgados em julho.