Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.

Prefeito diz que ministro age por desconhecimento sobre a Zona Franca de Manaus

06/09/2019
48689006171 b193f0b764 o 1
Compartilhar

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, declarou nesta sexta-feira, 6/9, no encerramento do 1º Fórum de Cidades Amazônicas, que respeita o conhecimento econômico do ministro Paulo Guedes e que acredita que ele não tenha agido por má-fé ao declarar que a Zona Franca de Manaus é um modelo “antieconômico e tudo mal feito”.
 
 

 
O ministro da Economia comentou sobre a Zona Franca de Manaus em palestra para empresários e políticos em Fortaleza (CE), na última quinta-feira, 5/9. “Ele [ministro Paulo Guedes] erra em relação à Amazônia, porque simplesmente não conhece a fundo a região na qual eu milito publicamente há 40 anos”, afirmou o prefeito de Manaus. As declarações de Paulo Guedes foram dadas no Dia da Amazônia, momento em que, em Manaus, Virgílio reunia prefeitos e representantes dos municípios que compõem a Amazônia Legal Brasileira, no 1° Fórum de Cidade Amazônicas.
“Sei da formação sólida do ministro e da sua capacidade de interpretar os fatos que geram a vida econômica brasileira. Agora, em relação à Amazônia e à Zona Franca de Manaus, ele se equivoca. Porque ele simplesmente não conhece de perto o que se faz. Ele se louva em teorias superadas, antigas, de tempos que  passaram, que tentavam fazer passar por maquiagem um esforço que era de verdadeira industrialização”, ressaltou o prefeito Arthur Neto, citando como exemplo a empresa Moto Honda, lembrando que a fábrica tem cerca de 90% de agregação de valor nacional e local.
“Repito o meu respeito pelo Guedes, mas o ministro precisa olhar com sensibilidade o que aconteceu no Brasil bem recentemente. O governo brasileiro foi obrigado a retroceder em várias coisas. Foi sábio, por parte do presidente Bolsonaro, de ter retrocedido, porque persistir no erro não é o mais justo, o mais correto”, ponderou.
Para Arthur, não se pode imaginar que a Amazônia não desperte interesse do mundo, porque ela é o contraponto ao aquecimento global. “E não dá para governar o Brasil plenamente sem se perceber que a região mais estratégica, mais futurosa, mais valiosa, que pode render mais frutos sociais e econômicos, não só para os amazônidas, mas para todos os brasileiros, é precisamente a Amazônia. E dentro da Amazônia temos o Amazonas, que é o maior Estado de todos. E dentro do Amazonas, aquele instrumento que é criticado pelo ministro, é responsável pela manutenção dos 96% da floresta original em pé, que é o Polo Industrial da Zona Franca de Manaus”, defendeu.
O prefeito de Manaus disse, ainda, que aceita discutir novas matrizes econômicas para a região, mas que seja por parte das iniciativas dos amazônidas. “Nós conhecemos o que nós precisamos, que é o reforço aos nossos centros de pesquisa, a compreensão de que nossa floresta está em pé aqui e não no Sul do Pará. Por quê tanta devastação no Pará?  Opção errada, opção equivocada, condenada pelo mundo que foi feita à revelia dos bons paraenses. Nós mantivemos a floresta em pé e isso é um grande serviço à humanidade e não dá para negar, para desligar o Polo Industrial de Manaus dessa conquista”, afirmou.
E reafirmando o respeito intelectual e pessoal ao ministro da Economia Paulo Guedes, Arthur Neto disse que “é preciso cair a ficha do Brasil. O Brasil tem que entender que a indústria automobilística é altamente incentivada e altamente poluente desde o presidente Juscelino Kubitschek. O Polo de Manaus é incentivado e não é poluente, pelo contrário, ele impede a poluição, ele não tem chaminés, ele impede o desmatamento. Sem ele, haveria um avanço sobre a floresta”, alertou.
 
Fotos – Alex Pazuello / Semcom
Disponíveis em – https://flic.kr/p/2hbs9bJ
 
The post Prefeito diz que ministro age por desconhecimento sobre a Zona Franca de Manaus appeared first on Prefeitura Municipal de Manaus.

Termos encontrados Administração, Amazonas, Economia, Estado do Amazonas, Estado do Ceará, Estado do Pará, Manaus, Paulo Guedes, Prefeito Arthur Neto, Prefeitura de Municipal de Manaus, Prefeitura Municipal de Manaus, Região Nordeste, Região Norte do Brasil
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo