Há 1 hora
Os serviços estão sendo realizados pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE)

FOTO: Tiago Corrêa/UGPE
As obras de saneamento básico do Programa Integrado de Saneamento (Prosai), em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), seguem em ritmo acelerado para levar água potável para toda a população da sede e elevar de zero para até 25% a oferta do serviço de esgotamento sanitário no município.
Os serviços estão sendo realizados pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb). De acordo com o secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo, o objetivo é que no 58º Festival de Parintins, no final de junho deste ano, o sistema de água possa iniciar a operação.
“As obras de abastecimento de água começaram em setembro do ano passado e estão bastante avançadas. Já foram instalados 26 quilômetros de rede de tubulação, perfurados seis poços e estão em construção três reservatórios elevados e cinco apoiados, que irão fazer o armazenamento para que não falte mais água para a população”, informou o secretário.
O projeto de água prevê 44 quilômetros de rede de distribuição, perfuração de dez novos poços e recuperação de sete poços existentes, além da construção de quatro Centros de Reservação e Distribuição (CRDs).
Os bairros que já receberam a nova rede de água são Paulo Corrêa, Itaúna I, Itaúna II, Djard Vieira, Nossa Senhora de Nazaré, São Vicente de Paulo, Emílio Moreira, Distrito Industrial, São José Operário, São Benedito, Palmares, Centro, conjuntos Vitória Régia (conjunto da Sham), Macurany e conjunto João Novo.
Na parte de esgotamento sanitário, os trabalhos estão sendo realizados no bairro Palmares, com 200 metros de tubulação instalada até agora. O projeto prevê 34 quilômetros de rede de coleta, quatro estações elevatórias e uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). O novo sistema vai beneficiar cerca de 12 mil pessoas.


Conforme o coordenador do Prosai Parintins, Leonardo Normando, além das obras, o Governo do Amazonas também vai investir R$ 10 milhões no fortalecimento institucional do Serviço Autônomo de água e Esgoto (SAAE) de Parintins, administrado pela prefeitura. “O investimento é para que a autarquia possa fazer a gestão do novo sistema que está sendo implantado na cidade, pelo programa”, destacou.
Sobre o Prosai
O Prosai Parintins vai promover a requalificação urbanística de uma área de mais de 208 mil metros quadrados, no entorno da Lagoa da Francesa, beneficiando seis bairros. As obras abrangem saneamento básico, habitação, requalificação urbanística e reflorestamento.
Serão construídos um novo mercado, conjuntos habitacionais, parques urbanos, praças, ciclovias, playground’s, quadras poliesportivas, quiosques para pequenos comerciantes, um Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) e o Centro de Qualificação da Mulher Parintinense. O programa irá reassentar 832 famílias de áreas de risco de alagação em 504 unidades habitacionais e outras soluções de moradia.
O Prosai Parintins terá um total de U$ 87,5 milhões em investimentos, sendo US$ 70 milhões financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a contrapartida direta do Estado, de U$ 17,5 milhões. O financiamento é fruto de operação de crédito a ser pago pelo Governo do Estado.