Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.

Direitos trabalhistas ligados à reestruturação dos CCAs são debatidos em comissão

21/08/2019
default 38
Compartilhar

default

MARIANE MANSUIDO
DA REDAÇÃO

Em reunião nesta quarta-feira (21/08), a Comissão de Finanças e Orçamento discutiu os direitos trabalhistas dos profissionais que atuam nos CCAs (Centros para Crianças e Adolescentes), em decorrência da gestão ter sido transferida recentemente para a Secretaria Municipal de Assistência Social.

Em julho deste ano, a Prefeitura de São Paulo reajustou os salários de algumas categorias da área da educação, após aprovação do PL (Projeto de Lei) 616/2018, na Câmara Municipal. O projeto concedeu reajuste, retroativo a janeiro de 2019, de 3,23%, a ser pago a partir de 2020.

Na avaliação do vereador Paulo Frange (PTB), integrante da comissão, o reajuste deveria ser estendido também a funcionários da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, por conta de uma decisão recente de reestruturar a administração.

No início de agosto, o prefeito Bruno Covas (PSDB) anunciou a transferência da gestão dos CCAs (Centros para Crianças e Adolescentes) da pasta de Assistência Social para a Educação. Esses espaços atendem crianças e adolescentes, de 6 a 14 anos, em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de fortalecer os vínculos e a convivência familiar e comunitária.

Para Frange, apesar de os contratos com as entidades e as respectivas secretarias serem independentes, há organizações que prestam serviços tanto para a Secretaria Municipal de Educação como para a de Assistência Social. Segundo o vereador, a transferência da gestão dos CCAs poderá abrir um debate sobre direitos trabalhistas dos funcionários.

“Temos uma mesma entidade que pode pagar valores diferentes para pessoas que exercem a mesma função, na mesma organização. Antes, os contratos eram separados, mas como os CCAs estão migrando, é necessário discutir esse repasse para evitar problemas com a Justiça”, explicou Frange. Para ampliar a discussão, o parlamentar solicitou a realização de audiência pública, com a participação de representantes das secretarias.

A vereadora Soninha Francine (CIDADANIA23) apoiou o requerimento. E sugeriu que a Comissão Extraordinária de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Juventude também seja convidada a participar. “É uma oportunidade de fazer uma audiência que não vai falar só de dinheiro, até porque esse é um assunto difícil de isolar, já que a mudança envolve muitos aspectos”, afirmou Soninha.

Francis Lisboa, coordenador do Fórum da Assistência Social, participou da reunião para reforçar a realização da audiência. Segundo Lisboa, além do aspecto orçamentário, é necessário garantir que a transição mantenha a integralidade das funções dos CCAs. “Queremos saber se essas questões da vulnerabilidade, das especificidades do público que usa este serviço, serão levadas em consideração nessa eventual mudança, para garantir o atendimento como é feito hoje”, declarou Lisboa.

A audiência pública está prevista para a próxima terça-feira (27/8), a partir das 9h40.

Projetos de Lei

A Comissão de Finanças também aprovou o PL 700/2017, de autoria do vereador Eliseu Gabriel (PSB), que proíbe a doação de animais por meio de sorteios ou como brindes no município.

Segundo a relatora do projeto na comissão, vereadora Soninha, a proposta é essencial para garantir o respeito e proteção à vida dos animais, com impacto positivo sobre a saúde e as finanças públicas. “Animais não são objetos para serem dados de brindes. Muitas pessoas ganham um bichinho dessa forma, depois não dão conta de cuidar e acabam abandonando em áreas públicas ou aldeias indígenas”, disse a vereadora.

Termos encontrados Câmara Municipal de São Paulo, Educação, Ensino à distância, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Estado de São Paulo, Finanças, Legislação, Região Sudeste, Saúde, Serviços, Universidade Federal, Universidades
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo