Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.

Povo Xukuru-Kariri entrega ao MPF memorial com alegações da comunidade contra marco temporal

03/09/2019
print icon 38
Compartilhar

Indígenas

3 de Setembro de 2019 às 17h50

Povo Xukuru-Kariri entrega ao MPF memorial com alegações da comunidade contra marco temporal

Imprimir

Tese será avaliada em definitivo pelo STF em recurso extraordinário com repercussão geral

Foto mostra indígenas dançando diante de representantes da Câmara de Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais do MPF, no auditório da Procuradoria-Geral da República,em Brasília.

Foto: Antônio Augusto/Secom/PGR

Quarenta e cinco indígenas da etnia Xukuru-Kariri, que vive no estado de Alagoas, estiveram na sede da Procuradoria-Geral da República, em Brasília, para pedir apoio do Ministério Público Federal (MPF) na luta da comunidade pela demarcação do seu território. O grupo foi recebido pela Câmara de Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais do MPF (6CCR) no último dia 30. O encontro também contou com a participação de representante do Conselho Indigenista Missionário (Cimi).

Os indígenas relataram preocupação com o julgamento definitivo da tese do marco temporal pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O tema está em discussão no Recurso Extraordinário (RE) 1.017.365/SC, proposto pela Fundação Nacional do Índio (Funai) e com repercussão geral já reconhecida pela Corte. O caso – que ainda aguarda manifestação da Procuradoria-Geral da República – servirá de parâmetro para futuras decisões do Poder Judiciário. Durante o encontro, o grupo protocolou um Memorial com manifestações e alegações da comunidade indígena sobre o tema.

A 6CCR informou que acompanha o caso de perto e que encaminhará o documento recebido dos indígenas à PGR. Ressaltou ainda que já entregou aos ministros da Suprema Corte cópia da nota técnica produzida pela Câmara em março de 2018, contrária à adoção da tese do marco temporal pela administração federal, como estabeleceu o Parecer Normativo 001/2017 da Advocacia Geral da União.

Insegurança – As lideranças do povo Xukuru-Kariri pediram apoio do MPF para cobrar a execução de decisão do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) que assegurou a demarcação do território da comunidade. O acórdão confirma decisão de primeira instância, em ação civil proposta pelo Ministério Público em 2012. Lideranças da comunidade explicaram que, após a decisão do tribunal, a Funai criou um Grupo Técnico para fazer o estudo da área a ser demarcada. Entretanto, o GT foi criado com vigência de 46 dias úteis, tempo insuficiente para concluir o trabalho. Passado esse prazo, as atividades do grupo foram suspensas, segundo a Funai, por falta de recursos orçamentários.

Os indígenas também afirmaram que vivem um momento de grande insegurança, com diversos atos de violência e ameaças por parte de posseiros e fazendeiros. Relataram ainda que políticos do município de Palmeiras (AL) usam a mídia local para distorcerem informações e incitarem a violência contra os indígenas, sobretudo por parte dos pequenos posseiros.

O MPF se comprometeu a pedir informações à Funai e ao Incra sobre o atual estágio do processo de demarcação e o reassentamento de não índios, população rural de baixa renda que hoje habita a terra indígena em demarcação. Destacou ainda que a Procuradoria da República em Arapiraca (AL) está atenta e também acompanha com prioridade o desenrolar da demarcação do território, com apoio da 6CCR.

Em agradecimento, os indígenas encerraram o encontro com danças típicas.

Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6406 / 6415
pgr-imprensa@mpf.mp.br
facebook.com/MPFederal
twitter.com/mpf_pgr
instagram.com/mpf_oficial
www.youtube.com/tvmpf

Relacionadas

Termos encontrados Distrito Federal, Estado de Alagoas, Justiça, Ministério Público Federal, Região Centro-Oeste, Região Nordeste, Supremo Tribunal Federal
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo