Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Uso do gás natural em térmicas do Amazonas melhora qualidade do ar

16/07/2019
Compartilhar

Nove anos após o início das operações comerciais da Companhia de Gás do Amazonas (Cigás), o gás natural canalizado chegou a 13 usinas termoelétricas em seis municípios do estado. O efeito da mudança da matriz energética está, literalmente, no ar: uma redução mensal de queima de 70 milhões de litros de diesel e óleo combustível antes utilizado no abastecimento dessas usinas, segundo a Eletrobras Amazonas Geração e Transmissão de Energia.

No caminho do gasoduto Coari-Manaus, cinco cidades são atendidas para abastecimento de usinas termoelétricas. Coari, Anori, Anamã, Codajás e Caapiranga utilizam gás natural para geração de energia. Em Manaus, até 65% da energia é gerada através do mesmo consumo. “Isso representou uma redução significativa no trânsito de carretas e balsas de transporte de combustível, que eram utilizadas para fazer as entregas nas usinas instaladas nas margens dos rios”, explicou o gestor de contrato da Amazonas GT, Bruno Tupinambá.

Segundo pesquisa científica publicada em 2017 na revista científica “Atmospheric Chemistry and Physics”, dos pesquisadores da campanha científica Green Ocean Amazon, a adesão ao gás natural em Manaus significou uma redução 73% na poluição provocada pela queima de combustíveis líquidos. A troca resultou também na diminuição em 55% na emissão de gases de efeito estufa (metano e dióxido de carbono).

O pesquisador Adan Medeiros, um dos responsáveis pelo levantamento, afirma que a utilização do gás natural é crucial do ponto de vista ambiental para a Amazônia. “Altas concentrações de ozônio a nível estratosférico pode acarretar diversos problemas, tanto para florestas, com a morte de plantas, por exemplo, como problemas respiratórios para população”, observou. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), sete milhões de pessoas morrem por ano por causas diretamente relacionadas à poluição do ar.

Novo conceito de fornecimento – Além da redução de emissão de dióxido de carbono, a troca do óleo pelo gás natural representou um novo conceito de fornecimento, agora canalizado, com menos agressões ao meio ambiente. “Reduzimos para zero a possibilidade de derramamento de combustível nos rios e nos solos da área de tancagem, quando se tinha recebimento de combustível (via fluvial ou terrestre)”, completou Tupinambá.

Consumo – No segmento termoelétrico, até março deste ano, o Amazonas só consumiu menos gás natural que o estado do Rio de Janeiro, principal produtor do combustível no Brasil. Em maio, foram 4.194.008 metros cúbicos por dia utilizados para este fim, de um total de 4.310.032 m³/dia distribuídos para todos os segmentos no estado. Um volume crescente, dado a ligação recente de novas usinas, como a de Coari e Mauá 3, em Manaus.

Vetor de desenvolvimento – Para o diretor-presidente da Cigás, René Levy Aguiar, o considerável volume distribuído do gás reflete a importância do combustível como vetor de desenvolvimento do Amazonas. “O fornecimento para as termelétricas consolidou o gás natural como nova matriz energética do estado. Tanto nos municípios no trajeto do gasoduto quanto em Manaus, a rede de gás oferece essa oportunidade de desenvolvimento”, destacou.

Termos encontrados Abastecimento, Amazonas, Anamã, Anori, Caapiranga, Coari, Codajás, Energia, Estado do Amazonas, Estado do Rio de Janeiro, Governo do Estado do Amazonas, Manaus, Região Norte do Brasil, Região Sudeste, Saúde, Transporte
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Sistema Sepror capacita 500 estudantes com cursos profissionalizantes na 9ª feira de Agronegócios da Nilton Lins

08/08/2025
Governo do Amazonas

Paic: FCecon lança e-book, premia trabalhos e recebe novos bolsistas

08/08/2025
Governo do Amazonas

Teatro Gebes Medeiros recebe releitura de ‘Medéia em versão cômica, ousada e provocadora

08/08/2025
Governo do Amazonas

PC-AM lança site da Delegacia Virtual da Mulher para acelerar o acesso de mulheres em situação de violência à medidas protetivas

08/08/2025
Governo do Amazonas

Cruzamento da avenida Autaz Mirim e rua Itajubá será interditado temporariamente, neste sábado, para obras do Gasoduto Norte-Leste

08/08/2025
Governo do Amazonas

Ipaam multa empresa em R$ 251 mil por depósito irregular de resíduos no Distrito Industrial

08/08/2025
Governo do Amazonas

Sepror conclui qualificação de Boas Práticas na Produção de Melancia e de Biofertilizantes em Rio Preto da Eva

08/08/2025
Governo do Amazonas

ADS e Secretaria de Educação discutem planejamento do Programa de Regionalização da Merenda Escolar para 2026

08/08/2025
Governo do Amazonas

Sect realiza levantamento técnico para regularização fundiária em quatro municípios do Amazonas

08/08/2025
Governo do Amazonas

Viagem sonora e poética: Nando Montenegro lança EP ‘Rumo’ com paisagens musicais intimistas e espírito amazônico

08/08/2025
Governo do Amazonas

Orquestra nordestina emociona no Amazonas Green Jazz Festival 2025

08/08/2025
Governo do Amazonas

Sefaz reforça necessidade de agendamento para demandas na Central de Atendimento

08/08/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo