Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.

Idam lança projetos prioritários em Manacapuru e incentiva produção rural

13/09/2019
Compartilhar

Em todo o estado, são 21 cadeias produtivas que receberão apoio prioritário da atual gestão

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) realizou, na quinta-feira (12/09), o lançamento de nove Projetos Prioritários direcionados a agricultura, setor florestal, agroecologia, pesca e piscicultura para o município de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus). Esses projetos visam incentivar o aumento da produção e produtividade por meio de assistência técnica qualificada, adoção de tecnologias e acesso ao crédito rural. O evento aconteceu na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), em Manacapuru.

Os projetos foram definidos conforme atividades que são destaque na região, como a pesca e piscicultura, avicultura, madeira manejada, agroecologia e cultivos de mandioca, banana e fibras. Já a produção de citrus foi a cadeia produtiva selecionada para o Distrito de Vila Rica de Caviana. A localidade possui mais de 120 produtores de citrus.

O secretário de Produção Rural, Petrucio Magalhães, destacou a importância do trabalho integrado e do acesso a tecnologias. “Manacapuru é um grande polo de produção da agricultura familiar e precisa ter escoamento e acesso às compras governamentais. Mas temos que ir além, precisamos investir em agroindústria, buscar outros mercados, integrar a pesquisa, o ensino, a extensão e o produtor. Temos que estar juntos e unir forças para transformação do setor agropecuário”, destacou o secretário.

De acordo com a diretora-presidente do Idam, Eda Oliva, a ideia é mostrar como será desenvolvido o serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) em parceria com o Sistema Sepror para os beneficiários dos projetos.

“Estamos executando a primeira meta de cada projeto prioritário, que é exatamente essa divulgação direta com os agricultores, produtores e associações. Os beneficiários precisam saber quais os projetos, como irão funcionar, qual o técnico responsável no município e qual o período de duração”, explicou Eda.

O lançamento dos projetos ocorrerá também em outros municípios como Iranduba e Itacoatiara ainda esse mês. A meta é atender mais de 30 mil agricultores familiares e produtores rurais até 2022 em todo o estado com assistência técnica qualificada e continuada.

Participaram também do lançamento em Manacapuru, o diretor técnico do Idam, José Milton Barbosa; o gerente do Idam em Manacapuru, Romualdo Figueiredo; equipe técnica do Idam dos municípios de Iranduba, Anamã, Novo Airão, Careiro, Nova Olinda do Norte, Beruri e coordenadores dos projetos; o diretor-presidente da Adaf, Alexandre Henrique; secretário de produção do município, Nailson Ferreira; a representante da Câmara Municipal, vereadora Isabel Marinho; a coordenadora do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Alciane Paiva; o gerente do Banco da Amazônia em Manacapuru, Luiz Alberto; e lideranças de agricultores.

Projetos – Durante o evento, três cadeias produtivas (banana, madeira manejada, e pesca e piscicultura) foram explanadas pelos coordenadores dos projetos, o engenheiro agrônomo Geraldo Conceição, a engenheira florestal Cristina Zulma e o engenheiro de pesca Alfeu Ferraz. Para a madeira manejada, por exemplo, a meta é aumentar a produção de madeira legalizada no estado, que hoje registra 7.805 m³ para 26.537 m³ até 2022.

“A madeira manejada é uma prioridade para que possamos fazer plano de manejo para abastecer o polo de Manacapuru e Manaus. Queremos trabalhar na legalidade, e a nossa perspectiva é que com esses projetos prioritários seja possível trazer melhorias para o setor”, disse a presidente da Associação do Polo Madeireiro e Moveleiro de Manacapuru (Apomam), Olinda Rodrigues.

Visita Técnica – Na ocasião, uma comitiva do Idam visitou a fábrica de laticínio do produtor Baltazar Rosa, 64 anos, localizada no Km 85 da rodovia AM-070, em Manacapuru.

O produtor, que trabalha com a pecuária de leite há mais de 20 anos, é assistido pelo Idam e já conseguiu, por meio de financiamento da Agência de Fomento do Amazonas (Afeam), implantar a estrutura para beneficiamento de leite.

No local, os principais derivados do leite fabricados são queijos brancos, iogurte e manteiga a partir de matéria-prima inspecionada e pasteurizada.

Outros municípios – Em Lábrea, a divulgação dos Projetos Prioritários reuniu mais de 200 pessoas, entre agricultores, extrativistas e pescadores na quinta-feira (12/09), no auditório da Prefeitura. Para o município serão trabalhadas sete cadeias produtivas (mandioca, pesca artesanal e manejada, açaí, óleos vegetais, borracha, castanha-do-brasil, feijão e milho).

Participaram do evento o gerente do Idam em Lábrea, Carlos Pantoja; equipe técnica do Idam local; o presidente da Câmara dos Vereadores, Regifran Amâncio; o vice-prefeito Mabi Canizo; e representantes de secretarias locais, associações e colônia de pescadores.

Termos encontrados agricultura, Amazonas, Anamã, Beruri, Careiro, Estado do Amazonas, Governo do Estado do Amazonas, Iranduba, Itacoatiara, Lábrea, Manacapuru, Manaus, Nova Olinda do Norte, Novo Airão, Pecuária, Região Norte do Brasil
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo