Há 17 horas
Na 23ª edição do evento, o Misam abre programação valorizando memórias sobre patrimônio cultural

FOTO: Gabi Vitim/Divulgação
A abertura da 23ª Semana Nacional de Museus no Amazonas teve início nesta segunda-feira (12/05) com atividades no Museu da Imagem e do Som (Misam), localizado no Centro Cultural Palacete Provincial. A programação no Palacete, promovida na capital pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, segue até o dia 17 de maio (exceto quarta-feira), das 9h às 15h.
A primeira atividade do dia foi a tradicional visita mediada, conduzida por monitores de turismo, que apresentaram ao público as peças e histórias do acervo do Misam, convidando os visitantes a mergulharem na evolução da imagem e do som na região amazônica.
Uma das visitantes, a gerente de atendimento ao cliente, Alice Lorena, destacou a emoção ao reconhecer objetos semelhantes ao que seu pai usava: “Meu pai era fotógrafo científico, então eu já vi câmeras antigas, mas não essas logo do começo da exposição, já que essas são modelos bem antigos mesmo. Então pra mim trouxe muitas memórias afetivas, essa visita ao museu.”
Além da visita guiada, o público também pôde conferir a exposição “Meu Olhar sobre o Museu”, composta por vídeos curtos (de 1 a 3 minutos) produzidos por estagiários do Departamento de Gestão de Museus. A ideia surgiu do gerente do Misam, Clóvis Neto, que decidiu valorizar o olhar de quem vive o museu diariamente.


“Pedi para que os estagiários mostrassem não apenas o ponto de vista técnico, mas pessoal. Que eles se expressassem como as pessoas que estão conectadas ao museu, além da função de monitoria. O resultado foi sensível, criativo e verdadeiro”, afirma Clovis.
Os vídeos apresentam diferentes interpretações sobre a função do Misam na comunidade, sua relevância para a memória coletiva e como ele pode se transformar e se conectar ao público. Entre os autores estão as estudantes Ana Clara, Anna Clara, Jamile Williane e Mariane Yasmim.
A programação da Semana Nacional de Museus é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), realizada em todo o país, e tem como objetivo aproximar a população dos espaços museológicos por meio de ações educativas, culturais, e de preservação ao patrimônio.