Há 2 minutos
Serviços visam promover o desenvolvimento da infraestrutura aeroportuária no município

FOTO: Divulgação / Seinfra
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), e em convênio firmado com a Prefeitura de Pauini, avançou com a obra de recuperação e modernização da pista de pouso do município (distante 923 quilômetros de Manaus).
Com investimento no valor de R$ 9,6 milhões, o convênio apresenta 75% de avanço e contempla serviços em 1,2 quilômetro de extensão da via, dos quais 0,8 quilômetro é destinado às operações de pouso e decolagem.


A pista, que possui 20 metros de largura, terá também duas cabeceiras, sendo uma por extremidade, com 200 metros de extensão cada. A obra contempla ainda cerca de proteção, alambrado, mureta e portão de ferro.
Nesta etapa, será dada continuidade na execução de serviços de drenagem, construção da cerca operacional, plantio de grama e sinalização horizontal com pintura de faixas, setas e zebrados, necessários para facilitar as operações de pousos e decolagem com segurança.
Foram realizados serviços de demolição, terraplenagem e pavimentação, com aplicação de sub-base, base estabilizada e concreto asfáltico.
Após concluída, a obra irá proporcionar mais segurança nas operações aéreas, bem como facilitar o transporte de insumos e de passageiros entre os municípios, contribuindo com o desenvolvimento da aviação regional e levando melhorias


Para o secretário da Seinfra, Carlos Henrique Lima, a obra é de grande importância para Pauini. “Mais do que infraestrutura, obras como esta levam desenvolvimento e qualidade de vida para a população, beneficiando o município como um todo. Dessa forma, a aviação regional avança e Pauini também”, destacou.
Situado na calha do Purus, o município de Pauini conta atualmente com uma população de 19.373 habitantes, de acordo com dados atualizados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referentes ao Censo de 2022.