Há 33 minutos
Evento acontecerá entre os dias 28 de setembro e 05 de outubro, no Parque Multiuso Dr. Eurípedes Ferreira Lins

Foto: Arthur Castro/ Secom
Para os produtores rurais, a 47ª edição da Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro), será uma vitrine para valorizar o trabalho no campo, aproximar consumidores da produção local e gerar novas oportunidades de negócios. O clima de expectativa marcou o lançamento da edição da feira, neste sábado (30/08), em Manaus, com a presença do governador Wilson Lima. O evento deve movimentar R$ 230 milhões em negócios e receber cerca de 260 mil visitantes no Parque Multiuso Dr. Eurípedes Ferreira Lins, entre os dias 28 de setembro e 5 de outubro.
Para o representante do Conselho Fiscal da Cooperativa do Piscicultor do Estado do Amazonas, Ronaldo Nascimento, a Expoagro é a oportunidade de mostrar a força da produção rural do Amazonas, ampliar o alcance dos produtos e fortalecer a economia do interior.
“A população precisa conhecer como é que os alimentos chegam à mesa de cada um de nós e é através do trabalho dos produtores rurais que isso acontece. A Expoagro dá essa visibilidade, valoriza o trabalho dos produtores e estimula as pessoas que têm interesse também de fazer negócio no agronegócio”, ressaltou Ronaldo.

Foto: Arthur Castro/ Secom
O evento é considerado a “casa do produtor rural”, pois aproxima o campo da cidade e abre espaço para a circulação de produtos, tecnologias e inovações. Para 2025, estão previstos 580 estandes, feira de maquinários, rodada de negócios e científica, capacitações, exposição de animais, torneios leiteiros e feira de produtos regionais, além de programação
cultural e esportiva.
O representante da Federação dos Trabalhadores da Agricultura (Fetag) Milton Soares, destacou a participação de 70 agricultores familiares que terão espaço gratuito para comercializar diretamente com o público. “É quando os agricultores vendem e produzem um recurso, uma economia, para eles, da própria produção. Vem direto do produtor para o consumidor, então isso é muito importante para nós”, enfatizou Milton.

Foto: Arthur Castro/ Secom
Outro incentivo esperado pelos produtores é a isenção do ICMS durante os oito dias de feira, o que garante preços mais competitivos para insumos, maquinários, animais e produtos agrícolas, estimulando pequenos e médios empreendedores a investirem em modernização.
O secretário de estado de Produção Rural (Sepror), Daniel Borges, enfatizou a importância da feira para o desenvolvimento econômico no setor primário. “Nós estaremos funcionando do dia 28 de setembro a 5 de outubro, isso tudo pensando em fortalecer e dar mais oportunidade para os produtores. Nós teremos aqui a isenção de ICMS e teremos também o Festival Artistas da Terra, pensando em valorizar o artista local”, destacou o secretário.
Resgatada pelo governador Wilson Lima em 2019, a Expoagro se consolidou como a maior vitrine do agronegócio sustentável da região Norte, movimentando mais de R$ 667 milhões em negócios desde então. Além de fortalecer a economia local, a feira tem aberto portas para que produtores do Amazonas alcancem reconhecimento nacional e internacional, como no caso das queijarias de Autazes e Parintins que representarão o estado em um concurso mundial, em Paris.
Programação

Foto: Arthur Castro/ Secom
A programação da feira inclui ainda a 2ª Corrida da Expoagro, marcada para o dia 28 de setembro, com percursos de 5 km e 10 km, e o Festival Artistas da Terra, que trará mais de 30 atrações musicais regionais para o público infantil e adulto. Diariamente, o espaço contará com apresentações culturais, shows e atividades de lazer para toda a família.
A Expoagro também será palco para cursos de capacitação voltados a produtores, técnicos e estudantes, com temas como regularização de associações, produção de biofertilizantes e cultivo de hortaliças. A rodada científica deve reunir pesquisadores e especialistas para debater inovações e desafios do setor.
Durante a solenidade de lançamento do evento, também foi feito um registro especial ao aniversário de 13 anos da Agência de Defesa Agropecuária do Amazonas (Adaf), celebrado nesta sexta-feira (29/08). A agência é responsável por garantir a segurança alimentar, a sanidade animal e vegetal, e fortalecer a confiança do mercado nos produtos do estado.
Agro Amazonas
Além da Expoagro, a agenda do setor primário contará, já na próxima semana, com o 1º Agro Amazonas – Defesa Agropecuária, que será realizado nos dias 2 e 3 de setembro, no Centro de Convenções Vasco Vasques, com o tema “Alimentos Seguros, Mercados Abertos e Saúde Protegida”. O evento reunirá mais de 20 especialistas em palestras sobre desenvolvimento sustentável, inovações digitais e segurança alimentar.