Há 36 minutos
Ações acontecem em espaços do programa na capital, promovendo informação e acolhimento para prevenção ao suicídio

Foto: Divulgação/Sedel
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), iniciou, nesta quarta-feira (03/09), uma série de palestras em alusão ao Setembro Amarelo, campanha nacional de prevenção ao suicídio. A ação é coordenada pelo Programa RespirAR e tem como objetivo promover a saúde mental e prevenir o suicídio por meio da informação e do acolhimento.
Segundo o secretário da Sedel, Diego Américo, a iniciativa reforça a missão do Governo do Amazonas em cuidar das pessoas. “Estamos unindo esporte, bem-estar e cidadania para oferecer um espaço de acolhimento e informação. O Programa RespirAR é referência nesse sentido e, no Setembro Amarelo, reforçamos a importância de cuidar da mente e do corpo, garantindo qualidade de vida e prevenção para a nossa população”, destacou o secretário.
A programação segue no dia 10/09, com atividades nos Centros Estaduais de Convivência da Família (CECF) Padre Pedro Vignola e Magdalena Arce Daou, continua no dia 11/09, na Quadra Poliesportiva do Monte Sião, e será encerrada no dia 12/09, na Vila Olímpica de Manaus.


Além das palestras, as ações incluem momentos de escuta e orientação com profissionais especializados, promovendo um ambiente acolhedor e informativo para reforçar a importância da prevenção ao suicídio e do cuidado com a saúde mental. A iniciativa busca conscientizar e oferecer suporte para todas as faixas etárias, com atenção especial aos idosos e suas famílias.

Foto: Divulgação/Sedel
O participante do RespirAR na Aparecida, José Costa destacou a importância da iniciativa.“Essas atividades são essenciais, principalmente, para nós da terceira idade, mas também para todas as pessoas. A atividade física é vida, nos dá bem-estar e qualidade de vida. Aqui no RespirAR, além dos exercícios, recebemos informações valiosas para cuidar da nossa saúde mental. Eu e minha esposa participamos juntos, o que mostra a importância desse programa para as famílias”, afirmou.