Há 20 minutos
Atendimentos seguem até dia 5 de setembro, para quem já havia realizado o agendamento

FOTO: Mauro Neto/Secom e Lincoln Ferreira/Sejusc
A garantia da cidadania por meio da Carteira de Identidade Nacional (CIN) é uma realidade na vida do contador Afrânio de Menezes e do seu filho, Rian de Menezes. Eles receberam atendimento para a emissão da CIN, nesta terça-feira (26/08), no Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) do bairro Alvorada, zona centro-oeste de Manaus, um dos locais onde aconteceu o Mutirão da Cidadania do Governo do Amazonas.
O morador ressaltou a eficiência do agendamento e a importância da atualização do documento. “Parabenizo a iniciativa do Governo do Estado em fazer essa campanha para retirar a nova carteira de identidade, principalmente, para as pessoas que estão com a carteira desatualizada. Nós fomos muito bem atendidos e com certeza valeu muito a pena”, declarou.

FOTO: Mauro Neto/Secom e Lincoln Ferreira/Sejusc
Quem também teve acesso ao atendimento foi o morador do bairro Flores, zona centro-sul, Roger Alberto. “A nova CIN vai facilitar mais ainda, porque agora você vai poder andar com uma nova carteira, atualizada”, disse.

FOTO: Mauro Neto/Secom e Lincoln Ferreira/Sejusc
A moradora do bairro da compensa, zona oeste, Daniele Gama, expressou sua gratidão pela oportunidade proporcionada pelo Mutirão. “É uma atualização muito importante. Quero agradecer porque é uma oportunidade muito boa para nós que precisamos tirar essa identidade. Agradeço ao (governador) Wilson Lima pelo apoio de estar proporcionando essa parte de tirarmos a identidade”.

FOTO: Mauro Neto/Secom e Lincoln Ferreira/Sejusc
Mutirão da Cidadania
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), realiza até dia 5 de setembro, o atendimento para a emissão de Carteira de Identidade Nacional (CIN) em todos os PACs da cidade.
A ação é voltada para quem já havia realizado o agendamento no dia 20 de agosto, nos Centro de Convivência Magdalena Arce Daou, no bairro Compensa; Teonízia Lobo, no Amazonino Mendes e no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) João dos Santos Braga, no Nova Cidade.
Carteira de Identidade Nacional
A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) traz avanços em segurança e praticidade para os cidadãos. Entre as novidades está a inclusão de dados de diferentes documentos pessoais, verificáveis na versão digital, o que pode facilitar o atendimento do cidadão em outras repartições, como educação, saúde e trabalho.
O Amazonas é o segundo estado da região Norte que mais emitiu a CIN. Desde o lançamento da nova carteira, em abril de 2023, foram emitidas mais de 760 mil, o que representa alcance de cerca de 18% da população amazonense, segundo dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Somente nos seis primeiros meses de 2025, o estado já emitiu mais de 78 mil novas carteiras.