Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Secretaria de Educação promove campanha de autodeclaração étnico-racial em escolas de todo o Amazonas

11/03/2025
Compartilhar


Há 1 hora

O objetivo é sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância da autodeclaração, bem como gerar dados mais precisos sobre a multirracialidade amazonense

FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Em refeência ao Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, celebrado no dia 21 de março, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar realiza, em toda a rede estadual de ensino, a campanha de autodeclaração étnico-racial em larga escala. O objetivo é sensibilizar estudantes, responsáveis e profissionais da educação da rede pública sobre a importância da autodeclaração étnico-racial.

Organizada pelo Departamento de Políticas Educacionais para Diversidade (DPDI), a campanha intitulada “Secretaria de Educação pelo fortalecimento e pertencimento étnico-racial dos estudantes” entra em vigor nas escolas estaduais a partir desta semana. Como principal atividade, as unidades de ensino irão distribuir um documento de autodeclaração, que possibilitará a atualização da ficha de matrícula dos alunos.

A meta é diminuir o percentual de estudantes que não declararam sua cor, raça ou pertencimento étnico-racial no Sistema Integrado de Gestão Educacional do Amazonas (Sigeam), e, com isso, também ter dados mais fidedignos para a construção e aprimoramento das políticas públicas relacionadas ao tema.

“A campanha visa estar alinhada à Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ), do Ministério da Educação (MEC), que foi criada no ano passado. Com as orientações repassadas, idealizamos esse momento, que se repetirá durante o ano letivo”, destacou Rafael Ferreira, diretor do DPDI.

Baseado na Lei Federal 14.553/2023, que determina a inclusão de informações sobre raça/cor em registros administrativos em setores públicos e privados, o documento de autodeclaração poderá ser assinado por alunos de todas as idades. Entretanto, discentes menores de 16 anos precisarão também da assinatura de seus responsáveis para total validade da autodeclaração.

Outras iniciativas

Para além da distribuição e acompanhamento dos documentos de autodeclaração, o DPDI também idealiza que a campanha seja uma oportunidade de desenvolver atividades de letramento racial nas escolas estaduais. Para isso, serão desenvolvidas, com os estudantes, rodas de conversa, palestras e trabalhos escolares relacionados à iniciativa.

De acordo com Cláudia Pinheiro, professora de História e uma das idealizadoras da campanha, os docentes também podem explorar o tema a partir da formação continuada.

“No ano passado, por exemplo, o Cepan realizou um curso base para uma educação antirracista, disponibilizado para todos os professores da rede estadual. Para 2025, temos como possibilidade os cursos de extensão da Capes, em parceria com a Ufam e a UEA, sobre gestão em educação para as relações étnico-raciais e educação escolar quilombola. É uma oportunidade de se apropriar do tema”, ressaltou Cláudia.

Ineditismo

As movimentações realizadas a partir da construção da campanha também trouxeram conquistas inéditas para o Amazonas. Pela primeira vez, o Sigeam terá em seu registro uma aba direcionada aos estudantes quilombolas. A novidade promete produzir dados que serão utilizados para o entendimento sobre o amplo debate étnico-racial no estado.

FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Para o professor Sansão Flores, gerente da Gerência de Educação Escolar Indígena (Geei), da Secretaria de Educação, os avanços são lentos, mas importantes. De etnia Tikuna, Sansão se tornou professor aos 16 anos, por ser um dos únicos moradores da comunidade Boa Vista do Lago Grande, no município de Santo Antônio do Içá (distante 880 quilômetros de Manaus), a saber ler.

“Enfrentei muita dificuldade, e hoje, muitas vezes, parece que lutamos a mesma luta de anos atrás. Com 64 povos originários, cada um com as suas especificidades culturais e linguísticas, o Amazonas é a verdadeira Torre de Babel. Por isso, parabenizo a iniciativa da Secretaria de Educação. É louvável. Iremos identificar com mais precisão quem são e onde estão os nossos estudantes”, compartilhou Sansão, que também é mestre em Linguística.

A campanha de autodeclaração étnico-racial da Secretaria de Educação seguirá em vigor durante todo o ano letivo, e o DPDI reforçará sobre ela durante todas as datas relacionadas a temáticas raciais. O Caderno de Conceitos e Orientações do Censo Escolar 2024, organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), também foi usado enquanto conteúdo base para o documento de autodeclaração étnico-racial produzido pela Secretaria de Educação.

Termos encontrados Agência Amazonas, Governo do Amazonas, SECOM
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

FVS-RCP apresenta experiência pioneira de descentralização da soroterapia em terras indígenas de difícil acesso

06/09/2025
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas realiza ação para fomentar a produção rural em Presidente Figueiredo

06/09/2025
Governo do Amazonas

Polícia Militar do Amazonas prende homem por falsa comunicação de crime na zona leste

06/09/2025
Governo do Amazonas

Abertura do 10° Congresso Norte e Nordeste das Secretarias Municipais de Saúde é realizada em Manaus com a presença de 16 estados

06/09/2025
Governo do Amazonas

Polícia Militar do Amazonas apreende arma de fogo, maquinário para drogas e porções de maconha na zona sul Manaus

06/09/2025
Governo do Amazonas

Polícia Militar do Amazonas apreende máquina de embalar drogas e três pacotes de maconha em Manaus

06/09/2025
Governo do Amazonas

SSP-AM moderniza fluxo pericial e garante mais celeridade nas investigações

06/09/2025
Governo do Amazonas

Ipaam encerra semana de educação ambiental em Anamã com mais de 1,5 mil participantes

05/09/2025
Governo do Amazonas

Ipaam aplica R$ 1,39 milhão em multas por crimes ambientais durante Operação Força Tarefa Amazônia

05/09/2025
Governo do Amazonas

Com apoio da SES-AM, 10° Congresso Norte e Nordeste das Secretarias Municipais de Saúde é realizado em Manaus

05/09/2025
Governo do Amazonas

Polícia Militar do Amazonas homenageia Tenreiro Aranha em solenidade alusiva à elevação do Amazonas à categoria de província

05/09/2025
Governo do Amazonas

“Banzeiro Cabôco” destaca música amazônica em 3ª edição no Largo de São Sebastião

05/09/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo