Há 40 segundos
Reforma do quinto andar do hospital integra pacote de R$ 80 milhões que o Governo do Amazonas está investindo na modernização do CHS


Pacientes e acompanhantes do Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto aprovaram a nova Unidade de Internação recém-inaugurada no local. Completamente reformado e modernizado pelo Governo do Amazonas, o espaço de 83 leitos começou a ser ocupado esta semana e surpreendeu quem precisou de internação no HPS. Junto com o Instituto da Mulher Dina Lindu, a unidade integra o Complexo Hospital Sul (CHS).
“A modernidade, a iluminação e o conforto fazem muita diferença. É um espaço realmente bom”, declarou o universitário Jainer César, internado após uma cirurgia de hérnia.

Foto: Mauro Neto/Secom e Evandro Seixas/SES-AM
A personal trainer Patrícia Lima, que acompanha o pai hospitalizado após um AVC, também se mostrou impactada e elogiou a equipe. “A assistência é excelente, os profissionais são atenciosos e prestativos. Aqui está tudo muito bom”, afirmou.

Foto: Mauro Neto/Secom e Evandro Seixas/SES-AM
A nova Unidade de Internação foi inaugurada semana passada pelo governador Wilson Lima, que definiu como meta um novo padrão de atendimento ao HPS e ao Instituto da Mulher Dona Lindu. O local passou por ampla reestruturação e agora possui doze enfermarias e três salas de isolamento, com infraestrutura de ponta voltada à humanização do atendimento.
Os primeiros 74 pacientes, 49 homens e 25 mulheres internados, foram transferidos de enfermarias do quarto andar para o novo espaço, que conta com camas hospitalares motorizadas, climatização, poltronas para acompanhantes e equipamentos de última geração.
Para os profissionais de saúde, a mudança também representa melhores condições de trabalho. “Hoje, temos um ambiente harmonizado, que impacta diretamente na recuperação dos pacientes”, disse a enfermeira Andreza Mendes.

Foto: Mauro Neto/Secom e Evandro Seixas/SES-AM
A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, afirma que a reforma foi completa, envolvendo a substituição das redes elétrica, hidráulica e de gases medicinais, instalação de pisos hospitalares Korodur, iluminação, além da revitalização de postos médicos, farmácia satélite, copa e áreas de apoio.
Para a médica clínica Elizabeth Barros o novo ambiente pode auxiliar na recuperação do paciente. “É como quando a gente reforma a própria casa. Fica tudo mais clean, mais claro. Ilumina o ambiente, traz vida, saúde, aconchego”, comparou.

Foto: Mauro Neto/Secom e Evandro Seixas/SES-AM
As obras no local fazem parte de um pacote de investimentos de aproximadamente R$ 80 milhões no CHS. A diretora Assistencial Bruna Melo confirmou que o próximo passo é iniciar a revitalização do quarto andar. “Queremos replicar esse padrão, ampliando nossa eficiência operacional e o bem-estar dos pacientes”, disse.